TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento na Condução de Times

Por:   •  18/2/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.646 Palavras (23 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 23

Texto da disciplina:

Planejamento na Condução de Times

Bruno Soares Machado

adm.bmachado@gmail.com

INTRODUÇÃO

        É um verdadeiro desafio encontrar alguma área organizacional que ignore a relevância do planejamento, enquanto estratégia (planejamento estratégico), com suas respectivas etapas: elaboração, implantação e avaliação. Mesmo que de forma intuitiva, o ato de planejar (a primeira das funções do gestor) é percebido como fundamental em qualquer situação que se pretenda alcançar um objetivo estabelecido.

        Com o advento da Teoria das Relações Humanas (década de 1930), quando a ciência administrativa passou a priorizar as pessoas e seus relacionamentos sociais, em detrimento de aspectos técnicos e formais das organizações, o planejamento não perdeu a sua importância, muito pelo contrário. Na condução de times, não é diferente, o planejamento faz toda diferença.

TIMES

O conceito de time pode ser visto como uma evolução de equipe. A novidade que se apresenta pode ser resumida em acesso à informação. Em um time, os indivíduos possuem informação, fato que os permite enxergar o todo (visão global e sistêmica) e isso os motiva a contribuir de forma interdependente. Esta transformação exige um novo tipo de liderança: que poderíamos simplificar como uma combinação de formador de opinião, observador neutro e treinador.

CONDUÇÃO

Quando alguém se propõe a conduzir um time, espera-se que essa pessoa procure guiar, dirigir, orientar e aconselhar os indivíduos que integram este time, em direção a um objetivo previamente estabelecido. Ou seja, conduzir exige presença, dedicação e exemplo. Características que normalmente fazem com que os indivíduos reconheçam esta pessoa como um líder.

“O gerenciamento é uma visão dos métodos: Qual a melhor maneira de conseguir determinadas coisas? A liderança lida com objetivos: quais são as coisas que desejo conseguir? Nas palavras de Peter Drucker e Warren Bennis: ‘Gerenciar é fazer as coisas do jeito certo; liderar é fazer as coisas certas’” (Covey, 2006: 123).

PLANEJAMENTO DO LÍDER

Em qualquer que seja a relação de trabalho (que envolva mais de uma pessoa e que almeje atingir metas e objetivos comuns), sentiremos a necessidade de um(a) líder. Evidente que esta necessidade será maior na medida em que envolva mais pessoas e que estas pessoas apresentem maior heterogeneidade (social / intelectual / cultural). Sabemos que, na maior parte das empresas, temos o(a) líder de nome e o(a) líder de fato, ou líder formal e líder informal. Se você é, ou deseja se tornar, um(a) líder de nome/formal, não deve temer as lideranças de fato/informais. Muito pelo contrário, um time campeão costuma ser o resultado da soma de um grupo de líderes. Porém, liderar um time de líderes requer planejamento estratégico e muito talento para se comunicar. O líder deve ser um profissional inspirador e motivador, que desenvolve e capacita seus liderados.

"Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é" Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido (1979 a 1990).

        O planejamento de um(a) líder para o time sempre deve começar reunindo e organizando os dados e gerando informações, que devem ser organizadas e disponibilizadas para que o time renda seu máximo na execução do projeto. Somente desta forma será possível que o time reconheça a liderança, e o(a) siga. Dentre as informações mais relevantes para este planejamento, pode-se destacar:

  1. Integrantes da equipe (seus pontos fortes e fracos);
  2. O que deve ser feito (reconhecendo os fatores críticos para o sucesso);
  3. Prazo em que o projeto deve ser concluído;
  4. Etapas do projeto (com seus respectivos prazos e responsáveis).

        Existem diversos softwares que podem auxiliar neste trabalho. No entanto, para projetos de baixa complexidade, uma planilha e uma boa dose de organização costumam ser suficientes. Evidente que as características do time e do projeto devem ser considerados no planejamento do(a) líder e na forma como esta liderança deverá conduzir os processos. Da mesma forma, é inegável que as características do(a) líder irão influenciar sua conduta (estilo de liderança). De toda forma, não é aconselhável desconsiderar o planejamento da comunicação com o time.

“… líderes possuem a visão requerida para enxergar a realidade de modo diferente dos demais. Eles reúnem e organizam os dados disponíveis, conseguindo imaginar fenômenos novos e não percebidos. Uma característica essencial de todos os líderes eficazes é a capacidade de visualizar onde estão tentando chegar e articular com clareza esta visão para potenciais seguidores, a fim de que estes identifiquem seu papel pessoal na realização desta visão". (GRUBER, 2001: 26).

COMUNICAÇÃO

        Sendo possível, é muito importante que todo o time tenha acesso à informação organizada pelo(a) líder, o mais rápido possível, e que esta comunicação seja um "mapa claro" de tudo o que deve ser feito para que o time tenha sucesso no projeto. É muito importante que esta informação seja dialogada com o time, além de possibilitar que cada integrante tenha acesso fácil e rápido ao seu conteúdo, a qualquer momento.

        O ideal é que uma parte deste trabalho (variando de acordo com as características do time e do tempo disponível) esteja em branco, para que cada integrante possa contribuir inserindo as informações que lhe competem (quando fazer, de que forma e em que prazo), comprometendo-se desta forma com o restante do time. As informações inseridas pelos indivíduos serão negociadas, em busca de um consenso que assegure os objetivos do time. O desafio da liderança é justamente construir o consenso e o comprometimento, que caracteriza um time e aumenta as chances de sucesso.

        O consenso, diferente do que pode parecer num primeiro momento, nasce da capacidade de ouvir e não da capacidade de argumentação. Parece óbvio que não é produtivo argumentar de forma magistral sobre um tema sobre o qual já existe consenso, mas isso não é raro quando estamos diante de uma liderança que não sabe ouvir. Covey (2006: 15) afirma que: "a influência realmente começa quando os outros sentem que você os entende, que você os escutou profunda e sinceramente, e que você está receptivo”. De acordo com o autor: "o princípio da influência é governado pelo entendimento mútuo nascido do empenho de pelo menos uma pessoa, no sentido de ouvir primeiro profundamente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (250.5 Kb)   docx (335.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com