TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Recrutamento

Por:   •  5/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O grupo empresarial Vinhedo, produtor de vinhos, começou sua operação no Brasil no ano de 1990. A Vinícola continua em operação na cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina.

A História da empresa deixou marcas profundas em toda região, pois a tradição de apreciar um bom vinho sempre esteve presente na mesa dos brasileiros.

A empresa Vinhedo tem como principio a ética e a qualidade, desmitificando o pensamento sobre que para um determinado produto ser bom tem que ser caro. A mesma mantém sua filosofia de ética na escolha dos seus produtos.

Atualmente a empresa apresenta no quadro 260 funcionários, dentre todos os cargos. A princípio encontra-se em aberto uma vaga para o cargo de auxiliar de produção. Em anexo segue detalhadamente a descrição do cargo ofertado.

Delegar tarefas é uma forma de ver a empresa crescer. A questão é: como encontrar pessoas confiáveis para a empresa. Contratar funcionários é um procedimento que deve ser realizado com o máximo de cuidado possível. Afinal, seus funcionários serão o corpo de trabalho da empresa. Dessa forma, é desejável encontrar pessoas preparadas que se empenhe bastante em fazer o negócio acelerar.

2 DESENVOLVIMENTO

O processo de recrutamento e seleção será feito por uma empresa de RH, através de um processo seletivo e também será feito por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e técnicos de segurança do trabalho. A técnica a ser utilizada para atrair candidatos para a seleção será a divulgação das oportunidades ofertadas pela empresa contratante, anúncios em jornais, contato com escolas, universidades e organizações, cartazes e anúncios em locais visíveis.

Para novas contratações se faz necessário a compreensão do novo funcionário sobre os direitos e deveres, pois a empresa irá escolher quem irá fazer parte dos projetos da empresa, para que os objetivos traçados sejam alcançados. Uma boa equipe forma-se através de boas contratações.

As principais etapas a serem seguidas para a contratação primeiramente é feita o recrutamento, onde é realizado os procedimentos para convocar, habilitar e empregar um determinado grupo de pessoas para a execução de atividades específicas de cunho empresarial ou social. Após vem a seleção, que consiste no uso de técnicas utilizadas pelo psicólogo para selecionar os indivíduos aptos para o determinado cargo, assim ele busca encontra pessoas capacitadas que tenham as habilidades exigidas para o cargo, nesta seleção as ferramentas mais utilizadas são as entrevistas, os testes situacionais, dinâmicas e psicoagnósticos. Na admissão é feita a solicitação de documentos, visando atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa, propiciando o ingresso desse empregado com sucesso na empresa. É importante criar um roteiro dos deveres a serem cumpridos, dos documentos a serem preenchidos e das obrigações legais a serem realizadas. Vale ressaltar a importância de acompanhar o trabalho que o novo funcionário está desempenhando, neste momento é hora de desenvolver a integração do contratado com o restante da equipe. Deixar o novo funcionário realizar as tarefas da vaga aos poucos até para que ele vá se familiarizando.

O sucesso de uma empresa é devido à soma do sucesso e desempenho individual de seus funcionários.

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO

3.1 EXEMPLO DE QUADRO

Segue abaixo um exemplo de apresentação de um quadro.

DESCRIÇÃO DE CARGOS

CARGO

Auxiliar de produção SETOR

Produção

CARGO DO SUPERIOR IMEDIATO

RESPONSABILIDADES DO CARGO

O profissional será responsável por preparar materiais para alimentação de linhas de produção, organização da área de serviço, abastecimento de linhas de produção e alimentação de máquinas.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

Monitora os processos e equipamentos da linha de produção auxiliando a administração e produção dos processos industriais, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

O QUE FAZ, COMO FAZ e PARA QUE FAZ

Está sob as responsabilidades de um auxiliar de produção, operar máquinas e equipamentos da fábrica, efetuar os registros da produção de acordo com as especificações da linha e dos produtos a ser produzido, verificar as necessidades e prioridades da linha de produção para programação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com