TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Recrutamento e Seleção

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

O Processo de Recrutamento e Seleção

RESUMO

Hoje em dia, aumentou-se a procura por profissionais eficazes e dinâmicos, capazes de aumentar a perspectiva de vida das empresas, e alcançar o sucesso. O processo para fazer com que essas pessoas trabalhem é de extrema importância para a empresa que, quer chegar ao sucesso.

Os objetivos das empresas podem ser alcançados somente com, e através de pessoas, por isso a importância do processo de recrutamento e seleção.

O objetivo da seleção é contratar o melhores dentre os candidatos, um processo necessário para escolher candidatos com o perfil necessário para o cargo.

                       Palavras Chave: Recrutamento, Seleção, Recursos Humanos.

INTRODUÇÃO

O Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado, por isso nunca teve importância tão significativa nos resultados de uma empresa como no mercado atual, uma pratica bem desenhada, integrada e praticada terá um impacto positivo na empresa.

Por isso, se a escolha do profissional é realizada da melhor e mais eficiente forma possível, visando ao beneficio da empresa, já se tem grande chance de obter sucesso, com base nas pessoas que as compõe. È por isso que o processo dê seleção merece atenção especial, já que ele que irá definir por diferentes modos qual o candidato que será contratado.

Todo processo de seleção deve ter planejamento em longo prazo, para que eventuais ocorrências não venham a prejudicar o andamento da empresa.

Os dados relatados no referido artigo foram feitos por uma pesquisa bibliográfica, buscados em livros, internet, abrangendo leitura e interpretação de textos.

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO  E SELEÇÃO

Segundo Chiavenato (1985), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. È um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos a oportunidade de emprego que pretende preencher.

O recrutamento consiste em fornecer a organização um numero de pessoas eficientes e necessárias a empresa, sendo assim para obter profissionais para estes recrutamentos é necessário buscar canais competentes e efetivos, sendo estes os mais diversos, de fontes de captação de indivíduos necessários e adequados as vagas em aberto.

Antes de qualquer processo seletivo faz-se necessário o levantamento do perfil adequado do candidato para a vaga. O cargo engloba o conjunto de atividades a serem desempenhadas pelo empregado na empresa. Cada cargo apresenta atividades e conhecimentos específicos. A partir destas informações a unidade responsável inicia o processo de recrutamento, sendo este interno ou externo.

O recrutamento Interno é a busca do profissional que se encontra na própria empresa, estes podem ser transferidos, promovidos ou ainda transferidos com promoção. Os tipos mais comuns de fontes internas são: as noticias das vagas em aberto chegam aos colaboradores a partir de cartazes, mensagens na intranet, ou também, indicação feita pelos empregados da empresa.

Este tipo de recrutamento é uma boa opção para a empresa pois demanda menor custo e menor tempo na escolha do candidato, além disso valoriza o funcionário, desempenha o potencial já conhecido dos colaboradores, aproveita os investimentos feitos em treinamento de pessoal. Por sua vez há também algumas desvantagens neste tipo de recrutamento, como, desmotivação dos funcionários não aprovados no processo, excesso de competitividade entre os colaboradores, não adaptação do profissional promovido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com