TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Por:   •  7/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Objetivo

“Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização.” (CHIAVENATO, 1983)

A área de recursos humanos nos tempos de hoje, além de exigir conhecimentos técnicos dos candidatos, busca pessoas com habilidades e atitudes muito específicas ás necessidades da empresa que demanda a vaga.

O profissional é obrigado a interagir com o solicitante da vaga para entender a complexidade da mesma, com contrário esse profissional não terá condições de auxiliar corretamente o solicitante da vaga.

O objetivo do recrutamento consiste em atrair candidatos e, para que seja capaz, devera fazer em números suficientes para fornecer o processo de seleção e assim permitir que este funcione.

Trata-se de um “Sistema de Informação” que visa à divulgação de ofertas de oportunidades de emprego ao mercado, mas antes da divulgação e antes do recurso ao mercado de trabalho, ou seja, antes de proceder  ao recrutamento, é necessário efetuar uma análise das “ Necessidades Presentes e Futuras de Recursos Humanos na Organização “ ( Chiavenato ).

O Objetivo maior da seleção é admitir os melhores dentre os candidatos, uma maneira pelo qual se faz a escolha dos candidatos que possuam o perfil essencial para ocupar o cargo. Quando feita adequadamente garante a entrada de pessoas de alta capacidade e competência na organização, que é o objetivo de qualquer empresa, pois o lado humano da empresa deve exigir coerência em termos de políticas e desempenho de recrutamento e seleção.

Importância

“Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”. (CHIAVENATO, 1983)

Atualmente R&S é apontado pelos empresários e executivos das empresas como um caso estratégico vital, onde as universidades e entidades estão voltada em seus programas crescimento e habilidade profissional ou acadêmico, a conceder forte ênfase as competências.

Seleção por competências nada mais é, em nossos quadros de colaboradores, pessoas aptas de executar determinada atividade com eficiência, em qualquer situação.

Essa maneira de recurso aparece inesperadamente, que os colaboradores se transformem em bons profissionais, com um bom desempenho e conhecimento no que faz,  para que no futuro passem a ser excelentes executivos.

Nesse caso, fica mais claro,  quando liderança da empresa  conduz a vontade dos colaboradores de ter um conhecimento maior, de ter vontade de vencer, a ter dignidade a princípios éticos e basicamente coragem para enfrentar problemas e desafios.

Custos e Benefícios

Quaisquer que sejam os objetivos ou desafios de uma empresa, o caminho do sucesso começa pela contratação: pessoas certas nos lugares certos. (Taylor)

Muitas organizações ainda não dão a devida importância a uma boa contratação e acabam optando por modos que, muitas vezes acabam comprometendo o bom andamento da empresa. Um erro de contratação pode acarretar em muitos gastos para a organização, desde gastos diretos decorrentes de uma dispensa prematura, como também um simples comportamento não aprovado pelos demais que poderia desestruturar o clima organizacional da empresa. Além disso, existem os valores e tempo que seriam gastos com uma nova seleção e recrutamento de um profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com