TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento e Seleção de Pessoas

Por:   •  12/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.997 Palavras (24 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE SÃO BRAZ

KEILA MACHADO MADUREIRA

PITANGA

2016

INSERIR RESUMO

Um resumo deve passar informações suficientes sobre todo o conteúdo do texto, possibilitando ao leitor a decisão de lê-lo em sua totalidade. É solicitado que o resumo contenha objetivo, método, resultados e as conclusões do trabalho. O resumo deve ser escrito em parágrafo único, numa sequência corrente de frases lógicas sem nenhuma enumeração de tópicos. Quanto à extensão do resumo, deve estar entre 150 (valor mais utilizado) a 300 palavras. Favor Refazer com os elementos pedidos e no tamanho correto.

INTRODUÇÃO(NUMERE OS TITULOS E SUBTITULOS)

A introdução deve conter os seguintes elementos: apresentação do tema, objetivos da pesquisa, justificativa, relevância sobre se pesquisar sobre o tema e informação sobre a estrutura do trabalho (metodologia), proporcionando ao leitor uma ideia de como está organizado o texto, deve ser feita entre 3 parágrafos e até 1 página e ½. Favor Refazer com os elementos pedidos e no tamanho correto.

A função de RH (Recursos Humanos) está amplamente ligada aos objetivos e metas da Empresa, dando suporte a todas as áreas, fazendo com que os funcionários estejam sempre motivados e comprometidos. Dentre suas responsabilidades inclui o recrutamento e seleção que é um conjunto de fundamental importância na organização, pois está ligado ao desenvolvimento da empresa, esse conjunto é adotado para buscar o melhor candidato, os quais terão a oportunidade de mostrar suas habilidades e conhecimentos.

O departamento de RH de uma empresa que desenvolve diversas atividades, como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e elaboração de planos de salários, programa de benefícios, planejamento de carreiras, avaliações trabalhistas.

Existem três tipos de recrutamento, o externo que é utilizado para atrair candidatos fora da organização, buscar pessoas novas, com talento, habilidades, diferentes com expectativas boas para a organização, esse recrutamento funciona por meio de comunicação, como jornais, revistas, internet, cartazes, entre outros meios de circulação, esse é conhecido como recrutamento externo. Outro tipo de recrutamento é o interno, que pode ser divulgado através de quadros de aviso ao pessoal, comunicando a vaga dentro da empresa, isso ocorre como um desvio de função ou de promoção de funcionários que estão na organização, é uma forma de aproveitar melhor o potencial humano da organização, e motivar o desenvolvimento profissional dos funcionários. E por fim o recrutamento misto e a uma mistura do recrutamento interno e também do recrutamento externo busca preencher as vagas com pessoas dentro da empresa ou até mesmo fora da empresa.

Seleção é o processo de escolher melhor o candidato para preencher a vaga oferecida, o procedimento para a seleção é escolher uma lista de candidatos, e selecionar a pessoa que mais se enquadra nos critérios estabelecidos pela organização para a obtenção do cargo. A seleção existe por causa da diferença entre pessoas, tanto no plano físico, estatura, peso, força visual, como também no caráter, temperamento, habilidades mentais, tudo isso leva as pessoas a ser diferente e a terem comportamentos diferentes, com essas diferenças à seleção busca encontrar o melhor candidato.

O presente estudo será desenvolvido na empresa CIN (Centro de Integração de Estudantes – estágios CIN) de Pitanga – PR na área de administração de recursos humanos abordando o tema, Recrutamento e Seleção de Pessoal. A empresa CIN tem como objetivo recrutar pessoas com qualificação, e capacitação.

JUSTIFICATIVA

Recrutamento e seleção de pessoal é um papel de fundamental importância para uma empresa, porque é através dele que as empresas poderão estar divulgando as suas ofertas de oportunidades de emprego. Sabe-se que a sobrevivência de uma empresa depende muito das pessoas que ali estão exercendo as suas funções e atividades.

As empresas estão investindo em recrutamento para atrair candidatos com qualificação, pois hoje o mercado de trabalho esta mais competitivo e as empresas buscam um diferencial, que pode ser encontrado nos funcionários. Por isso a importância de realizar o processo de recrutamento e seleção de pessoal, para encontrar pessoas altamente talentosas, e que se encaixem no perfil procurado.

Segundo Deems (2002, p. 64), Quando você recrutar, contratar e mantiver os melhores, você será capaz de antecipar as alterações do mercado e terá uma força de trabalho envolvida em continuas iniciativas de mudanças e aperfeiçoamento.

Observa-se nas empresas uma ausência de funcionários motivados para desempenhar suas tarefas, talvez possa ser um resultado de um processo de recrutamento e seleção que foi mal elaborado. Por isso é importante realizar um processo de recrutamento e seleção. Com metas e critérios estabelecidos pelas próprias empresas, que estará disponibilizando a vaga.

Por fim esse estudo pode auxiliar estudantes na elaboração de trabalhos sobre esse tema e, também, pode auxiliar empresas a conhecer o processo de recrutamento e seleção de pessoal, e estar contratando pessoas qualificadas e adequadas a seus cargos.

 PROBLEMA DE PESQUISA

O presente trabalho tem como problema de pesquisa a seguinte questão:

Os meios utilizados no Recrutamento e Seleção de Pessoas pela empresa Cin são adequados?

 OBJETIVOS

 Objetivo geral

Analisar o processo de recrutamento e seleção de pessoal na empresa CIN de Pitanga – PR.

 Objetivos Específicos

  • Analisar a satisfação das empresas que utilizam o serviço oferecido pelo Cin
  • Analisar formas de anúncios de vagas utilizados pelo Cin
  • Analisar os critérios utilizados pelo Cin no ato da seleção

 HIPOTESE

Observou-se por meio de coletas previas de informações junto ao gerente do Cin que a empresa pode estar cometendo alguns erros no processo Seleção de candidatos por meio de entrevista. Notou-se a necessidade de melhorias na comunicação entre as empresas e o CIN para definir as características das vagas a serem preenchidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (317.6 Kb)   docx (92.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com