TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O diagnostico empresarial é uma analise de uma empresa

Por:   •  23/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

Administração de Empresas

Daniela da Conceição

Trabalho de Conclusão de Curso 1

 

Montenegro

2016

Daniela da Conceição

Trabalho de Conclusão de Curso 1

Trabalho de Conclusão apresentado ao

Curso de Administração de Empresas  

da Universidade de Santa Cruz do Sul

para a obtenção do titulo de bacharel

em Administração de Empresas

Orientador: Prof. Mariana Heinze

Montenegro

2016

Introdução

O diagnostico empresarial é uma analise de uma empresa, é uma forma de obter informações detalhadas sobre a gestão, para determinar os setores que necessitam de mais atenção. Empresas pequenas e com poucos funcionários, geralmente não realizam esses diagnósticos por entender que o pequeno porte proporciona aos donos um maior controle dos processos. A falta desse diagnóstico pode contribuir para o elevado número de empresas que fecham suas portas após 2 ou 3 anos no mercado.

Essa ferramenta é bastante utilizada para o desenvolvimento de analises de informações muito importantes dentro da empresa como em que segmento esta inserida, a concorrência de mercado, determinando a saúde da empresa. De posse dessas informações, a empresa pode então decidir, com base no seu planejamento estratégico, quais setores estão se inserindo melhor no mercado e injetar mais recursos neles, bem como identificar quais setores estão consumindo mais sem proporcionar retorno à empresa.

O ramo da educação vem crescendo cada dia mais, pois para se inserir no mercado de trabalho se exige muito que haja um ensino de qualidade. Há tempos que a educação tem se tornando um determinante no que diz respeito à empregabilidade. Qualidade, respeitabilidade e conceituação da instituição de ensino podem contribuir indiretamente na obtenção de um emprego.

Desta forma, é importante analisar os processos e estruturas de uma instituição de ensino, já que a mesma têm forte influência na vida dos estudantes, seja somente no âmbito acadêmico, seja no âmbito profissional e de desenvolvimento pessoal. Para a instituição é importante também identificar quais potencialidades ou ameaças não estão sendo aproveitadas ou combatidas no seu setor de atuação.

Apresenta-se, portanto, a problematização deste trabalho que consiste em analisar cada setor desta empresa e identificar possíveis pontos a serem melhorados.  

Objetivo Geral

Realizar um diagnostico empresarial na empresa Universidade de Santa cruz do Sul

Objetivo Especifico

Analisar os ambientes internos e externos da empresa;

Analisar os processos e estruturas da empresa

Propor melhorias quando necessário.

Metodologia

Para a estruturação deste trabalho de pesquisa, definiu-se como sendo um estudo de caso, de caráter descritivo-exploratório.

O estudo de caso é uma das metodologias mais utilizadas no que diz respeito à pesquisa nas ciências sociais. Segundo Araújo et al. (2008, pág XX) “o estudo de caso trata-se de uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores”. (YIN, 1994, apud ARAÚJO et al. 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com