TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  2/10/2020  •  Resenha  •  2.677 Palavras (11 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 11

UNIFACOL-CENTRO UNIVERSITARIO FACOL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FÁBIO GOMES DO NASCIMENTO BARROS

OS FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

VITORIA DE SANTO ANTÃO

2020

Fábio Gomes do Nascimento Barros

Comportamento do consumidor

Os Fatores que influenciam o comportamento do consumitor

Trabalho realizado para verificação de aprendizagem -1ª Unidade-2020.1

 Disciplina: Comportamento do Consumidor

Professor:Anderson Diego

Vitoria de Santo Antão

2020

Introdução 

Hoje é de extrema relevância conhecer, estudar e monitorar constantemente o comportamento dos consumidores, pois, com essa preocupação, profissionais de marketing e gerentes de negócios podem detectar oportunidades e ameaças aos seus negócios com a possível insatisfação ou recusa de seus clientes.

Na análise detalhada dos comportamentos individuais do consumidor, você pode direcionar as melhores estratégias para lançar um produto, adicionar serviços, inovar, defender, obter mercados ou a melhor forma de ataque na divulgação de um produto ou serviço, para que, com ele, não importa o relacionamento que dê sentido ao trabalho dos profissionais de marketing, apresentando o intercâmbio entre empresa e clientes para atender às necessidades de ambos.

Para sobreviver, precisamos inovar e, para inovar, você precisa conhecer o consumidor. Portanto, as empresas devem obter sua competitividade a partir do estudo do comportamento do consumidor para continuar existindo.

Este artigo apresenta, além dos fatores que influenciam e interferem no comportamento dos consumidores, as variáveis ​​de cada fator, para tornar visível a probabilidade de usá-los para motivar, encantar e reter clientes, a fim de aumentar a lucratividade na empresa. orçamento e o nível de satisfação dos consumidores.

2. OS FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

A área de comportamento do consumidor surgiu nos anos 1960. O objetivo era desenvolver estratégias de marketing que obtenham resultados positivos. Era necessário que as empresas entendessem as atitudes e comportamentos de compra do consumidor.

Hoje em dia, mais do que nunca, estudar o comportamento do consumidor é quando as empresas percebem oportunidades para satisfazer as demandas de seus clientes. Quem é, no entanto, esse consumidor? Por que ele se comporta de uma certa maneira em certas ocasiões e de maneira diferente em outras? Por que ele permanece um mistério para muitos empreendedores e estrategistas de marketing (KARSAKLIAN, 2008). Pesquisa e análise do comportamento do consumidor são entendidas como o "estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou oferecem produtos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos" (Solomon, 2002, p. 24).

Assim, você pode expandir sua compreensão do assunto, pois alguns dos principais teóricos do marketing definem o tema.

Para Mowen e Minor (2003), o comportamento do consumidor é o estudo de unidades de compra e processos de negociação envolvidos na aquisição, uso e descarte de bens, serviços, experiências e idéias.

Segundo Engel, Blackwell e Miniard (2000), o comportamento do consumidor inclui atividades que as pessoas realizam quando obtêm e consomem produtos e serviços. O estudo é para entender o processo de escolha entre as várias marcas existentes.

Segundo Kotler (2000), é estudar como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos para atender às suas necessidades e desejos.

Karsaklian (2004), observa que o consumidor é dotado de personalidade e, por esse motivo, cada pessoa identifica e entende o mundo de várias maneiras (percepção), reagindo automaticamente ao contexto por meio dos sentidos.

Em resumo, de acordo com a afirmação de rock e Christensen (1999), o profissional de marketing deve se apoiar nas ciências do comportamento para entender os consumidores e seu comportamento.

O marketing, para Kotler (2000), busca basicamente atender às necessidades e desejos dos consumidores. No entanto, o autor destaca que fazer apenas isso não é suficiente para uma empresa sobreviver em um mercado competitivo. O desafio é entender os clientes e seus comportamentos de consumo, a saber: saber como é o processo de compra, desenvolver estratégias que influenciem a tomada de decisão, através da criação de diferenciais (Goldstein; Almeida, 2000).

Nesse contexto, Kotler e Armstrong (1993), destacam os principais fatores que influenciam a tomada de decisão do consumidor: as motivações, a personalidade e as percepções:

Motivação - a pessoa precisa de mais motivos para obter sua satisfação, que podem ser as necessidades fisiológicas que atendem, como Fome, resfriado, sede e sono, ou psicológica, em reconhecimento, autoestima etc.

Personalidade - existem características psicológicas que determinam o comportamento do indivíduo no momento da compra.

Percepções - o cliente interpreta de maneira específica as informações que ajudam a tomar a decisão no momento da compra.

Além desses aspectos, encontramos autores que afirmam que os consumidores são influenciados por várias variáveis ​​no momento da compra:

Churchill Junior e Peter (2003), as variáveis ​​são: social, cultural, situacional, marketing pessoal, entre outras.

Para Engel, Blackwell e Miniard (2000), essas variáveis ​​seriam divididas entre influências ambientais, diferenças individuais e fatores pessoais.

Para Schiffman e Kanuk (2000), as influências podem ser direitos psicológicos, pessoais, sociais e culturais.

Ao estudarmos os estímulos atuais no ambiente, é necessário considerar as influências. Tais evidências devem ser consideradas e, para esse fim, escolhemos os seguintes fatores que exercem influências no comportamento do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com