TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SEIS SIGMA

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Seis Sigma

 Nos últimos anos a competitividade no meio industrial vem demonstrando forte crescimento, a busca por técnicas diferenciadas para obtenção de melhores resultados em todos os processos, torna-se uma das principais discussões entre as empresas, as quais tem grande interesse em solidificar sua presença no mercado.

 O Seis Sigma se trata de um conjunto de práticas, desenvolvida por Bill Smith na Motorola, para maximizar os processos e reduzir os defeitos, conhecido também como estratégia gerencial para promover mudanças nas empresas, buscando melhorias nos processos, produtos e serviços oferecidos ao cliente para que assim obtenha satisfação dos mesmos.

 O Seis Sigma tem como foco os resultados de qualidade financeiro, obtendo estes resultados de qualidade e financeiro de forma planejada e clara.

 O objetivo central por trás do Seis Sigma é de alcançar os resultados através da melhoria acelerada da qualidade com foco na satisfação do cliente e na redução de custos, eliminando desperdícios.

 A aplicação ocorre com apoio de uma série de ferramentas para a identificação, análise e solução de problemas. O programa Seis Sigma reside na forma de aplicação estruturada dessas ferramentas e procedimentos em interação as metas e objetivos da organização como um todo.

 O programa é criterioso na escolha do pessoal que irá se envolver na implementação, treinamento e a formação das equipes para a seleção, condução e avaliação dos resultados adquiridos, são a base de sustentação do programa.

Implementação

 Fase mais importante do programa, entre inúmeros fatores que podem assegurar a eficácia do Seis Sigma destaca-se o comprometimento da gerencia com o programa. Outro fator é o ajuste na cultura organizacional e uma nova atitude dos colaboradores que se devem manter motivados para os desafios, outro fator é a necessidade de existir uma infraestrutura organizacional adequada, um dos requisitos desta infraestrutura é o treinamento dos colaboradores envolvidos. Destaca-se como fator importante na implementação do programa, a seleção e o gerenciamento dos projetos, pois a falta de habilidade na escolha e condução de um projeto geram frustações.

 Tudo isso proporciona ao programa em estudo a compreensão das variáveis dos processos, asseguram a coleta de dados e revelam indicadores de tomada de decisão. A adoção dos métodos de melhorias e utilização de técnicas e ferramentas são meios de assegurar a sustentação do programa.        

Benefícios do Seis Sigma

 Os benefícios são diversos para as empresas que adotam os programa, são eles:

  • Redução de custos;
  • Redução na variação dos processos;
  • Aumento da qualidade e produtividade de produtos e serviços;
  • Mudança cultural de forma benéfica a empresa.
  • Satisfação dos clientes
  • Busca de melhoria continua nos processos

 Para que estes benefícios sejam alcançados é necessário que a empresa saiba planejar e implementar o programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com