TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da administração: O que é administração de empresas

Por:   •  10/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAISO-FVP

CURSO: TGRH

Disciplina: PROCESSOS GERENCIAIS

Prof. MSc. Agostinho Fernandes Machado

Os fundamentos da administração: O que é administração de empresas, As empresas: O administrador; O contexto em que as empresas operam.

RA

NOME

TURMA

9902003471

Almir Pinheiro Mesquita Júnior

2º A

8207957408

Andréia R. Teixeira Monteiro

2º A

8208979944

Gláucio dos Santos

2º A

9902001003

José Antonio Marinho

2º A

9911174318

Jakeline Rodrigues Pimentel

1º A

8403106339

Priscilla de Cirqueira Gomes

2º A

8097873668

Priscila Santos Lira

2º A

8641285440

Suzanny Mirelle Fernandes dos Santos

2º A

VALPARAISO DE GOIÁS-GO

Setembro de 2014

INTRODUÇÃO

       Este trabalho tem por objetivo compreender os fundamentos da administração, analisar os diversos conceitos e definições: empresas, gestor e empresário. Entender o que é   missão, visão e valores de uma empresa dentro de um contexto empresarial. Estudaremos ainda as habilidades necessárias para um gestor de sucesso, bem como levar o grupo a reflexão e análise de tais habilidades e ainda o estudo das empresas em um sistema aberto.

DESENVOLVIMENTO

Segundo BATISTA (2013),  são quatro as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

 1 – “Sensibilidade nas Situações – A habilidade que o gestor desenvolve em perceber as particularidades de cada situação ou individuo, além de suas tendências futuras”.
2 – “
Flexibilidade ou Maleabilidade de Estilo de Liderança – Esta habilidade requer do gestor capacidade para adequar-se ou adaptar-se com as situações com que ele se depara, quando não existem possibilidades, necessidade ou é prudente alterá-las.”
3 –“ 
Gestão Situacional – Esta habilidade requer do gestor, capacidade em administrar a situação na qual ele está inserido, alterando suas condições com a intenção de cumprir seus próprios objetivos e metas de trabalho.”
4 –“ 
Autopercepção – Habilidade que o gestor deve possuir em saber e perceber suas limitações e recursos pessoais, assim como sua maneira de ver, agir, sentir e reagir aos seus estilos de gerenciais.” 

             

Conceitos de Empresa, gestor e empresário.

Empresa: Segundo CHIAVENTO (2014, pg. 38) “ As empresas são um tipo de organização social com finalidade lucrativa. Elas constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e a engenhosidade humana construíram.”
Gestor: Segundo NUNES (2008) “é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais, concebe as estruturas, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos”.
Empresário: – Segundo MARION (2014, pg.26) “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens e serviços. (que substitui a figura do comerciante, aquele que praticava atos do comércio).”

Por que as empresas são consideradas sistemas abertos.

     
Segundo CHIAVENATO (2014, pg. 46) “ As coisas vivas são sistemas abertos com entradas e saídas em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente”. Diante do exposto podemos afirmar que as empresas são consideradas sistemas abertos, pois estão num ambiente turbulento e sujeitas as constantes mudanças cada vez mais acentuadas e tais mudanças são necessárias para a própria sobrevivência e sustentabilidade do negócio.

O que é missão, visão e valores organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com