TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos de desenvolvimento para criação de novos produtos

Por:   •  7/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

Processos de desenvolvimento para criação de novos produtos

Os produtos são sempre o giro de uma empresa, seja ela qual for, “ produtos e serviços” ele precisa ser inovador, precisa atender as necessidades do público que utiliza e precisa ser rentável. É preciso enxergar a necessidade e assim conquistar todas oportunidades que se abriram com esta novo “ produto/ serviço”.

Em especial, falarei aqui, de novo produtos. Como é meu maior conhecimento destro deste assunto.

O Processo para se desenvolver um novo produto e coloca-lo nas prateleiras para que o consumidor final possa utiliza-lo é bem minucioso. Inicia-se  primeiramente pela identificação de uma deficiência no mercado. Uma necessidade que o mercado consumidor tem, e isso é entendido pelas grandes, pequenas e médias empresas. Este material chega até nós “ Criativos “ na área do marketing, com um processo de custos, valores aplicados e lucratividade deste. Neste material é possível enxergar qual valor a  pessoas estará investindo e quais os principais itens a se ter neste primeiro momento. Como: Embalagem, rotulagem, envase, mão de obra, divulgação, praça e distribuição.

A parte principal que irei retratar aqui, como de maior experiência, é a Criação deste rótulo. Talvez uma das partes mais importantes, pois será a cara deste novo produto, precisa de fato conter um nome que seja um chamariz para ser um encontro com a necessidade deste consumidor.

Quando o processo chega até mim, ele já vem com uma pesquise de mercado, uma sugestão de nome de produto e formulação. A tiragem é decidida depois.

Meu processo pesquisar os maiores concorrentes e entender como eles se comunicam, como é a recepção deles no mercado de trabalho oque podemos tirar de bom e levar como embasamento criativo a ser apresentado em uma primeira reunião com diretores para mostrar como podemos desenvolver este novo material  a ser mais atraente. Ou seja basear-se nos acerto e nos erros dos concorrentes para que nosso produto seja ainda mais assertivo com diversas expectativas dos clientes e proprietários da marca.

Depois desta pesquisa feita, é necessário manter como base os concorrentes e iniciar o processo de itens que irá compor este layout, como tipografia, informações, pesagem, tamanho de faca.

Após ter todo este material em mãos, principalmente tamanho da faca de acordo com frasco. É necessário iniciar o processo da parte da frente do layout, sempre buscando aprovações de cada parte. Usamos como palavras chaves e imagens que serão como armas, para o cliente identificar rapidamente que produto é, pra que serve, quais as principais informações que sejam relevantes na hora de decidir em ter o produto do concorrente e o nosso. Quais as falhas e quais os acertos dos clientes entendidos e refletidos neste novo layout.

Depois deste material ter sido aprovado, vamos então para uma da partes mais importantes do rótulo, a qual é tão importante quanto a frente “ a cara do produto “ que é o verso, com as advertências, aplicações, modo de uso, imagens informativas se preciso for, lote e validade. Tão difícil quanto a frente o verso requer ser bem informativo, com fácil leitura, e com ele possamos usar o produto.

Na parte aplicações, é necessário informar que produto é este, em uma breve explicação, e pra que serve, onde pode ser aplicado, é a parte que mostra oque é este produto. Esta parte é das partes que o cliente vai de fato ler, a primeira parte seria o layout da frente, e a segunda parte mais importante, o cliente decide ou não levar o produto por esta parte. Ai precisamos ser diretos e assertivos.  Para que sejamos decisórios pro cliente. Por isso a importância de mostrar oque é o produto, quais suas particularidades, e suas aplicações, ou seja, pra que serve. Onde posso usar, vai me servir?, vai me atender?. Seja breve, pois as pessoas não gostam de ler textos muito grande em um super mercado/ armarinho / ou qualquer que for a praça a ser disponibilizado. Por isso a importância de trabalhar com algumas figuras e palavras chaves que podem compor não somente o layout frontal como nas aplicações.

O Modo de usar também é super importante. Pois com ele é necessário que possamos usar o produto adequadamente, é importante depois de escreve-lo seguir o passo-a-passo que escreveu fazendo oque manda, pra ver se chegará no resultado esperado, assim terá a segurança que o usuário também conseguirá, usar palavras fáceis e bem explicadas é muito importante, pois não sabemos quem poderá usar, e o entendimento precisa ser universal.

Se possível utilizar de imagens explicativas com passo-a-passo  facilita também este.

A parte das advertências também são muito importantes, pois é a parte burocrática de qualquer produto. A qual é exigida, com Precauções e oque fazer se por acaso acontecer algum acidente na hora da utilização do produto. Como devemos nos comportar, alí como um remédio e suas bulas, é a parte a qual fazemos importância a utilização, quem pode usa, oque fazer se acontecer um acidente dá má utilização. Usamos aqui pictogramas e informativos de advertência, precauções data de validade, crq do químico, site de sac, e contatos para se houver necessidade.

Por fim. Geramos código de barras e mandamos o material para o cliente. Ao finalizar todo esta parte de layout e textual do produto, podemos em fim pegar aprovações e mandar para gráfica e desenvolvimento de mockups para ser então montado materiais gráficos de divulgações.

A inserção deste novo produto nas praças é necessário uma pesquisa e muita divulgação. Que dependendo deste material já não cabe mais ao meu setor, principalmente se for uma marca própria a qual o acordo é apenas gerar a etiqueta, desenvolver uma embalagem e envase do produto.

Como foi dito em uma pesquisa de embasamento

Desenvolvimento de novos produtos (DNP) dá-se do processo de criação e desenvolvimento através da compreensão de oportunidade para venda de determinado produto.

Um Pioneiro da pesquisa DNP, é Robert G. Cooper, que têm realizado um trabalho significativo na área do DNP há mais de duas décadas.

É notório saber que o desenvolvimento de novos produtos é quesito fundamental para a competitividade das organizações, tendo como base a junção de diversos campos de uma empresa, tais como o design estratégico que é envolvido do começo ao fim no desenvolvimento de determinado produto. Este é um dos meios, senão o, mais eficazes de uma empresa manter sua participação ativa no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com