TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCP - Planejamento e Controle da Produção

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

As organizações tem vivido momentos de grandes desafios para se manterem vivas e gerando lucros. O cenário é de grande competitividade, desta forma, é necessário que as empresas busquem cada vez mais se diferenciar, e pensar sempre na satisfação de seus clientes.

No atual contexto, as empresas devem buscar alcançar a melhoria contínua em seus processos, proporcionar à satisfação e atender as necessidades de seus clientes. Com um custo de produção menor, um maior controle do estoque, um processo mais sustentável, e com mais agilidade e qualidade (NANCI et al, 2008).

De acordo com Carvalho e Simão et al (2008), as organizações possuem fatores que influencia seu posicionamento estratégico, que está diretamente ligado a sua condição de competir. Percebe-se que PCP possui três funções: o Planejamento, a Programação e o Controle. Estes influenciam diretamente em nas organizações que adotam a ferramenta, contribuindo e aumentando e poder de competir da empresa.

Segundo Tubino (2007), as atividades do PCP são executadas em três níveis hierárquicos do planejamento e controle de um sistema. No nível estratégico é estabelecido o plano de produção que fará a estimativa de vendas de longo prazo e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos. Este plano geralmente é pouco detalhado e estabelece um plano para um longo prazo. Em médio prazo, o plano-mestre de produção buscará estratégias para operar, de forma mais eficiente o seu plano de produção. Este é um plano que analisará diferentes formas de guiar o sistema produtivo disponível. A programação da produção em curto prazo se encarregará de estabelecer de quanto e quando comprar, fabricar ou montar os itens necessários aos produtos finais.

LUSTOSA, Leonardo et al. Planejamento e controle da Produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. P. 6-8.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007. 190 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com