TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCP Planejamento e Controle de Produção

Por:   •  2/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE 4

ADMINISTRAÇÃO

5ª e 6ª SÉRIE A

Bruna Beatriz Nicoleti Pires - RA 6890520950

Jovana Cagnin Ramos - RA 7474686827

PCP – Planejamento e Controle de Produção

Professor José Eduardo Miguel

CAMPINAS

2015

Índice

Página 2 .................................................Etapa 1 – PCP / Controle de qualidade / Just in time

Página 3 ............................................................................................Etapa 1 – Estoque / MRP

Página 4........................................................................................................................ Etapa 2

Página 5/6 .................................................................................................................... Etapa 3

Página 7 ........................................................................................................................Etapa 4

Página 8.....................................................................................................................Conclusão

Página 9 ...................................................................................................................Bibliográfia

PCP

É o planejamento e controle dos recursos de processo de produção. Estabelece planos de ação e é extremamente importante para que se alcance os objetivos definidos.

O PCP é uma ferramenta que auxilia na medição do tempo, capacidade do equipamento, desempenho dos colaboradores, saída e entrada de materiais.

Uma empresa ou organização é feita de processos e o acompanhamento e realização destes processos é o que faz a organização ter um bom desempenho e uma alta produtividade.

Na área de produção o PCP é utilizado desde a entrada da matéria prima até a saída de materiais, pois é necessário ter um controle e um planejamento para estes processos.

Como dissemos, dentro das organizações existem vários processos, assim utilizamos o PCP para algumas deles como:

Controle de Qualidade

No mercado atual, qualidade é um item indispensável para qualquer tipo de produto, por isso empresas que empregam o PCP dentro desta área com certeza ganham muito no quesito competitividade. Porem qualidade não é o mais importante, não adianta ter somente qualidade e não ter um preço competitivo, por isso o PCP auxilia no controle de gastos, custos e produção.

Just in time

Desperdício hoje não é mais aceitável, principalmente mediante as situações globais em que vivemos, este processo visa a produção de acordo com a demanda, e não com a capacidade de produção, assim só é produzido aquilo que se espera vender para que não haja acumulo de estoque.

Estoque

É extremamente essencial ter controle de todo o material que se tem em estoque para que não haja falta nem sobra de matérias, assim conseguindo atender prontamente a demanda.

MRP (Material Requeriments Plannings)

Um processo que auxilia as organizações na quantidade, tamanho, forma, tipo e em qual momento deverá ser utilizado numa linha de produção.

Etapa 2

De acordo com Chiavenato, o PCP não se baseia em leis e sim em princípios fundamentais.

O PCP está ligado à eficácia e a eficiência esperada por uma empresa. O controle e planejamento dos processos são essenciais para que a entrega seja realizada dentro do prazo, da quantidade e qualidade estipuladas.

Ainda segundo Chiavenato, existem alguns princípios que são fundamentais para o controle dos processos, entre eles estão: os princípios do controle e do planejamento, definição da flexibilidade e do objetivo do planejamento, definição dos objetivos e padrões.

Existem alguns sistemas de PCP que atendem um planejamento e uma programação de demanda, entre eles estão:

Produção em lote - É a produção de quantidades limitadas de um tipo de produto.

Produção por encomenda – A produção é feita a partir de um contrato, uma negociação, algo previamente estabelecido.

Produção Continua – É uma produção sem interferências, dura um longo período de tempo e tem um rito bem acelerado.

O PCP exige grandes volumes de informações, quanto mais é alimentado melhor será sua eficácia.

Possui ainda algumas fases para que sua funcionalidade seja satisfatória:

- Controle de produção;

- Projeto de produção;

- Planejamento de produção;

O PCP pode determinar tudo numa produção, assim como a quantidade a ser produzida, a quantidade de matéria-prima a ser utilizada, como deve ser produzido, e é também conhecida como sistemas de programação de produção.

Com esse sistema os usuários podem programar a demanda, informar as condições reais, colocar alguns parâmetros para tomadas de decisões.

Estes sistemas são utilizados através de Softwares, e requer investimento também na parte de treinamento para utilização do mesmo, e manutenção, podendo haver também mudanças organizacionais.

A decisão sobre a implantação de um sistema de programação da produção é uma decisão estratégica.

O MRP II esta disponível no Brasil e vem melhorando cada vez mais o trabalho do PCP, trazendo competitividade entre as empresas, pois traz a redução de custos e aumento da qualidade, informações segundo Marcelo Caldeira Pedroso.

Etapa 3

De acordo com o vídeo “Controle de Produção – Telecurso Módulo 3”, podemos verificar alguns itens essenciais para um sistema de produção:

- Produzir com qualidade

- Organização no sistema de Produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com