TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1. ESTUDO EMPRESA SABOR DOS DEUSES LTDA        

2 PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO        

3 FLUXOGRAMA DO PROJETO        

4 ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS        

5 LAYOUT E EQUIPAMENTOS        

5 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


[pic 4][pic 5]

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo descrever as etapas que são necessárias para o estudo de aumento de capacidade produtiva, tais como layout, localização, renda populacional, consumo etc.

Primeiramente será descrito os conceitos de cada item a ser estudado, para posteriormente ser dada melhor solução para a empresa Sabor dos Deuses Alimentos LTDA.


1. ESTUDO EMPRESA SABOR DOS DEUSES LTDA

Primeiramente o grupo definiu uma cidade para a empresa Sabor dos Deuses, visto que na ATPS não indicava este dado.

Conforme estudos de população e renda populacional a cidade escolhida foi Guarulhos, localizada no estado de São Paulo. Guarulhos possui entre 1milhão e 5 milhões de pessoas, conforme mapa populacional abaixo ( informações do IBGE).

[pic 6]

Figura 1. Mapa de população

[pic 7]

Figura 2. Mapa da Renda média domiciliar

A renda média familiar da cidade está entre R$ 3.040,00 a R4 5.583,00, portando o grupo considerou uma cidade atrativa para instalar o negócio da empresa Sabor dos Deuses LTDA.

Conforme os links da ATPS diversos fatores influenciam na industrialização em certas cidades, devem ser estudados os pontos estratégicos da cidade, tais como, portos, aerovias, ferrovias, estradas, localização, clima ( dependendo do tipo de negócio), entre outros.

Segundo Woiler & Mathias (1996, p. 125) “o problema de encontrar a localização

ótima corresponde, em termos de empresa, a achar a localização que dê a maior diferença entre receitas e custos”.

Guarulhos chamou a atenção do grupo, por ser uma cidade grande, com uma população grande e de boa renda familiar, conforme os dados do IBGE. Guarulhos ainda apresenta um  vasto setor de logística e transportes.

Conforme a ferramenta On Maps da empresa Geofusion, constam ao menos 375 restaurantes em Guarulhos, porém somente 15 estão entre os maiores da cidade.

2 PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

        Segundo Bráulio Wilker, determinar o nível ótimo de produção para atender a demanda é fundamental para a eficiência e eficácia da administração da produção. O desequilíbrio entre a capacidade e a demanda pode ter consequências econômicas desastrosas para a organização. O desafio é harmonizar, em todos os níveis, o grau de capacidade produtiva com o nível de demanda a ser atendida com o menor custo possível. Para isso é fundamental o planejamento e controle da capacidade produtiva.

O autor define as capacidades em e tipos:

Capacidade instalada: É a quantidade máxima que um sistema produtivo pode produzir ininterruptamente desconsiderando as perdas. Portanto, é a capacidade produtiva obtida numa jornada de trabalho de 24 horas ignorando as paradas para manutenção e perdas decorrentes de erros de programação da produção.

Capacidade disponível ou de projeto: refere-se à capacidade máxima de um sistema produtivo numa jornada de trabalho sem considerar as perdas envolvidas.

Capacidade efetiva ou de carga: capacidade efetiva nada mais é que a capacidade disponível subtraídas das perdas planejadas dessa capacidade. As perdas planejadas são: setups (tempo de preparação), manutenções preventivas, auditorias da qualidade, trocas de turnos, intervalos de operações, etc.

Capacidade realizada: é a capacidade real em determinado período. Nada mais é que a capacidade resultante a da subtração das perdas não planejadas da capacidade efetiva. As perdas não planejadas são: ausência de matéria-prima, funcionários, energia, máquinas; deficiências de qualidade, manutenção corretiva, etc.

Para determinar a capacidade da empresa Sabor dos Deuses o grupo levou em conta as paradas obrigatórias dos funcionários para almoço, lanches, necessidades fisiológicas entre outros. Levando em conta a jornada de 8 horas diárias de trabalho, calcula-se que cada cozinheiro da empresa pode produzir cerca de 20 kg de alimento durante o dia, sendo assim ao calcularmos um quadro efetivo de 5 cozinheiros, serão produzidos 100kg de alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (589.3 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com