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PLANO DE ENSINO – APRENDIZAGEM

Por:   •  4/3/2018  •  Monografia  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

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UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

Coordenação de Ensino dos Cursos Superiores de Tecnologia

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia

Disciplina: FOTOGRAFIA DOCUMENTAL - Código: 800774

Ano/Semestre: 2017/1

Segunda-feira

Professora: Me. Alice Bemvenuti

contato: profa.alicebem@gmail.com   (51) 99970-6670   FB: Alice Al Bem

Créditos: 04 - C / H Total: 68H

PLANO DE ENSINO – APRENDIZAGEM

1. EMENTA:

Fundamentos da Fotografia Documental Contemporânea, pesquisa em campo, observar comunidade, fotografar e editar imagens para projetos documentais.

2. OBJETIVOS

2.1 GERAL:

Conhecer e reconhecer fotografia documental e os conceitos específicos, tornando-se capaz de desenvolver projeto de pesquisa.

2.2 ESPECÍFICO(S):

  • Conhecer a fotografia documental e a história dos fotógrafos que iniciaram esse registro.
  • Estudar a etnografia como metodologia da fotografia documental.
  • Refletir sobre a natureza da fotografia e seu uso na documentação de agrupamentos humanos através do estudo da antropologia.
  • Produzir trabalhos documentais através da pesquisa experimental da fotoetnografia em campo.
  • Produzir legendas e composição para impressão de um fotolivro sobre a pesquisa desenvolvida.

3. ABORDAGENS TEMÁTICAS:

Memória e documento. Patrimônio cultural imaterial. História da fotografia documental. A linguagem fotográfica documental. Fotografia como documento. Cultura, história e memória social. Fotografia e etnografia. Antropologia visual. Grandes fotógrafos documentais. Fotógrafos documentais brasileiros. Observação e captura de imagens que descrevam comunidades e culturas.

4.  ORGANIZAÇÃO METODOLÓGICA: 

Aulas expositivas teóricas.  Debates a partir de estudo de textos e imagens.  Pesquisa teórica e prática. Pesquisa experimental. Saídas de campo para exercícios práticos. Diário de Campo (diário de bordo). Visitas técnicas. Entrevistas. Edição de fotolivro ou revista com resultado final de pesquisa. Exposição coletiva (estudar viabilidade).

5. PROCESSOS AVALIATIVOS:

5.1 Critérios: Leitura, participação nas tarefas propostas nos debates: manifestação de opinião, contribuindo com experiências individuais, reflexões críticas; disponibilidade para leitura, assiduidade, apresentação, pontualidade, conhecimento adquirido. Entrega dos exercícios (individual e em grupo), qualidade na apresentação do ppt,  do material impresso e da apresentação oral, adequação ao tema propostos. Uso da ABNT. Citações e referencia a autores e fotógrafos pesquisados. Adequação de todo trabalho apresentado conforme proposta solicitada.

5. PROCESSOS AVALIATIVOS (instrumentos de avaliação)

G1 - Trabalho de pesquisa temática documental/fotógrafos brasileiro.

        Fichas de leitura (ver textos indicados no Roteiro de Leitura).

       Definição do projeto de pesquisa com Escolha do tema e do local, justificativa, objetivos, Metodologia de pesquisa, resultados pretendidos, fontes que serão contatadas, referências bibliográficas. Será necessário para ir ter realizado dois contatos (visitas ao local) com a comunidade e obter entrevista inicial, autorização dos envolvidos e imagens desses encontros e do tema em foco.

O trabalho de documental será avaliado em duas etapas. A primeira etapa, apresentada até este ponto, com duas visitas ao local, será avaliada com valor de até 4 pontos. Sendo os outros 6 pontos para completar o 10, da G2, avaliado no final, quando o trabalho for completamente entregue, após apresentação de ppt, correções, entrega de impresso e CD com cópia do ppt.

G2 – Atividade de campo (etapas):

1 - Apresentação em ppt do processo da pesquisa.

2 - Pesquisa fotoetnográfica (quatro visitas ao local com diário de campo dos fatos observados, captura de imagens e entrevistas)

Apresentação final da pesquisa em impresso (fotolivro ou revista). Entrega do impresso e do CD com ppt corrigido.

5.3. Substituição: Entregar trabalhos que não foram realizados durante o semestre e Prova escrita individual de todo conteúdo

AVISO GERAL

1 – Obedecendo à normativa do Conselho Universitário (Resolução n. 149, de 10/11/11), o aluno, regularmente matriculado, só poderá realizar G1 ou G2, substitutiva, se tiver 75 % de presença (Lei 9.394 de 20/12/1996) e a média final, no período regular, obtida com estes graus, for superior a zero;

2 - Respeitem os horários da Universidade e o limite de faltas, para não perderem a disciplina. O aluno que chegar após as 19h15min ou que sair antes das 21:45, da sala de aula, não poderá assinar o diário de classe, entrada ou saída, ficando com 1⁄2 presença.

3 – Regra do Curso: Entrega na data combinada, trabalho vale 100% do seu valor. Após o prazo combinado, será reagendado nova data, a combinar com o professor, sendo que o trabalho passará a vale apenas 50% do seu valor inicial.

8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ACHUTTI, Luiz Eduardo R. Fotoetnografia: um estudo de Antropologia Visual sobre o cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo Editorial e Palmarinca, 1997.

ANDRADE, Rosane. Fotografia e Antropologia: Olhares Fora-Dentro. São Paulo: EDUC, 2002.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

KOSSOY, Boris. A Fotografia como Fonte Histórica – Introdução a Pesquisa e interpretaçao das imagens do passado. Coleção Museus e Técnicas. São  Paulo: Museu da Indústria, Comércio e Tecnologia de São Paulo, 1980.

SAMAIN, Etienne(org.). O Fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora SENAC, 2005.

8.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ACHUTTI, Luiz Eduardo R. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. P.Alegre:editora UFRGS/Tomo Editorial, 2004.

ANGROSINO, Michael. Etnografia e Observação Participante. Porto Alegre: Editora Arts e Med, 2009.

ARCARI, Antonio. A Fotografia: as formas, os objetos, o homem. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

BARTHES, Roland. A Câmera Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

BORGES, Vavy Pacheco. O que é história?  São Paulo: Brasiliense, 1993. (Coleção Primeiros Passos).

BUSSELLE, Michael. Tudo sobre Fotografia. São Paulo: Pioneira 2004.

 

CIAVATTA, Maria. O Mundo do Trabalho em Imagens – A Fotografia como Fonte Histórica (Rio de Janeiro, 1900 – 1930). Rio de Janeiro: DP&A Editora e FAPERJ, 2002.

GURAN, Milton. Linguagem Fotográfica e Informação. Rio de Janeiro: Rio Fundo Editora, 1992.

KELBY, Scott. Fotografia digital na Prática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007-2010.

KOSSOY, Boris. Realidade e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da Fotografia Brasileira. Vol. 1 e 2. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

SOUZA, Jorge Pedro. Uma História Crítica do Fotojornalismo Ocidental. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.

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