TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIAS PARA UMA FÁBRICA DE MAMADEIRAS

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.749 Palavras (19 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIAS PARA UMA FÁBRICA DE MAMADEIRAS

[pic 6]

[pic 7]

Tangará da Serra - MT

Novembro/2017

LEANDRO LUIZ MUMBACH – RA 9508355118

 TATIELE MARQUES FERREIRA – RA 8520899071

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

SUMÁRIO        2

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        missao e visão para longo prazo na empresa        5

2.2        o processo de qualidade        7

2.3        ESTRATÉGIAS inovadoras        10

2.4        MATRIZ DE DECISÃO        14

3        CONCLUSÃO        22

4        REFERÊNCIAS        23



  1. INTRODUÇÃO

Segundo dados levantados através de pesquisa Demografia das Empresas elaborada pelo IBGE e publicada em 28/08/2012 por meio do Portal G1, a “taxa de mortalidade” que se refere ao percentual de empresas que fecham ao fim de um ano é de 16,3% e de 48,3% quando considerados três ou mais anos.  Já as entidades que recorrem à Recuperação Judicial, mecanismo criado para substituir a antiga Concordata e evitar a falência das companhias se mostra eficiente em apenas 1% dos casos possibilitando a volta das mesmas em atividades regulares. O Diretor Técnico do SEBRAE do Maranhão, na ocasião, José Ribamar Moraes atribui esses indicadores ao contexto que envolve diretamente a educação do país. Apesar de ser considerado um povo empreendedor, o brasileiro, na grande e esmagadora das vezes, se lança aos negócios de forma afoita, aventureira e inconsequente corroborando a consolidação dos dados supracitados.

Por mais promissora que possa parecer uma ideia, ela precisa, irrefutavelmente, estar respaldada a uma estrutura estratégica plausível e tangível, considerar fatores de risco como concorrência, capital de giro, fluxo de caixa, qualidade do material ofertado, mercado consumidor, necessidade do produto, mão-de-obra e estrutura físicas são uns poucos aspectos a serem considerados e por mais primários que possam parecer, muitos aspirantes a empresários simplesmente os negligenciam ou os desconsideram desenvolvendo uma visão monocromática de nicho de mercado, aventurando-se e por consequência sucumbindo.

             Assim como um engenheiro que planeja construir um grande edifício e que para isso realiza previamente estudos de solo, direção dos ventos, ação das chuvas e tempestades, peso da construção, número de andares e seu propósito para só então poder determinar o tamanho e estrutura de sua fundação, também o empresário precisa planejar minuciosamente os aspectos que incidem diretamente sobre seu empreendimento e, baseado em sua ambição, planejar alicerces capazes de sustentar a empresa que pelo mesmo fora idealizada. Fazendo uma analogia entre as duas argumentações podemos relacionar o solo ao ramo de negócios, os ventos à possíveis instabilidades econômicas ou políticas, as chuvas e tempestades a clientes inadimplentes, o peso da estrutura aos compromissos tributários e fiscais e o número de andares representando o tamanho e volume de negócios pretendidos

A estratégia é importante para a elaboração de um plano para a empresa. A finalidade é estabelecer quais serão os caminhos, os programas de ação que devem ser seguidos para alcançar os objetivos estabelecidos. Segundo Oliveira (1992), o conceito básico de estratégia está relacionado à ligação da empresa e seu ambiente. E, nesta situação, a empresa procura definir e operacionalizar estratégias que maximizam os resultados da interação estabelecida. Para este autor, estratégia é definida como um caminho, ou maneira, ou ação estabelecida e adequada para alcançar os desafios e objetivos da empresa.

              Uma boa estratégia concentra-se na criação de valor – para acionistas, parceiros, fornecedores, funcionários e para a comunidade – por meio da satisfação das necessidades e dos desejos dos consumidores de uma forma melhor que qualquer outra empresa. Se uma empresa pode entregar valor para seus clientes melhor que seus rivais e por um longo período de tempo, ela provavelmente tem uma estratégia superior.

Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é a elaboração de um planejamento estratégico que ajuda Ricardo a ter grandes vendas e melhorias para a empresa, inserindo um projeto de expansão para uma empresa fictícia, uma pequena fabrica de mamadeiras. Serão apresentadas as características da empresa, suas necessidades, e os passos para elaboração do planejamento estratégico de melhorias para a empresa. As empresas varejistas que desejam sobreviver no mercado precisam realizar um rápido exame em todas essas perspectivas. Muitas delas estão optando pela responsabilidade social empresarial como uma forma de gestão capaz de introduzir práticas sustentáveis em todos os seus processos. Além disso, estão aprendendo a gerenciar os impactos de suas atividades, adotando estratégias de longo prazo, visando à sustentabilidade. Dentro desse contexto, este trabalho pretende, por meio de uma análise teórica, embasada na pesquisa bibliográfica, ressaltar a importância de incorporar a responsabilidade social empresarial e a sustentabilidade à cadeia de valor das empresas.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. MISSAO E VISÃO PARA LONGO PRAZO NA EMPRESA

As novas tecnologias de informação e comunicação nos conduzem para um mundo global, mas as instituições e mecanismos responsáveis pela administração dos processos globalizantes ficaram para trás. São instituições e mecanismos viciados em práticas míopes, dominados por valores obsoletos e por muita visão ultrapassada.

De acordo com Oliveira (1992), o executivo poderá escolher determinado tipo de estratégia que seja a mais adequada, tendo em vista a sua capacitação e o objetivo estabelecido. As estratégias podem ser estabelecidas de acordo com a situação da empresa; estar voltada à sobrevivência, manutenção, crescimento ou desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (820.6 Kb)   docx (300 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com