TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  7/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 5

Prática como componente curricular

Curso de Matemática

1º semestre 2020

Nathalia Spindola Caciatori

RA 2048289

2020

PCC Matemática. -  Resumo sobre o artigo: O Lúdico como ferramenta no ensino da Matemática - Por Luciana Verêda da Silva e Clenilson Panta Angelim - Fonte: https://www.somatematica.com.br/artigos/a65/index.php

Nesse artigo é proposto como a brincadeira pode ajudar a criança a compreender melhor sobre matemática, pois crescemos com uma imagem que matemática é o fim do mundo, mas hoje em dia muitos desses paradigmas mudaram.

Esses autores exploram o universo do lúdico em questão de aprendizagem de uma forma clara e objetiva com exemplos e referências de autores renomados na área da matemática.

Um exemplo é quando a autora exemplifica com um breve relato de Zatz Halaban (2006), no qual Zatz declara que a brincadeira é essencial, pois desta forma que ela descobre o mundo a sua volta e aprende a interagir com ele. A criança já lida com a matemática, mesmo sem saber do que trata, por exemplo quando ela começa a contar a sua idade, decorar o telefone dos seus pais, enfim, a matemática está presente nas nossas vidas desde a infância.

O lúdico aplicado no ensinamento de matemática ajuda a criança a digerir todos os conceitos e bloqueios até esse momento e ajuda o professor a ter mais dinâmica e desenvoltura no seu ensinamento.

Mas o ato de brincar, não significa que o aluno pode brincar do que quiser, como a autora exemplifica com um texto de Volpato que afirma que “O brincar na escola não pode - nem deve – ser o mesmo que brincar em casa, não se tratando do recreio, pois, o brincar na escola se define numa formação responsável pela socialização e aprendizagem da criança. (Volpato, 2002, p.97).

Mas para alguns professores, existe uma dificuldade em ensinar brincando, por preconceito mesmo, pois entende que o aluno não irá absorver o conteúdo, ou irá distrair a atenção.

É preciso acabar com esse paradigma, ser criativo e estar disposto a usar essa metodologia como forma de auxilio e liberdade.

Acredito que quando o professor consegue chamar a atenção e incentiva os alunos pelas aulas de matemática, quando se insere o jogo com o objetivo de facilitar o ensino da disciplina, o aluno terá mais prazer em estudar, porém tem que dar sentido, significado, ter os jogos, a ludicidade como um aliado em suas aulas, deixando-a mais rica e favorável a todos os envolvidos, professor/aluno.

PCC História da Matemática - O que foi possível apreender, a partir da leitura do texto, de interessante para a prática de um futuro profissional docente?

Quando comecei a estudar essa matéria me surpreendi o quanto a matemática é importante em nossas vidas, de quando ela começou e o intuito dessa ciência. Na babilônia onde começou com os povos que ali moravam, mas usavam a matemática apenas para as suas necessidades básicas, ela se desenvolveu de forma independente em culturas completamente diferentes que eles vieram para os mesmos resultados. A matemática moderna em vez teve acesso a contribuições de pessoas de todos os países.

A matemática criou raízes, no antigo Egito e na Babilônia, em seguida, cresceu rapidamente na Grécia antiga, quando os gregos se preocuparam onde aplicar essa teoria. Foram eles que se destacaram na geometria. A civilização maia clássica (de 250 aC a 900 dC) também desenvolveu a zero e usou-o como um espaço reservado em um sistema de numeração de base e vinte. Matemática escritos em grego antigo foi traduzido para o árabe. Sobre o mesmo tempo um pouco de matemática da Índia foi traduzido para o árabe. Mais tarde um pouco dessa matemática foi traduzido para o latim e se tornou a matemática da Europa Ocidental. Durante um período de várias centenas de anos, tornou-se a matemática do mundo.

Quando se estuda a história, quando tudo começa, o professor tem embasamento para ensinar, fazendo com que o aluno consiga entender o motivo pelo qual a importância em estudar uma disciplina que tem tantos bloqueios e preconceitos pelos alunos, fazendo com eles consigam compreender a ciência de uma forma mais leve e mais dinâmico.

Por isso a importância de passar a teoria, para que se possa entender de uma forma ampla e conseguir aplicar no dia a dia, servindo ao mundo de várias formas no cotidiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com