TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 12

 SUMÁRIO

Introdução .................................................................................................................................. 3

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

(Processo de Agregar Pessoas)

Resumo

A seleção tem por objetivo contratar os melhores candidatos através de um processo ao qual a escolha seja feita verificando o perfil necessário para o cargo. Ela garante para a organização a inclusão de pessoas de alto potencial e qualidade na organização. O processo de seleção irá definir através de diferentes modos e estratégias, qual candidato ficará com a vaga. As práticas e processos utilizados para atrair candidatos fazem parte do recrutamento, já a escolha e classificação dos candidatos recrutados adequados à vaga, fazem parte do processo de seleção. O benefício desse processo para a empresa é a redução de tempo, de despesas e maior segurança na hora de escolher o candidato.

Palavras-chave: Recrutamento. Seleção. Competências. Qualificação. Organização.

Introdução

        Atualmente a competitividade no mercado de trabalho exige funcionários que proporcionem produtividade e crescimento a empresa. Sabendo disso, a seleção dos candidatos passou a ser mais detalhada, utilizando processo de recrutamento e seleção junto com técnicas de avaliação para agregar qualidade e eficiência na escolha dos colaboradores.

        As técnicas utilizadas nesse processo mostram quem se destaca e quem se encaixa nas habilidades e competências desejadas.

        O material a seguir informa sobre a importância que as técnicas de recrutamento e seleção têm na escolha e contratação do candidato, influenciando no futuro de uma empresa.

O que é e como funciona o RH?

O RH é o setor incumbido da conciliação dos interesses da empresa e dos funcionários, além de selecionar, contratar, treinar, remunerar, formar sobre higiene e segurança no trabalho. É conhecida como gestão de recursos humanos, Departamento Pessoal e Gestão de Pessoas.

Recursos Humanos – Lida com funcionários. As empresas possuem diversos tipos de recursos: materiais, tecnológicos, humanos, etc. Trata de recrutamento e seleção.

Departamento de Pessoal – Cuida da parte burocrática. Contratação, pagamento, movimentação, exoneração, etc.

Gestão de Pessoas – Lida com colaboradores. As pessoas tem habilidades diferentes. A gestão de Pessoas trata de reconhecer essas habilidades, aplicando cada colaborador onde melhor renderá dentro da instituição. As pessoas aqui são vistas como seres humanos, que são diferentes, e possuem necessidades diferentes. Entender as necessidades de cada um dos colaboradores de uma empresa é um dos maiores desafios dos gestores de hoje.

As principais funções do RH são:

  • Selecionar pessoas qualificadas para cargos específicos;
  • Administrar e monitorar comportamentos e procedimentos internos;
  • Prover incentivos financeiros
  • Alinhar seus colaboradores com as políticas da corporação e fazer a recompensação dos mesmos;
  • Promover treinamentos;
  • Cuidar das relações trabalhistas.

O profissional de RH é encarregado de gerenciar planos de carreira; determinar a política salarial, remunerações, incentivos e benefícios; avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; elaborar estratégias e planos operacionais para recrutamento e proporcionar a integração de novos funcionários dentro da organização.

Processo Seletivo

        Em recursos humanos, a seleção nas organizações é uma escolha do candidato com os melhores conhecimentos e habilidades para desempenhar determinadas tarefas dentre todos os candidatos recrutados por meio de técnicas de análise, avaliação e comparação de dados.

O processo de recrutamento e seleção está mais estratégico na triagem de candidatos e suas etapas podem ser utilizadas como canal para demonstrar a cultura da empresa e os diferenciais que ela apresenta, garantindo a qualidade técnica e comportamental ao contratar.

Etapa de um processo seletivo

A análise

Recrutadores e especialistas de emprego analisam e determinam quantas pessoas no mercado de trabalho são qualificados e potenciais interessados ​​em vagas de emprego da empresa. Esta análise envolve a busca de perspectivas, geralmente para cargos de nível superior e a utilização de sites profissionais e de redes sociais, conexões na indústria e contatos comerciais.

Oferecendo as vagas de emprego

A empresa pode utilizar várias maneiras de anunciar a vaga em aberto. Abaixo estão algumas formas utilizadas.

  • Edital interno;
  • Anúncio em jornais e revistas;
  • Inscrição pelo site;
  • Recebimento espontâneo de currículos;
  • Utilização de agências especializadas tradicionais e virtuais;
  • Divulgação em escolas (estágios);
  • Indicação de pessoa de confiança.

[pic 1]

Foto: www.activegarage.com

Recrutamento

        Considera-se recrutamento o meio de encontrar e atrair candidatos para as posições abertas na organização (PONTES, 2010).

        O processo de recrutamento pode ser aplicado de acordo com as necessidades da vaga em aberto do setor.

        A empresa pode utilizar três formas diferentes de recrutamento: o interno, externo e o misto.

Recrutamento Interno

        O recrutamento interno é quando a empresa preenche a vaga remanejando seus funcionários, seja promovendo-os ou transferindo-os.

        As vantagens desse processo são motivação, estimulando aos demais, a busca da excelência; menor tempo, evitando demoras no recrutamento externo; menor custo evitando despesas com anúncios, custo de seleção, de admissão, etc.; melhor adaptação, pois o candidato já conhece a empresa e não precisa passar pela experiência.

        As desvantagens são o treinamento, pois corre-se o risco de perde-lo para outras empresas; egoísmo da chefia escondendo um funcionário de confiança para não perde-lo; os não promovidos que devem ser avisado antes da divulgação do candidato escolhido; carreirismo dando a falsa impressão que o funcionário terá sucesso na empresa por conta do recrutamento; renovação de ideias não tendo a possibilidade de agregar novos valores e ideias à empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (207.6 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com