TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS GERENCIAIS ANÁLISE DE EMPRESTIMO

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 8

         

[pic 1]

                                                     SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

                                                                       PROCESSOS GERENCIAIS

                                                               ANÁLISE DE EMPRESTIMO

 

                                                                   

                                                      11 DE MAIO DE 2015

        Hoje em dia, as pessoas, de todos os segmentos da sociedade, buscam melhorar sua própria qualidade de vida e de sua família. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, a concessão de crédito tem aumentado no país, muito em virtude de taxas atrativas, mais prazo e condições diferenciadas de quitação do débito perante a instituição financeira, além de não precisar referir para que pretenda utilizar os recursos adquiridos à instituição financeira.

        Neste estudo, foram coletados dados em três bancos diferentes, atuantes na região do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, para analisar a sistemática que eles utilizam para conceder empréstimos a clientes.

        O objetivo geral é identificar a diferença encontrada entre as linhas de crédito oferecidas pelas instituições financeiras e qual delas é a mais vantajosa para cada cliente.

        Seguem abaixo os resultados da pesquisa realizada com as instituições financeiras.

No Banco Sulcredi, com relação às condições para abertura de empréstimo, sendo ele sem direcionamento ou consignado, o interessado deve abrir uma conta corrente no banco. Os documentos necessários para abertura de conta corrente são: carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda.

Com relação à forma de contratação do empréstimo Pessoa Física, eles podem ser feitos em terminais de autoatendimento, internet, central de atendimento telefônico e, ainda, diretamente nas agências. Os prazos e as taxas para a contratação do crédito pessoal sem direcionamento seguem na tabela a seguir.

Tabela 1 - Crédito pessoal sem direcionamento na instituição financeira SULCREDI.

Prazo de pagamento

Taxa de juros

02 a 12 meses

4,41 % a.m.

13 a 18 meses

4,48 % a.m.

19 a 24 meses

4,48 % a.m.

25 a 36 meses

5,25 % a.m.

O crédito pessoal consignado deve ser feito diretamente na agência, para que esta entre em contato com a empresa, que deve ser conveniada do banco, e efetue o processo. Os prazos e as taxas de juros seguem na tabela abaixo.

Tabela 2 - Crédito pessoal consignado na instituição financeira Sulcredi.

Prazo de pagamento

Taxa de juros

02 a 12 meses

1,48 % a.m.

13 a 24 meses

1,48 % a.m.

25 a 36 meses

1,49 % a.m.

37 a 48 meses

1,49 % a.m.

49 a 60 meses

1,48 % a.m.

61 a 72 meses

1, 48 % a.m.

73 a 84 meses

1, 55 % a.m.

85 a 96 meses

1,61 % a.m.

        Na modalidade crédito pessoal consignado o prazo varia de acordo com o ajustado entre o banco e a empresa empregadora (de 02 a 96 meses). A taxa de juros varia de acordo com o prazo do financiamento, independentemente da renda do cliente. O valor disponível para o empréstimo consignado também varia, conforme a renda do cliente e a margem consignável do funcionário perante a sua empresa.

        No Banco SICOOB, para solicitar um empréstimo, o interessado deve ser cliente do banco, ou seja, se ainda não tem conta no banco, deverá providenciar sua abertura. Para abrir uma conta corrente, o cliente deve ter CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e comprovante de renda.

        A forma de contratação é realizada diretamente na agência, por meio do gerente de contas, no caso o que administra a conta do solicitante do crédito no banco. O gerente de contas tem o poder de analisar e avaliar a concessão do crédito para o indivíduo, tendo como avaliar a proposta no momento em que o cliente está na mesa de negociações, trazendo maior agilidade e rapidez para a efetuação da transação. O gerente tem uma alçada de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para poder analisar na hora da solicitação do crédito.

        As propostas que ultrapassam este valor, com valor de até R$ 10.000,00 (dez mil reais), são avaliadas pelo gerente da agência em parceria com o gerente de contas do cliente.

As propostas maiores a esse valor, obrigatoriamente, são estudadas por um comitê da agência, respeitando prazos de análises nas quais o relator das propostas faz suas observações e apontamentos na sua pré-análise. O retorno é dado por meio da utilização de carimbos de DEFERIDO ou INDEFERIDO.

        As taxas de juros para os empréstimos variam dependendo dos prazos solicitados e a quantidade de produtos que o cliente possui com a agência.

As análises primordiais são: parcela não pode ser superior a 30% da renda do cliente, ter garantias do bem financiado e, se for para capital de giro, apresentar avalista com boas condições de renda.

Os prazos e as taxas para a contratação do crédito pessoal sem direcionamento seguem na tabela a seguir.

Tabela 3 - Crédito pessoal sem direcionamento na instituição financeira SICOOB

Prazo de pagamento

Taxa de juros

02 a 12 meses

2,25 % a.m.

13 a 18 meses

2,45 % a.m.

19 a 24 meses

2,55 % a.m.

25 a 36 meses

2,80 % a.m.

        Com relação ao crédito pessoal consignado, respeitam-se as mesmas condições, porém o único diferencial é que a empresa onde o cliente trabalha precisa assinar o contrato, sendo ela a responsável em transferir o valor da parcela no dia do seu vencimento, descontando-a do seu colaborador. Dessa forma, o compromisso é da empresa, pois já retém do colaborador o valor.

Os prazos e as taxas de juros seguem na tabela abaixo.

Tabela 4 - Crédito pessoal consignado na instituição financeira SICOOB.

Prazo de pagamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com