TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO – UFRPE

Curso: Administração

Disciplina: Gestão de Pessoas 1

Professora: Renata B. de Oliveira

COMO A EMPRESA MULTIMARCAS EDITORA ELABORA SUAS PRÁTICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Amós Silva

Mariana Madeira

Rhayssa Ferreira

Recife, 2015.


Desde os primórdios, as relações de trabalho vêm sofrendo modificações quanto à maneira de entender e lidar com os funcionários.

Um dos períodos de grandes mudanças foi a Era da Industrialização Clássica, que em virtude da Revolução Industrial, adotou uma estrutura organizacional burocrática. Ela dava ênfase na departamentalização por função, que centralizava as decisões no topo da estrutura hierárquica.

Outro período, foi a Era da Industrialização Neoclássica. Com mudanças cada vez mais rápidas – após a Segunda Guerra Mundial. Utilizava a estrutura matricial.

Após veio a Era da Informação, a mesma que estamos vivendo atualmente. Com mudanças rápidas, inesperadas e imprevistas – as informações ganham o mundo em pouquíssimo tempo, ocasionando uma competitividade cada vez maior.

O que antes era visto como Departamento de Pessoal, passou a ser Departamento de Recursos Humanos e – após – como Gestão de Pessoas.

Gestão de Pessoas é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso. (Chiavenato, 2008) ?

Como toda essa mudança, o modo de recrutamento e seleção de pessoas também foi aperfeiçoado. O setor de recrutamento não é apenas responsável por divulgar a vaga existente ao mercado de recursos humanos, mas fazê-la da melhor forma de modo a atrair e trazer os candidatos para serem selecionados.

Pelo recrutamento, a organização – que faz parte do mercado de trabalho – sinaliza para determinados candidatos – que fazem parte do mercado de recursos humanos – a oferta de oportunidades de emprego. (Chiavenato, 2008) ?

O processo de recrutamento pode ser interno – realizado com os próprios trabalhadores da organização, por meio de promoções ou transferências – ou externo – realizado com candidatos que se encontram no mercado de recursos humanos-. A escolha do tipo de recrutamento vai depender das necessidades da organização.

Enquanto o objetivo do recrutamento é abastecer o processo seletivo de sua matéria-prima básica – os candidatos -, o objetivo da seleção é escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades do cargo e da organização. (Chiavenato, 2008)?

O processo de seleção pode se basear no cargo a ser preenchido – baseado em cargos - ou então nas habilidades pessoais que sejam compatíveis com os objetivos organizacionais –baseado em competências -.

Por entender que esses processos são de extrema importância para a organização, temos como objetivo o estudo do processo de recrutamento e seleção na empresa Multimarcas Editora, com vista a avalia-lo quanto a efetividade e resultados gerados para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com