TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Econonico

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Planejamento Econômico

Professor: Leandro Luís Darós

Nome do aluno: Francisco Marcelo de Andrade Rodrigues

Data: 13/10/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Entre no site do Banco Central do Brasil e procure pelas atas do Comitê de Política Monetária - COPOM. Essas atas são ricas em informações sobre a nossa economia e sobre como a condução da política monetária do governo interfere diretamente em vários setores. Selecione uma ata (não se esqueça de informar qual é o número) e comente sobre os impactos da decisão do COPOM na economia, entre 10 a 15 linhas. (5,0 pontos).

A ata da reunião 193ª do Copom, decidiu por unanimidade manter a taxa Selic em 14,25% a.a. O Comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016.

Ainda avalia a piora do balanço de riscos no cenário doméstico e internacional, com destaque para a depreciação do câmbio. O aumento da volatilidade internacional, que afeta diretamente importantes economias emergentes que após os eventos recentes, deverá ser monitorada de perto pela autoridade monetária.

Dado o cenário atual de fraqueza da atividade econômica, queda nos níveis de emprego e desaceleração da inflação, tudo indica que o próximo movimento será de redução dos juros, ainda que isso ocorra apenas no próximo ano, considerando o compromisso da autoridade monetária com a convergência da inflação para a meta.

Questão 2

Você lembra que um dos principais objetivos do planejamento econômico é o de desenvolver de forma equitativa todas as regiões do país, sendo que o governo investe em serviços não atrativos para a iniciativa privada, mas estratégicos para o desenvolvimento do país. A partir desse fundamento, entre no hotsite do Programa de Aceleração do Crescimento 2, escolha uma obra do programa e escreva sobre a importância econômica da obra para região onde está sendo executada, entre 10 a 15 linhas. (5,0 pontos).

Criado em 2007, no segundo mandato do presidente Lula (2007-2010), o PAC promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país.

Nos seus primeiros quatro anos, o PAC ajudou a dobrar os investimentos públicos brasileiros (de 1,62% do PIB em 2006 para 3,27% em 2010) e gerou um volume recorde de empregos – 8,2 milhões de postos de trabalho.

Em 2011, o PAC entrou na sua segunda fase (PAC 2). A terceira etapa das ações de saneamento do PAC 2 anunciada pela presidente Dilma Rousseff R$ 2,8 bilhões, destinados a 635 municípios com até 50 mil habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (323.3 Kb)   docx (408.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com