TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico de uma Tapiocaria

Por:   •  11/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  1.141 Visualizações

Página 1 de 3

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Criada por indígenas, antes da descoberta do Brasil, a Tapioca se tornou um patrimônio cultural, ultrapassando os limites do norte brasileiro, onde surgiu, se espalhando por todos os cantos.

Por ser feita apenas de mandioca, a tapioca é um alimento natural de baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidrato de fácil digestão e sem glúten, além de ter um delicioso sabor e a possibilidade de ser preparada com diversos recheios, conquistando assim pessoas de diferentes classes sociais.

Por ter uma forma fácil de ser preparada, a tapioca pode ser feita em casa, mas confirmando uma tendência de mudança no habito da família brasileira, segundo o SEBRAE, comer fora de casa se tornou algo frequente para os brasileiros, que já superam a média de algumas economias de países desenvolvidos. De acordo com o levantamento dos últimos 10 anos, a alimentação fora do lar subiu de 17% para 31,1% das despesas familiares com alimentação no Brasil, ultrapassando a Alemanha (20%), França (22%) e Itália (14%), e o estudo feito revela também que o segmento se torna mais forte na Classe A, na região sudeste é onde está concentrado o maior percentual do país na participação das despesas com alimentação.

A Tapioca é um alimento que pode ser vendido de diversas formas como em barraquinhas de rua até restaurantes sofisticados, mas é um alimento que tem grande força na região norte e nordeste, pois faz parte de sua cultura. Criar uma loja voltada para esse produto em uma região diferente de sua origem requer um pouco mais de atenção.

Inicialmente, a loja será instalada, em São Paulo- Capital próximo a Av. Paulista, onde possui um grande fluxo de pessoas, segundo o SEBRAE, uma pequena tapiocaria requer uma estrutura com cerca de 40m² a 50m², esse será o tamanho do espaço que iremos procurar para a montagem da estrutura da loja, mas com flexibilidade para ampliação, caso seja necessário, para não haver uma mudança de ponto quando houver o aumento da demanda. Nessa área terá que haver um espaço para a produção da tapioca, de estocagem dos ingredientes de acordo com a sua necessidade de conservação, atendimento ao cliente com mesas, cadeiras e banheiros, mantendo um layout que respeite todos os requisitos exigidos pelas normas e leis estabelecidos para estabelecimento de venda de alimentos.

O nosso publico alvo serão empregados, empresários, jovens, pessoas que frequentam a região com a intenção de consumir um alimento gostoso e saudável, assim tendo como promessa um bom faturamento.

De primeira instancia, iremos montar um cardápio variando os sabores entre tapiocas doces e salgadas, porém não iremos ousar muito nas variedades, com a evolução do negócio, temos a intenção de dar a opção para o consumidor de montar a sua própria tapioca, ou seja, escolher as combinações dos recheios conforme o seu gosto. O número de empregados irá variar de acordo com a demanda e os horários de funcionamento da casa. A mão-de-obra será treinada com o intuito de produzir o produto de forma rápida, precisa e conhecer muito bem os sabores oferecidos para ajudar no atendimento diferenciado ao cliente.

A divulgação será feita através da internet, panfletos, promoções de vendas, brindes, estimulo para compras.

Quando conquistarmos um número alto de clientes ao ponto de gerar lucro pra loja, temos a intenção de abrir outras lojas no estado de São Paulo, e conforme for ganhando o mercado e a marca for ficando conhecida abriremos a possibilidade de abertura de franquias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com