TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento da Fundação da Organização

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.913 Palavras (16 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        PROCESSO MIGRATÓRIO        4

2.1.1        PASSO 01 - Modelo de Negócio Canvas        5

2.1.1.1        PASSO 02- Planejamento da Fundação da Organização        8

2.1.1.1.1        Ações que Organização Promove aos Refugiados        8

2.1.1.1.2        Iniciativa de Outros Países        8

2.1.1.1.3        PASSO 03 PCP (Programação e Controle de Produção)        9

2.1.1.1.4        PASSO 04 - Curso E Palestra. Motivacional        11

2.1.1.1.5        EAP Do Curso        13

3        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15



  1. INTRODUÇÃO

Nessa produção textual serão abordados assuntos referentes as disciplinas do semestre, e também assuntos sobre o processo migratório no Brasil. O senso comum diz que o movimento de pessoas em busca de novas oportunidades sempre causa desemprego e violência. Estudos realizado   compara a relação entre migração e trabalho, mostra que não é bem assim.

Nos anos 1960 e 70, os imigrantes garantiram a força de trabalho para a expansão da região metropolitana de São Paulo. Quando as taxas de desemprego começaram a subir em razão de crises econômicas, muita gente julgou que eram eles que tomavam as vagas dos paulistanos. Porém, a partir dos anos 1990, começou a redução do fluxo migratório e era o crescimento natural da população que aumentava a oferta de trabalhadores.

Ideias como essas distorcem a imagem dos migrantes, gente que faz parte da construção da economia e da cultura do nosso país. São Paulo é a cidade que mais sofreu e sofre com a migração. Os antigos moradores da primeira metade do século, que também vinham de imigrantes estrangeiros de várias nacionalidades como italianos, alemães, japoneses e árabes, moravam na então cidade de São Paulo, que se resumia ao antigo centro de hoje e a bairros ao redor.

Nesse trabalho será tratado a respeito da atual situação do processo migratório no Brasil, são assuntos pertinentes e que se relacionam com as disciplinas do semestre que são: Gestão de Projetos; Empreendedorismo; Negócios Internacionais; Administração da Produção e Logística - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais.

Será desenvolvido o Modelo de Negócio de uma organização filantrópica bem como seu relatório de planejamento de como fundar uma organização sem fins lucrativos, no objetivo de auxiliar os imigrantes brasileiros que chegam no país. Veremos ainda nesse trabalho assunto sobre o controle de produção e a criação de uma EAP (Estrutura Analítica de Projeto) que se refere ao projeto dos cursos que serão oferecidos pele então organização criada.



  1. DESENVOLVIMENTO

A migração internacional tem sido fortemente influenciada, entres outras coisas, pela evolução dos transportes, dos meios de comunicação e pela constituição de sociedades em redes, que traz à tona a porosidade das fronteiras nacionais, étnico-culturais e identitárias. O mundo do trabalho também tem sido impactado pelas transformações ocasionadas pela chamada “globalização” e pelo intenso processo de deslocamentos populacionais, uma vez que nos terrenos das trocas materiais e simbólicas confrontam-se indivíduos e culturas muito diferentes.

O deslocamento entre fronteiras transnacionais, ao mesmo tempo em que representa um grande potencial para as economias nacionais em decorrência, principalmente das remessas financeiras, também podem torná-las dependentes e fragilizadas. Trataremos os assuntos abordados na introdução iniciaremos tratando a respeito dos assuntos abaixo descrito:

  1. PROCESSO MIGRATÓRIO

A globalização e a consequente criação de blocos regionais têm operado na dinamização dos deslocamentos populacionais, que se balizam, sobretudo, pela centralidade do trabalho como motivação principal (CARDOSO, 2002). A despeito do crescimento da demanda de mão-de-obra qualificada nos países de economia avançada, o mercado de trabalho secundário ainda é o que predomina entre os migrantes internacionais, tanto nos países do Norte, quanto no próprio continente latino americano.

Os deslocamentos clandestinos de pessoas que transpõem fronteiras nacionais, muitas vezes sob condições precárias e vulneráveis às redes de exploração de trabalho escravo e sexual, colocam como condição para coibir a violação dos direitos humanos, a necessidade de repensar a concepção e condução das políticas e das leis que tratam da imigração. Os processos de deslocamentos humanos são complexos e, ainda mais, quando se tratam de deslocamentos transnacionais, uma vez que envolvem aspectos de fronteira nacional, de soberania, mas também de processos de transculturação.

O empreendedorismo social tem vindo a ganhar alguma relevância ao longo do tempo, partiu do empreendedorismo social tradicional, através do desenvolvimento da economia e da gestão empresarial, igualmente temos as empresas sociais ligadas ao terceiro setor. Compete ao terceiro setor consumar as falhas do mercado, através de respostas às necessidades da comunidade. Porém, importa considerar como inovador, devido a não ser influenciado pelo poder comercial, mas através da capacidade de criar soluções de forma a combater os problemas, como expõe Portela, et al (2008:35) “ o empreendedorismo social anda associado ao desenvolvimento de projetos que visam alcançar o interesse geral, o chamado bem comum, ou dar resposta a necessidades sociais não satisfeitas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (297.8 Kb)   docx (784.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com