TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de Custos e Recursos em um Projeto

Por:   •  14/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Instituto de Computação

Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB

Curso de Graduação em Sistema de Informação

Professor-autor: Rafael de Amorim Silva

Aluno: Thiago Deivid dos Santos

Polo: Arapiraca        Turma: 2013.1 “E”

_______________________________________________________________

LISTA DE EXERCÍCIOS – UNIDADE 3

1. Descreva o processo orçamentário do projeto.

Com o processo orçamentário busca-se prever receitas, gastos e demais movimentações que estão intimamente atrelados ao planejamento da empresa, sendo uma ferramenta essencial para que esta atinja seus objetivos. O processo orçamentário é fundamental para que se tenha um diferencial na forma de atuação e competição da empresa.

2. A proposta para um projeto normalmente inclui uma seção de custos. Enumere e descreva os itens que deveriam ser incluídos nesta seção.

Sem dúvida a estimativa e planejamento de custos é fundamental para o sucesso de um projeto. Normalmente um projeto tem os seguintes custos: Pessoas; materiais; equipamentos; prédio; e gastos extras.

Pessoas – responsáveis pelas tarefas que precisarão ser executados no projeto, que vai desde as pessoas contratadas temporariamente as que ficarão até a finalização do projeto.

Materiais – todo projeto necessita de itens, mesmo sendo simples muitas vezes demandam uma grande quantidade que se não planejado ao final influencia para um descontrole financeiro, exemplos: papel, canetas, tintas de impressão, etc.

Equipamentos – os equipamentos dentro de um projeto é tão importante quanto às pessoas, afinal, são responsáveis por facilitar o trabalho e em alguns casos os de fazer um trabalho tornar possível.

Prédio – normalmente um projeto necessita de um prédio que sirva como sede para atendimento ao público, ou como depósito, ou ainda, como centro de encontros para reuniões, etc. Devido ao alto custo de um prédio, inicialmente tem-se o hábito de alugar.

Gastos extras – por mais que se planeje bem, quase sempre surge algo inesperado, e é aí que se faz necessário ter uma reserva para cobrir possíveis gastos com viagens, troca ou conserto de equipamentos, etc.

3. Descreva como os recursos podem ser considerados ao desenhar um diagrama de rede.

Podem ser considerados como suficientes ou limitados. O diagrama muda de acordo com os recursos disponíveis. Se houver limitação de recursos o diagrama apresentará as atividades ligadas em série. Já se não houver limitação de recursos o diagrama pode apresentar as atividades ligadas de modo paralelo.

4. O que são restrições técnicas e restrições de recursos? Exemplifique.

Restrições técnicas como o próprio nome diz é quando há algo impedindo o avanço técnico, ou seja, algo está tecnicamente restrito, algo impede que seja usado toda a técnica para a realização de uma tarefa.

Restrição de recursos é quando não há recursos suficientes para a realização completa de uma tarefa.

5. Descreva o que significa nivelamento de recursos. Por que e quando é usado?

Como o próprio nome diz significa nivelar os recursos, ou seja, dá um limite e remanejar o trabalho de modo a otimizar a alocação do recurso que se tem disponível. Muito usado para recursos limitados, pessoas ou algum equipamento muito crítico. Normalmente os recursos funcionam como uma espécie de montanha sobe e desce, ou seja, uma hora sobra e outra hora falta, aí é que entra a importância do nivelamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (246.8 Kb)   docx (202.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com