TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Implementação

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

                                    Processo de implementação

A implementação da avaliação 360° dentro da organização é muito discutida em dissertações e teses, pois é uma implementação eficiente.

Esse método se dar como um instrumento fundamental no desenvolvimento gerencial e organizacional. Mas também esse instrumento pode sofrer interferências em alguns casos, o que faz reduzir sua eficácia. Por isso, esse método deve ser muito bem preparado para ser aplicado corretamente, pois a avaliação 36° graus irá em tese ter pontos positivos e negativos dos devidos participantes.

A visão 360° graus, tem como objetivos propostos organização, ou seja, as empresas praticantes desse método. Essa técnica teve início na década de 50 com suas práticas de desenvolvimento organizacional e de influência da psicologia social- cognitiva. a partir daí os métodos de desenvolvimento foram ganhando aprimoramento na metodologia, mas conhecida como feedback estruturado, fora as outras nomenclaturas.

A unção maior desse método é subsidiar as políticas de gestão com pessoas, a gestão por competências. A avaliação 360° graus visa também o desenvolvimento das lideranças, ou seja, auxiliar nas mudanças organizacionais, onde é uma das formas de se avaliar o desempenho dos colaboradores para fins de promoção/ etc....

Esse método pode ser implementado a todos os níveis da empresa, tanto nas empresas de pequenos e grandes portes.

A avaliação 360° graus tem suas premissas:

1_ O feedback estruturado: É um instrumento efetivo, ou melhor, essência;

2_O fato dos feedbacks terem origens em diversas fontes, onde possa permitir compreensão aos impactos;

Esses impactos é quando as pessoas recebem feedbacks honestos de seus pares, superiores, subordinados, e ficam mais dispostos a mudarem seus comportamentos.

3_ Resultados Comportamentais: Onde dependem das diferenças individuais do empenho individual do avaliados e um ambiente organizacional e favorável a mudanças.

  • Quando a organização adota essa implementação, ela gera 4 etapas na organização:

1ª Etapa: Delineamento do perfil da liderança e o desenvolvimento do instrumento (FEEDBACK).

2ª Etapa: Qualidade dos feedbacks fornecidos.

3ª Etapa: Processamento e utilização dos feedbacks pelo receptor

4ª Etapa: Iteração ao sistema de gestão com pessoas.

        Com base em tudo é necessário que haja por parte da direção/ alta gerência, a atenção para que as relações entre a empresa e os colaboradores, e outros instrumentos adotados pela organização. Pois essa é uma das razões da ineficácia do 360° graus em várias empresas, e deve haver cuidado.

        Aos interessados, é viável que faça primeiro uma avaliação criteriosa deste instrumento, antes de optarem por esse método de implementação, mas, sempre considerando as necessidades específicas da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com