TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo, que processo?

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

VALÉRIA DOS SANTOS TIAGO BORGES

RESUMO DO TEXTO:

PROCESSO, QUE PROCESSO?

SÃO PAULO – SP

2013

VALÉRIA DOS SANTOS TIAGO BORGES        RA: 234.076-3

RESUMO DO TEXTO:

PROCESSO, QUE PROCESSO?

Trabalho apresentado para a disciplina de Administração de Sistemas de Informação, do curso de Administração turno noturno, da Universidade de Santo Amaro.

Prof. Lindomar Hebert Nobre.

SÃO PAULO – SP

2013


             Hoje, diferentemente do passado, as empresas estão procurando se organizar por processos para terem maior eficiência na obtenção do seu produto ou serviço, melhor adaptação à mudança e melhor integração de seus esforços e maior capacidade de aprendizado.

Sendo os processos uma fonte das competências específicas da empresa que busca diferença em termos de concorrência, estes criam apenas as eficiências de hoje mas também garantem o futuro por meio de habilidades que se aplicam aos novos produtos.

Assim, a ideia do processo, mesmo não sendo nova na administração das empresas, é um entendimento que diz ao negócio que este deve ser feito para agradar ao cliente externo, que é o centro das organizações por processo.

Ainda hoje, muitas empresas não têm uma noção clara de qual diretriz seguir para se organizarem por processos. As empresas percebem que é virtualmente impossível mudar de uma organização por tarefas para uma organização orientada por processos sem um claro entendimento do que exatamente faz a empresa funcionar bem e ter ritmo e notam que devem estar preparadas para uma nova maneira de fazer negócios. A importância dos processos de trabalho aumenta à medida que as empresas ficam com conteúdo cada vez mais intelectual ou nas empresas de conteúdo puramente intelectual. Ainda assim, é possível para qualquer empresa mudar sua estrutura para se aproximar de uma organização por processos.

Para enxergar os processos é necessário fazer a distinção entre os processos de negócio e os processos auxiliares ou de suporte pode ajudar muito na identificação dos processos essenciais da empresa. Geralmente, os processos essenciais estão diretamente associados às regras básicas do negócio. análise dos processos nas empresas implica a identificação das diversas dimensões desses processos: fluxo (volume por unidade de tempo), sequencia das atividades, esperas e duração do ciclo, dados e informações, pessoas envolvidas, relações e dependências entre as partes comprometidas no funcionamento do processo. De acordo com essa ideia, os processos podem ser agregados em macroprocessos e subdivididos em subprocessos ou grupos de atividades, e o nível de agregação mais adequado dependem do tipo de análise que se pretende fazer.

Reiterando o que anteriormente foi dito, Para organizar a empresa por processos de negócio, precisamos colocar o foco no cliente externo, já que os processos de negócio começam e terminam nele.

Sendo o processo de negócio relacionado ao funcionamento da organização, os organogramas passam a não ser mais respeitados mas, as áreas funcionais e suas chefias não desaparecem quando a organização assim se estrutura. À medida que os “donos do processo” vão assumindo responsabilidade cada vez maior pelo projeto, pela estruturação e pelo funcionamento dos processos essenciais das empresas, os chefes das áreas funcionais se focam cada vez mais no treinamento e na capacitação do seu pessoal.

Para organizar uma estrutura por processos convém entender que as estruturas organizacionais convencionais têm diversas características operacionais indesejáveis por muitas vezes, priorizarem algumas funções em detrimento dos processos essenciais (aquelas que são criticas para que seja atingido o objetivo da empresa), exagerando na divisão de tarefas. Por vezes, orientada por este conceito de processo, há uma pressuposição de que as pessoas trabalhem de forma diferente, fazendo com que as pessoas cumpram suas tarefas, mas sem ter uma visão mais ampla a respeito dos processos que individual ou coletivamente executam. As pessoas precisam trabalhar em ambiente de colaboração, orientada por processos que funcionem. Na verdade, a opção pela organização por processos deve sempre ser feita depois de cuidadosa análise das condições e circunstâncias da empresa naquela situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com