TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo, que processo?

Por:   •  30/9/2015  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  1.531 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura e resenha do artigo científico: Processo, que processo?  

Link:http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/eng/content/download/11596/113950/file/ref8._processo_que_processo_pdf

O presente artigo apresenta a comparação entre formatos de gestões de empresas tradicionais que não possuem uma organização baseada em processos e empresas que tem em sua gestão a utilização de processos bem definidos. Demonstra os benefícios da organização por processos em oposição a modelos tradicionais de gestão, deixando claro quanto o autor concorda que a administração dos processos empresariais passa pela correta gestão de processos.

É notório que uma empresa que tem processos bem definidos é competitiva no mercado e estruturada tanto internamente quanto externamente com clientes e parceiros. Essa estruturação é apresentada a partir da importância da identificação dos processos dentro da organização, não apenas os operacionais, como também os administrativos.

Considerando-se o mercado cada vez mais competitivo que temos hoje entre as organizações, as transformações forçam as organizações a se adaptarem, a fim de manterem sua posição no mercado. Assim, prevalecendo apenas aquelas que se moldam conforme as tendências da globalização. Nesse sentido os processos são essenciais para manter as organizações no mercado, estabelecendo um conjunto de tarefas que resultem em atender necessidades especificas, mantendo-se o foco no cliente. Existem processos em todos os setores da empresa, tanto na administração quanto na produção. Temos é que identificar estes processos, destacando os mais importantes que têm a finalidade de negócios e auxiliares. Após identificação, podem ser divididos em macro processos, processos, atividades e tarefas.
A gestão dos processos portanto deve estar focada na organização da empresa. O gestor deve estabelecer o foco da empresa voltado para o mercado, já que todos os processos existem em função deste. Os clientes têm o interesse que as empresas proporcionem conforto, solução rápida, custo baixo e maior valor agregado aos produtos ou serviços.

É sabido que qualquer organização estruturada por tarefas precisa ser redesenhada para poder funcionar por processos, tendo o claro entendimento de todas as atividades internas que movimentam a empresa e devendo ela estar preparada para uma nova maneira de fazer negócios. Contudo, é necessário analisar as condições e circunstâncias da empresa para a devida aplicação dos estágios por processos, considerando ainda que muitos líderes devam compreender a importância da padronização desses processos, ocasionando assim melhores resultados na operação interna e no mercado externo, contribuindo assim para termos empresas competitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com