TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 16

TAMIRIS GABRIELI DE PAULA RA 8763959679

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

MATÃO – SP

2015

TAMIRIS GABRIELI DE PAULA RA 8763959679

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Educação Infantil.

MATÃO – SP

2015

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04

Introdução.................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil:

1 – Observação e Interação na Escola......................................................................07

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.........................................................................................................................11

3 – Plano de Aula.......................................................................................................13

4 – Regência..............................................................................................................20

Considerações Finais..............................................................................................20

Referências Bibliográficas......................................................................................22


IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Tamiris Gabrieli de Paula

RA: 8763959679

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2015

Início do estágio: 08/09/2015

Término do Estágio: 23/11/2015

I – INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é uma disciplina obrigatória do curso de Pedagogia e um processo de aprendizagem indispensável para o futuro docente, o estagiário é um ser em processo de formação, criação e construção de um segmento educacional, tendo como referência a teoria aprendida e a prática vivenciada.

Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Desta forma, "o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia." (PIMENTA e LIMA, 2004), tornando esta etapa importantíssima para o profissional estar capacitado para função de educador.

O estágio de docência na Educação Infantil tem como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula porque é nesse momento que o estagiário tem a oportunidade de entrar em contato com a realidade profissional no qual será inserido.

O estágio apresentado foi realizado na instituição Cooperativa Educacional de Matão, conhecida por Escola Cem. Localizada na Rua José Bonifácio, 515 Centro, na cidade de Matão — SP.

Durante o estágio, realizei observações no dia-a-dia dos alunos da Educação Infantil, participei das atividades desenvolvidas pelos professores, onde houve a troca de experiências com os alunos da escola.

A turma observada é composta por 10 alunos, com idades entre 05 e 06 anos. A professora é Gisquenia dos Santo Viana, formada em pedagogia.

Pode observar ao longo do estagio as crianças sempre ativas e dispostas a aprender o que lhes era apresentado. Ao longo do estagio foram realizadas tarefas, como pinturas, contos de histórias, atividades envolvendo música e diversos trabalhos com os mais variados tipos de materiais.

Foi muito gratificante poder estagiar nessa turma, pois além de ensinar, acabamos aprendendo muito com as crianças também.

O espaço da escola é amplo, têm parquinho, banheiros, cozinha, biblioteca e uma, quadra para as crianças praticarem esportes. As salas de aulas que são equipadas com mesas, cadeiras, armários, estantes adequadas à faixa etária dos educandos. Os materiais didáticos são de boa qualidade.

A proposta pedagógica da escola é fazer com que o aluno se sinta em casa, gostem de estar ali aprendendo e ha não ver a escola como um lugar chato no processo educativo. Eles buscam também transmitir valores ao ser social e participante, promovendo as condições necessárias para o encontro entre conhecimento e vida.

Ao decorrer do estagio apresentei alguns tipos de planos de aula, eles foram ministrados em sala de aula, gostei muito do resultado e a turma também, em todos os projetos tive compreensão da professora.


II – DESENVOLVIMENTO:

  1. Observação e Interação.

Na escola onde o estágio foi realizado possui a sala da diretora, a secretaria, a sala dos professores, cozinha, pátio, quadra e parque para as crianças brincarem, banheiros e bebedouros de água.

Ao iniciar o estágio, a estudante teve a oportunidade de conhecer a Diretora e a Professora responsável pela supervisão do estágio. Também foram apresentadas as dependências físicas da escola, bem como os demais funcionários e alunos da sala, onde a estudante estagiaria durante os próximos dias.

O estágio de observação foi  realizado no nível 2 que atende a 10 crianças, sendo 4 meninos e 6 meninas. As crianças sentam individualmente, cada um em sua carteira que é organizada por fileiras.

 A professora faz uso de diversos recursos didáticos para a realização das atividades em sala como: jogos, livros, músicas, representação do conteúdo através de teatro, vídeos, e etc. A aula começa com o período livre onde as crianças podem brincar ou conversar, enquanto isso a professora recolhe os lanches e avalia o caderno de tarefa de cada aluno. Em seguida, a professora já acomoda os alunos onde ela já explica o conteúdo abordado naquele dia e já da inicio nas atividades. Um pouco mais tarde vêm à hora do lanche, voltando do lanche as crianças realizam mais algumas atividades, e logo já é hora de ir embora; a professora leva os alunos até o portão, onde os pais já os aguardam para ir embora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (279.2 Kb)   docx (437.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com