TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  31/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER
                     

 MARIANA SUSY DA SILVA



RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

TOLEDO PR 2016

MARIANA SUSY DA SILVA

               

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

TRABALHO APRESENTADO

 Á DICIPLINA DE METODOLOGIA

 DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO

CURSO DE PEDAGÓGIA

 DA FACULDADE INTERNACIONAL

 DE CURITIBA-FACINTER                       

TOLEDO PR 2016

SUMÀRIO 



1
INTRODUÇÃO................................................................................................03

2 A INSTITUIÇÃO ESTÁGIADA........................................................................05

 

2.1 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA INSTITUIÇÃO..................................06

2.1.1 OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA........................................................08

2.1.2PLANO DE AULA......................................................................................11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................12

4 REFERÊNCIAS..............................................................................................13


INTRODUÇÃO

 Objetivo desse estágio é analisar o processo de ensino, observando, planejando ações a serem desenvolvidas com alunos do berçário ou pré dois Ensino de educação infantil e participando delas.

 Relação professor, aluno e conhecimento na configuração do processo educacional de educação infantil.

Metodologias de ensino. Planejamento da ação pedagógica: gestão e docência. Prática Pedagógica Inclusiva: análise planejamento e atuação. Aulas expositivas ao vivo, viam satélite (tele aulas), com possibilidade de interação via 0800 e Chat; Desenvolvimento de atividades de reflexão e debatem entre alunos/ alunos e alunos/ professores viam Ambientes; Virtual de Aprendizagem (fórum); Realização de debates e explicações via Rádio Web; Esclarecimento de dúvidas e realização de discussões via Chat com o professor da disciplina; Indicação de estudo na Rota de Aprendizagem; Indicação de referências (bibliográficas e audiovisuais) para ampliação do conhecimento.

É importante para a formação profissional do acadêmico em pedagogia, tornando o aluno cociente de suas praticas em sala de aula, a tomada de consciência individual e coletiva do que é ser pedagogo, das suas possibilidades, dos seus limites e de suas perspectivas profissionais, constituindo sua identidade profissional.

Nesse relatório vai ser trabalhado, no desenvolvimento: identificação da instituição estagiada, concepção pedagógica da instituição, descrição e análise reflexiva das atividades de Estágio Supervisionado, caracterização dos espaços de observação, caracterização dos profissionais que atuam na instituição estagiada, caracterização da turma estagiada, caracterização dos alunos colaboradores da pesquisa, perfil do professor observado durante o Estágio Supervisionado, descrição das aulas assistidas, descrição das atividades de avaliação observadas e a elaboração de um plano de aula. Considerações finais e referências.

A ESCOLA ESTÁGIADA

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL foi realizada na instituição, Cleuci Aparecida Berger.

          Endereço Rua Nossa Senhora da Luz, 167. Jardim Santa Maria Toledo - PR CEP: 85903-0800 Telefone, (45) 3277-5874. E-mail, claudiamarafon@hotmail.com. 

 

Ensino educação infantil e suas peculiaridades no período matutino e vespertino. A instituição atende um total de 62 alunos, desses totais são 2 são alunos em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de 08 a 22 de junho no período vespertino sendo observada a turma do berçário e maternal.

 

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A educação ou prática educativa e um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária á existência e funcionamento de todas as sociedades, sendo assim precisam cuidar do indivíduo, auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades físicas, ativa e transformadora nas instancia da vida social. Assim desenvolver práticas pedagógicas capazes de gerar novos avanços para o desenvolvimento motor e cognitivo ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetivos e materiais; conhecer símbolos para representação e registro de ideias e fala; compreender a escrita enquanto representação da linguagem oral; participar de situações que exijam a tomada de decisões, avaliando o argumento apresentado pelos diferentes integrantes do grupo de discussão.

As finalidades educativas subordinam-se, classes determinados pela forma de organização das relações pessoais.

Por isso, a pratica educativa requer uma direção de sentido para formação humana dos indivíduos e processos que lhe corresponde.

Assim para tornar efetivo o processo educativo, é preciso dar-lhe uma orientação sobre a finalidade e meios de sua realização, conforme opções que se façam quanto ao tipo de homem que se deseja formar e ao tipo de sociedade a que se aspira. Portanto a educação infantil constitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (438.6 Kb)   docx (375.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com