TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e Seleção de Pessoal na Organização

Por:   •  24/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE CIENTÍFICA – 1º BIMESTRE

GESTÃO DE PESSOAS – CURSO: RECURSOS HUMANOS, PROFESSOR RAFAEL CAMPOLINO: 18 DE ABRIL DE 2018, SEXTA FEIRA

CARLOS THAILSON

STHEFANY LORRANE

THAYNA RODRIGUES

THALLES DARLLEM

TÍTULO:

Recrutamento e Seleção de Pessoal na Organização.

Palavras-chave

Analisar, selecionar e decidir

Introdução

A elevada competitividade que acerca o mundo exigiu que as empresas valorizassem seus recursos humanos, a área de recrutamento e seleção é de extrema importância, pois além de selecionar uma pessoa para um cargo, verifica se a mesma se adapta a cultura organizacional. Por meio do processo de recrutamento de pessoas, é possível identificar habilidades requeridas que fazem toda a diferença neste mercado competitivo. A capacitação de uma pessoa para o preenchimento das vagas é um grande desafio e a inexistência de critérios e instrumentos à seleção pode ocasionar problemas sérios, provocando perdas financeiras e de clientes. Recrutamento é o processo utilizado para atrair pessoas qualificadas para ocupar cargos disponíveis nas organizações, já a seleção é um processo que analisa e decide entre as pessoas recrutadas aquele que melhor se adéqua ao cargo disponível.

Objetivos

O objetivo do recrutamento consiste em atrair candidatos e, para que seja eficaz, deverá fazê-lo em número suficiente para fornecer o processo de seleção e assim permitir que este funcione. Trata-se pois de um "Sistema de Informação" que visa a divulgação de ofertas de oportunidades de emprego ao mercado de Recursos Humanos.

Material e Métodos

Podemos aqui levar ao conhecimento alguns métodos usados para captação e seleção de pessoas, vejamos na Captação pode se utilizar a internet, networking, indicação, headhunteres, consultorias, anúncios e instituições acadêmicas, logo em seguida a Triagem com os currículos, ficha cadastral, questionários, teste de ajustamento à cultura e entrevista de pré-seleção, caso o candidato não seja selecionado ele irá para o banco de dados da empresa caso o contrário ele seguirá para a próxima etapa que é a avaliação aonde encontramos dinâmicas, simulações, entrevistas e teste com projetos. Passando disso entra a decisão final e contratação. Todos esses métodos trabalham para filtrar o melhor candidato assim temos o lado qualitativo tirado do método.

Resultados e Discussão

A principal função das empresas é selecionar os melhores profissionais do mercado, formando equipes motivadas a melhor atender aos seus clientes, sendo esse seu principal serviço. Há várias fontes para recrutar candidatos, dependendo da necessidade de cada empresa, para isso ela deve ter um setor responsável com pessoas que tenha competências para recrutar outras pessoas que possa agregar valor na organização. Sabe-se também que cada empresa tem a sua forma de selecionar as pessoas em função da categoria e dos requisitos serem cobrados, classifica as etapas de seleção através de uma ficha cadastral, depois dessas informações obtidas são realizadas técnicas de seleção tais como: dinâmicas, simulações e teste. Lembrando que os testes psicológicos devem ser aplicados por profissionais da área da psicologia.

Conclusão

Em referência aos conhecimentos de provisão de recursos humanos, podemos enfatizar que as pessoas nas organizações desempenham um papel vital para o alcance dos objetivos globais da empresa. Na gestão de pessoas, as etapas de recrutamento e seleção resultam em impactos e mudanças no comportamento das equipes formadas. Quanto maior a necessidade de grandes resultados, maior será a importância da seleção de colaboradores eficientes e capacitados.

Referências

PONTES, B. R. Planejamento, Recrutamento, e seleção de pessoal. 5 ed. São Paulo:

LTr, 2008.

CORRENTE, V. Recrutamento e Selecção. 2008. Disponível em:

silva.pt/EGI_grh/trabalhos_08_809/Word/Recrutamento%20e%20Selec%C3%A7%C3

%A3o.doc.pdf > Acesso em: 19/09/2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com