TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e selecoa de pessoas

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Cada vez mais, as empresas têm necessidades de se adaptar às mudanças do ambiente externo em pouco tempo, e isso acaba exigindo que o setor de Recursos Humanos trabalhe dobrado, buscando recrutar e selecionar os candidatos, sejam eles como recrutamento interno, externo ou recrutamento misto, e isto se deve ao fato da necessidade das organizações terem que estar sempre revendo suas carências de recurso humano há curto, médio e longo prazo. Atrair e manter talentos são um grande desafio da gestão de pessoas. O início deste desafio está em identificar a pessoa certa para o lugar certo nas empresas. O setor de Recursos Humanos vem ganhando espaço e mostrando que nos dias de hoje o grande diferencial no resultado final é a pessoa. Entende-se que a empresa deve estar bem preparada e com funcionários capacitados para enfrentar as mudanças ambientais. As empresas possuem uma grande necessidade de obter pessoas comprometidas com suas atividades, o cenário mundial esta em constante mudança, como a globalização, a revolução tecnológica e a complexidade das estruturas organizacionais. Gerir recursos humanos vai além do papel, está na capacidade de identificar talentos, direcionar qualidades, administrar conflitos e manter a casa em ordem. Existem diversas maneiras de divulgar vagas como: Edital interno, anúncio em jornais e revistas, Inscrição pelo site, Recebimento espontâneo de currículos, Utilização de agências especializadas tradicionais e virtuais, Divulgação em escolas (Estágios) e Indicação de pessoas de confiança. Após a divulgação de vagas é hora de fazer o recrutamento interno ou externo, selecionar os melhores candidatos através de entrevistas devidamente planejados para identificar o melhor profissional para cada atividade disponível na organização.

Relatório

Empresa: Casa Mimosa Hidráulica e Acabamentos LTDA

A Casa Mimosa Hidráulica e Acabamentos LTDA atua no mercado de trabalho desde 1970, o seu segmento é o ramo de hidráulica e acabamentos, a empresa é referência na área da construção civil e ocupa lugar de destaque no mercado, tornando-se uma marca forte em toda São Paulo.

A Casa Mimosa tem alguns diferenciais, como podemos ver abaixo:

 Ótimos preços;

 Amplo estoque de produtos a pronta entrega;

 Faturamento para empresas e condomínios;

 Frota própria para entrega de mercadorias a domicilio;

 Fabricação própria de calhas e rufos;

 Atendimento personalizado;

Realizado entrevista com responsável pelo departamento de Recursos Humanos da empresa, Casa Mimosa Hidráulica e Acabamentos LTDA, Sra. Priscila Cristina da Silva onde relatou como são realizados os processos de Recrutamento e Seleção:

Atualmente a empresa conta com uma equipe de 130 (cento e trinta) colaboradores que são profissionais treinados e qualificados para melhor atender seus clientes, temos uma grande estrutura na área de expedição para que as entregas de materiais sejam realizadas o mais rápido possível, possuímos um amplo estoque de materiais, louças, de diversas marcas para um atendimento diferenciado aos nossos clientes.

A Casa Mimosa é uma empresa familiar e que cresceu de uma forma honesta, com muito trabalho e esforço de seus colaboradores, sendo que hoje em dia muitos deles continuam na empresa após o crescimento e isso mostra que a organização acredita e investe em seus funcionários.

A empresa não tem muita rotatividade, porém quando se inicia o processo de recrutamento as vagas são fixadas nos murais internos, pois dessa maneira os próprios colaboradores pode se candidatar, também colocamos placas do lado externo da empresa e isso faz com que possíveis candidatos entreguem seu currículo pessoalmente e dessa forma podemos avaliar o candidato de uma maneira “informal”, ou seja, sua vestimenta, forma de falar, agir e etc.

É claro que o candidato não será avaliado somente no ato da entrega do currículo, porém esse detalhe ajuda na triagem para agendamento das entrevistas, todos os currículos entregues são filtrados e selecionados de acordo com a vaga.

Após este processo as pessoas selecionadas passam por uma entrevista com o responsável do departamento de Recursos Humanos, essa entrevista é realizada com uma sequência, ou seja, a vida pessoal como: idade, estado civil, se tem filhos, onde mora, formação e entre outras perguntas, logo após o candidato deve relatar sua experiência profissional e de acordo com a descrição feita em seu currículo todas as informações são conferidas de imediato com a carteira de trabalho (O candidato deve levar o documento, pois o mesmo é requisitado no agendamento da entrevista).

Em seguida falamos um pouco da empresa, quais são as formas de trabalho, descrevemos o perfil da vaga, também o que a empresa está buscando no candidato. Quando esse processo finalizar se o candidato estiver dentro do perfil da vaga, o mesmo será analisado de uma forma mais complexa, de acordo com suas experiências registradas na carteira profissional pedimos informações nas empresas onde o mesmo trabalhou, caso não tenha boas referências o candidato é dispensada, caso contrário irá passar por outro processo com o gestor da área, porém essa entrevista será para o responsável do setor conhecer o seu futuro colaborador, porque o staff selecionou a pessoa de acordo com o perfil solicitado pelo gestor.

O processo de recrutamento e seleção dependendo da função é feita de outra forma, pois se a vaga exige um conhecimento especifico é aplicado testes teóricos ou até mesmo práticos, como por exemplo, de informática, o anúncio da vaga é formal geralmente divulgado em sites ou jornais como, por exemplo:

ANÚNCIO: pela internet site Catho

Vaga: ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS Código da vaga: 225879 Cidades: ABC Paulista/ SP (1 vaga) Descrição: Atuará como analista de recursos humanos, identificando e desenvolvendo soluções que contribuem para metas e objetivos estratégicos; Realizar rotinas de recrutamento e seleção; Treinamento e desenvolvimento; Gestão de Remuneração (cargos e salários) Coordenar o processamento de ponto, VT e demais benefícios.

Pré Requesitos: Formação: Ensino Superior Completo (Rh, Psicologia), Experiência na função, Pacote Office Intermediário, Foco em resultado, Conhecimento sistema Sap. Benefícios: Vale Transporte; Vale Alimentação; Assistência Médica; Assistência Odontológica; Auxílio Creche;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com