TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Gestão Ambiental

Por:   •  21/5/2021  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha – Texto 03

Matéria: Gestão Ambiental

Alunos : João Victor Ayres de Almeida

               Pedro Oliveira Marques

Com o passar do tempo o mercado se atualizou e se tornou mais competitivo em diversos tipos de âmbitos, fazendo com que o empresário precise se atualizar constantemente para que não veja sua empresa fracassar diante de seus concorrentes diretos. Além disso o esgotamento dos recursos fizeram com que haja a necessidade de se mudar o jeito de fazer negócios.

Uma saída que pode ser identificada como adequada, foi a utilização da sustentabilidade como meio social e comercial para que haja um diferencial de mercado para que se agregue valor ao produto e a empresa e também concomitantemente contribua para todos os membros dos processos desenvolvidos.

A sustentabilidade surgiu com o viés de permitir com que as próximas gerações possuam condições melhores do que as quais que estamos encontrando hoje, ao mesmo tempo, a reformulação dos negócios para que não afetem o meio ambiente dos nossos descendentes vem de encontro com uma oportunidade aos empresários de contribuir sustentavelmente para sua comunidade regional, sem continuar atuando comercialmente e gerando lucro.

Para que um negócio possua um bom desempenho deve haver um bom manejo dos recursos e dos sistemas naturais, nenhum negócio pode atentar contra a disponibilidade de recursos, por quaisquer que sejam, até o consumo de energia deve estar presente na tomada de decisões, na realidade o que é mais importante é fazer mais com menos além de nunca perder o viés econômico na hora de executar um projeto de sustentabilidade numa empresa pois o que se busca é o melhoramento contínuo na qualidade de vida dos indivíduos por meio do investimento em infra-estrutura, serviços e bens.

O negócio sustentável pode ser descrito por algumas das características que possui, como: buscar a criação de benefícios sociais, desenvolver mercados que incorporem esses valores e ser rentável. Nos últimos anos, a evolução do negócio sustentável foi de alguma forma caótica pois os meios de comunicação nos anos 70 faziam prevalecer o pensamento por parte dos consumidores e por parte dos negócios que seu papel era exclusivamente pagar os impostos.

O negócio sustentável de hoje deve focar no desenvolvimento de um sistema muito mais cíclico do que linear. Os processos lineares são conhecidos por gerar resíduos não-utilizáveis que muitas vezes se acumulam nas fontes dos recursos naturais aproveitáveis pelo ser humano.

Os empresários devem pensar e atuar de forma diferente para ter negócios diferentes e levar maior valor aos consumidores. Como primeiro elemento, eles devem aprender a compreender como as ameaças podem converter-se em verdadeiras oportunidades para se fazer novos negócios.

Opinião: Cada vez mais surgem oportunidades de negócios para os empresários, se diferenciará e obterá êxito aquele que identificar essas oportunidades e procurar o melhor meio de explorá-las, a sustentabilidade é uma dessas oportunidades, que além de beneficiar o empresário também olha para as nossas próximas gerações, tentando prover um meio ambiente com pelo menos a mesma condição com que vivemos hoje em dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com