TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de A História das Coisas

Por:   •  14/9/2018  •  Resenha  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha de “A História das Coisas”

O vídeo é objetivo e de fácil entendimento. Aborda a História das Coisas, de onde vem e para onde vão tudo aquilo que compramos. Neste curta metragem é evidenciado o excesso pela busca de bens materiais, resultando na falsa necessidade que as pessoas possuem, bem como os impactos que este excesso gera ao meio ambiente. Destaca a forma com que estão tratando os recursos naturais e o quão negativo isto se torna para a natureza e para a população.

A questão ambiental vem ganhando extrema força nos últimos anos. As pessoas começaram a tomar consciência de que, todos os atos cometidos, sejam eles bons ou ruins, terão consequência, direta ou indiretamente. Diante desta percepção, iniciam-se os questionamentos de “o que estamos fazendo com/pelo nosso planeta”. No vídeo, podemos observar alguns destes questionamentos.  

O vídeo mostra nossa realidade, no que diz respeito ao consumo excessivo, propiciando que a produção de lixo e a demanda de matéria prima, sejam extremamente altas, principalmente nos Estados Unidos. Concordo plenamente que o problema do lixo e a demanda destes produtos precisam ser solucionados. Mas não é possível que se culpe, somente, o governo e as grandes empresas envolvidas, por tal problema. É preciso que a população, as empresas e organizações tomem consciência de que este problema também é nosso, mesmo que o governo não faça a sua parte. A mudança precisa acontecer. Muitas empresas visam ou tem como objetivo o lucro. Por este motivo, estão a todo momento criando produtos e lançando numerosas propagandas, afim de induzir os indivíduos que adquiram tais produtos, mesmo que já possuam outros muito parecidos, se não igual.

Isso acontece para que possam vender mais, estarem visíveis no mercado. Do contrário, fecham as portas, disponibilizando espaço a aqueles que se submetem a tal situação. Podemos abordar ainda a mídia como um todo. Sua principal finalidade é informar as pessoas, mas aos poucos estamos perdendo tal finalidade para aquilo que é atrativo, dá audiência e consequentemente, gera lucro.

Olhando por esta perspectiva, nos parece não ter saída, mas ela existe. É de extrema importância que saibamos nos posicionar perante as mídias, é necessário que tenhamos senso crítico de tudo aquilo que nos consome diariamente, sejam produtos, objetos, serviços. Para que possamos estar cientes de tudo isso que nos cerca e para que consigamos realizar a diferenciação, precisamos contar com uma educação de qualidade, seja ela na família ou na escola.

Precisamos ainda realizar uma auto avaliação para que possamos fazer a nossa parte na sociedade, sem que nos preocupemos com o governo que nos cerca e que nos cega a cada dia. A avaliação parece pequena aos nossos olhos, mas se todos a fizessem, certamente ajudaria. Outra maneira, a que parece mais viável, seria transformar toda a questão ambiental em algo que revertesse o valor para o planeta, algo que realizasse a preservação, de forma lucrativa, isso sim seria efetivo.

Desta forma as empresas se mobilizariam, ainda mais, para melhorar/cuidar do planeta. Hoje, é possível observar em muitas empresas a questão socioambiental, mas infelizmente, para algumas, este, é um fator apenas para cumprimente de regras. Se envolveriam mais e os avanços nesta área poderiam ser tão expressivos quanto os avanços tecnológicos que vivenciamos a cada dia que passa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com