TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o Fordismo

Por:   •  15/3/2016  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  2.132 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre o Fordismo

O fordismo foi criado nos Estados Unidos da América pelo empresário Henry Ford, esse sistema tem como característica marcante a produção em massa. Em 1914 Henry usou este sistema em sua fabrica de automóveis criando assim um sistema de linha de montagem.

O principal intuito ou objetivo que o Fordismo tinha era o de reduzir os custos e com isso conseguir baratear o produto, o que, poderia abranger o seu produto para um numero maior de classes de consumidores.

O sistema funcionava de uma forma bem simples, uma esteira conduzia o produto ate o funcionário que executava uma pequena parte da tarefa (divisão de trabalho) de forma que o funcionário não precisaria sair de sua seção, o que dava mais agilidade ao trabalho e maior velocidade de produção, alem disso, não era necessário mão de obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava uma parte e somente ela.

O fordismo foi um dos sistemas de produção mais revolucionária, devida ser o primeiro sistema que possibilitava que houvesse produção em massa de um produto.

Para o Lado dos trabalhadores de `chão de fabrica’ as coisas não eram tão boas assim, o sistema criado por Henry Ford acarretava alguns problemas como trabalho repetitivo, desgaste, baixos salários alem de não dar muito ‘prazer’ para o trabalhador devido o mesmo não conseguir participar de todo processo de produção.

Um dos filmes em que o Fordismo é bem retratado é ‘tempos modernos’ onde chaplin faz uma obra critica sobre este sistema.

Com o passar do tempo foram surgindo sistemas um pouco mais modernos que garantiam maior produção com mais eficiência, como é o caso do toyotismo.

O Fordismo abriu muitas portas para os processos de fabricação das indústrias, até hoje conseguimos perceber que varias empresas adotam meios de produção espelhados no Fordismo, e que estas conseguem evoluir siguinificativamente em sua produção e lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com