TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Em tempos de alta competitividade na busca pela excelência do desenvolvimento das atividades empresariais, se faz necessário que a empresa acompanhe sempre as novas tendências do mercado, para isso uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão são os sistema de informação.

Na administração a informação e de extrema importância para a organização, mas para adquirir essas informações são necessárias algumas ferramentas utilizadas pelos gestores da empresa, como agilidade e planejamento, para isso e preciso entender como os sistemas de informação funcionam, é fundamental para uma organização utilizar o que realmente ira suprir as necessidades da empresa através de um sistema.

Para DAVENPORT e PRUSAK (1999), é essencial para a realização bem-sucedida dos trabalhos ligados ao conhecimento, que as organizações saibam definir o que são dados, informações e conhecimento, pois o sucesso ou o fracasso organizacional muitas vezes pode depender da aplicação desses elementos para solução de problemas e tomada de decisões.

Dado consiste em algum tipo de elemento que não tem nenhum significado. Informação é obtida através as organização dos dados sendo possível sua interpretação e analise. Quando os indivíduos realizam essa interpretação e analise eles estão adquirindo conhecimento.

De acordo com OLIVEIRA (2002, p.35), “sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função”. A formação de um sistema se dá pela união de diversas partes interdependentes que conjuntamente visam atingir um objetivo comum.

Sistemas de informações

O sistema de informação é responsável pela coleta, processamento, armazenagem, análise e distribuição de informações que tem um determinado objetivo dentro de uma Organização. Esse sistema, como qualquer outro possui entradas e saídas. Para que se tenha um sistema trabalhando de forma certa é preciso entender que as informações são adquiridas a partir de dados. Essas informações são para ajudar no suporte à tomada de decisão pelos gestores, realizando seus trabalhos com mais rapidez.

É muito importante levar em consideração a quantidade e a qualidade das informações geradas por esses sistemas de informação, evitando que as informações fiquem perdidas dentro da empresa ou que informações importantes cheguem tarde ou que essas informações não sejam confiáveis.

Existe muita dificuldade na informação muitas empresas até sabem como obter dados, mas não sabe como usá-los uma base de dados, por maior que seja ela não é informação. As informações precisam ser reunidas para obter um significado para ser usada como uma decisão. As empresas tem que usar a informação, possuir habilidades analisar e fazer uso das informações para tomadas de decisão.

O mundo atualmente passa por transformações onde o recurso mais importante para a sociedade é o conhecimento. Ou seja, a sociedade precisa estar organizada para a inovação e precisa saber lidar com o volume de informações que obterão principalmente na organização.

Esses sistemas são classificados em Sistemas Abertos que interagem e se relacionam com o meio externo por exemplo as organizações que são influencias pelas mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com