TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 7

BÁSICO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 1:25

  • MODO BÁSICO

RESUMO: Esta disciplina tem por objetivo conceituar e informar dados sobre o sistema de informações gerenciais (SIG) que por sua vez servirá de base para procedimento decisório fundado na colheita e análise de informações, estas disponibilizadas pelo SIG, abrangendo elementos externos e internos.

 

PALAVRAS CHAVES: Sistema de informações gerenciais, SIG, informação, tomada de decisão.

 

Área da Tecnologia da Informação que veio para dar mais rapidez, apoiar e melhorar o desempenho das empresas, bem como seus processos e objetivos com mais rapidez nas informações e tomadas de decisões. Seu conceito é baseado em dados e informações onde os dados são elementos da forma bruta, mas podem, por si só, levar a compreensão de um determinado fato ou situação, enquanto que a informação é um dado trabalhado que permite ao executivo tomar uma decisão.

 

Para que uma empresa possa tomar determinadas decisões estratégicas, é necessário que o Sistema de Informação Gerencial propicie informações para que os administradores possam gerar relatórios eficazes, fornecendo o apoio necessário para a decisão a ser tomada. Ressalta-se que as empresas que tenham em suas mãos as informações necessárias nos momentos certos tem menos chance de desperdiçar capital, posto que, elas terão o conhecimento de onde, quanto, e quando devem investir em determinado projeto.

Segundo Oliveira (2008) o Sistema das Informações Gerenciais são definidos com processos utilizados para transformar dados em informações que auxiliem no processo decisório das empresas.

 

Para Norton (1996) o Sistema de Informações Gerenciais é:

 

um sistema, ou conjunto de regras e procedimentos, para o fornecimento preciso e oportuno de informações às pessoas de uma organização. Este sistema formaliza o processo de capturar, armazenar, reunir e relatar informações, de maneira precisa e oportuna pra que ele se constitua de forma vital pra qualquer organização. Além disso, é importante que as informações sejam concisas, completas e relevantes, para que seja apresentada a tempo aos seus organizadores e planejadores da empresa e não resultar em perda de produtividade e oportunidades.

 

O fornecimento de relatórios, que contenham informações sobre o funcionamento das organizações, decorre da função primordial do SIG. Lastreado nestas informações os administradores conseguem controlar e delinear os melhores caminhos para a organização ser competitiva e lucrativa. As informações oriundas do SIG darão suporte a todos os setores da empresa.

 

Segundo Oliveira (2008), os sistemas de informações gerenciais tornam-se indispensáveis, pois na grande maioria das empresas que utilizam sistemas informatizados, há muitos dados que estão à disposição, mas esses dados por si não podem ser utilizados no processo de tomada de decisões sem antes passar por um processo de conversão, de transformação, fazendo com que se tornem efetivamente informações. É nesta etapa onde os sistemas de informações gerenciais atuam, compilando estes conjuntos de dados em informações processadas.

[pic 1]

Referências:

 

http://www.unioeste.br/campi/cascavel/ccsa/VISeminario/Artigos%20apresentados%20em%20Comunica%E7%F5es/ART%203%20-%20A%20import%E2ncia%20do%20sistema%20de%20informa%E7%E3o%20gerencial%20para%20tomada%20de%20decis%F5es.pdf

 

http://www.ceavi.udesc.br/arquivos/id_submenu/387/john_frank_eichstaedt_toni_edio_degenhardt.pdf

 

LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de Informações Gerenciais: Administrando a Empresa Digital. 5º ed, São Paulo: Editora Prentice-hall Do Brasil, 2005.

 

NORTON, P. Introdução a Informática: Novas aplicações com Microcomputadores. 1 edição São Paulo: Makron Books, 1996.

 

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistema de Informações Gerenciais: Estratégicas Táticas Operacionais. 12ª Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

 

Intermediario.

Resumo: Neste modulo iremos abordar o sistema de informações gerenciais analisando seus principais aspectos quanto às facilidades obtidas quando da correta utilização do mesmo, assim como aspectos que podem fortalecer o referido sistema e consequentemente o melhor entendimento e utilização das informações disponibilizadas pelo mesmo.

 

Palavras chaves: Sistema de informações, aplicabilidade, decisões, ferramentas.

 

Quando falamos em Sistema de Informações Gerenciais, estamos nos referindo a um complexo sistema de coleta de dados, sejam eles internos a organização ou externos a mesma, sempre voltados para a geração de informações, necessárias, para o processo de tomada de decisão da empresa.

 

Vejamos a figura abaixo:

[pic 2]

 

.

Fig. 1 – Transformação dos DADOS em AÇÕES

 Conforme o fluxograma acima demonstrado, verifica-se a transformação de dados coletados em infamações úteis a empresa, as quais irão materializar-se em ações, além de afetar a influencia, produtividade, lucratividade e as decisões estratégicas da empresa.

 

O principal objetivo do Sistema de Informações Gerenciais é proporcionar àqueles que detêm o poder decisório, sejam eles estratégicos, táticos ou operacionais, uma maior visualização dos pontos fortes e fracos da empresa, auxiliando-a no processo de conhecimento e melhores tomadas de decisões.

 

No que tange as informações utilizadas pelos executivos, estas colhidas de forma bruta, sob a forma de dados, foram posteriormente lapidadas, sempre, balizados pelos fundamentos, visão e objetivos da organização. Desta feita, percebemos uma forte ligação do Sistema de Informações Gerenciais com o processo decisório, sempre adequando os dados colhidos às necessidades, transformando-as em ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (163.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com