TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Siatema de informações gerenciais

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.238 Palavras (13 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 13

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Sistema de Informações Gerenciais 4

2.2 O novo perfil do administrador 6

2.3 Sistema de Informações Gerenciais 7

2.4 Vantagens competitivas 8

2.5 Os tipos de VANTAGEM COMPETITIVA 9

2.6 PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 10

2.6.1 Introdução 10

2.6.2 Descrição do Problema 11

2.6.3 Justificativa do Projeto 11

2.6.4 Objetivos gerais 12

2.6.5 Objetivos específicos 12

2.6.6 Resultados esperados com a execução 12

2.6.7 Abrangência do Projeto 13

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desta atividade é discorrer sobre as diferentes funções de um Sistema de Informações Gerenciais – SIG, apresentar de forma clara a importância deste sistema, suas aplicações e as vantagens de sua utilização.

Também destacar sua relevância como ferramenta fundamental para a gestão de uma empresa na atualidade.

Uma Proposta de Implantação de um Sistema de Informações Gerenciais será elaborada a fim de evidenciar toda a vantagem competitiva que uma organização pode obter através do uso desta ferramenta.

Será identificado todo o processo ao qual uma empresa deverá seguir para em fim atingir o êxito em seus negócios.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Sistema de Informações Gerenciais

Com o passar dos tempos e a maturidade na gestão das empresas, uma nova ferramenta foi elaborada para dar continuidade de seu desenvolvimento com segurança nas tomadas de decisões, essa ferramenta é o Sistema de Informações Gerenciais.

Esse sistema foi elaborado a partir da necessidade de se colher os dados com rapidez e precisão, e uni-los de forma com que o gestor pudesse, ao observá-los, ter uma visão geral da situação e assim tomar a decisão correta.

O processo de planejamento para as empresas se torna, com a evolução da gestão, imprescindível para que as empresa possam provisionar suas necessidades e demandas, e para uma aplicação correta desses elementos, foi necessário desenvolver essa ferramenta, precisa, para obter sucesso na sua aplicação.

Cada empresa precisa analisar suas necessidades e procurar desenvolver o melhor Sistema de Informações Gerenciais que se adeque ao seu cotidiano.

O Sistema de Informações Gerenciais –SIG, torna possível a administração de todas as informações presentes em uma empresa. Ele agrega e apresenta ao gestor todos os dados colhidos em diferentes setores como: estoque, estrutura de produtos, processo de produção, contabilidade, processo burocrático, demanda, dados administrativos.

As informações são uma série de elementos, que reunidos proporcionam um mecanismo que apoiam uma decisão.

Primeiramente os dados precisam ser coletados, depois de reunidos, caberá ao gestor transformá-los em informação. Essa é chave.

No início o SIG era feito de forma manual, os dados apresentados em formulários, fichas e relatórios de papel e eram guardados em arquivos e armários. Para se conseguir acesso à informação era necessária a perda de tempo até encontra-los e uni-los para enfim decidir sobre eles.

Com a constante necessidade de controle, financeiro e operacional, a partir da década de 70 com o aparecimento da informática aparece também a oportunidade de juntar todo esse sistema e obter melhores resultados.

A tecnologia então é usada a esse favor. Computadores são implantados nos setores, e uma ligação (rede) é formada dentro das empresas.

Com a facilidade de reunir os dados com rapidez e precisão, outras necessidades aparecem no decorrer do desenvolvimento e consequentemente outras tecnologias surgem para acompanhar essas necessidades.

Hardwares, softwares e redes de comunicação são recursos adotados para transformar o sistema de informações, e cada dia o sistema conseguir suprir e dar maior apoio aos gestores.

Sistema de Informações Gerenciais não significa exatamente um sistema de informática, mas nos dias de hoje a informática passa a ser uma aliada, e de extrema necessidade para obter maior rapidez e eficácia.

As informações são produtos de análise dos dados de uma empresa, por isso o ideal é sempre fazer um levantamento do que realmente a empresa precisa: gráficos, planilhas, fechamento, e então classificar e organizar os dados conforme o modelo de gestão.

Um sistema de informática aliado ao SIG pode contribuir para:

• A redução das incertezas no processo

• A relação do benefício gerado pela informação

• Aumento da qualidade na decisão

Segundo PADOVEZEZ (2000, p. 44).

Claro que todo esse sistema contribui como apoio ao gestor, mas caberá a ele saber fazer o bom uso dessas informações e transformá-las em ferramentas para seu planejamento e tomada de decisão.

Os dados quando coletados se forem de qualidade se tronarão valiosos para a organização, sua importância implica em atribuições para o gestor:

• Dimensionamento de tempo

• Destreza

• Assertividade

• Frequência

• Integridade

• Concisão

• Amplitude

Com esses atributos o gestor terá toda a condição para o controle e integração nos processos de sua empresa que poderá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com