TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informações Gerenciais

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE BANDEIRANTES ANHANGUERA -  Osasco

ADMINISTRAÇÃO

Sistemas de Informações Gerenciais

Osasco

Outubro/2014

FACULDADE BANDEIRANTES ANHANGUERA -  Osasco

AVA

Sistemas de Informações Gerenciais

Atividade de Autodesenvolvimento aula-tema 03:

Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação.

Trabalho apresentado como avaliação parcial da

disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais do

 Curso de Administração da

Universidade Anhanguera sob orientação do

 

   

                                                          6° Semestre B, Período Noturno

Osasco

Outubro/2014

Sumário

1.  Introdução ...........................................................................................................................03

2.  Análise da Cadeia de Valor e os três processos que constituem .........................................04

3.  Considerações Finais ...........................................................................................................06

4.  Referências Bibliográficas ..................................................................................................07

Introdução

Este trabalho trata-se de uma breve análise das três etapas que compõem a cadeia de valores e sua importância para que as organizações se tornem mais competitivas no amplo merca do que temos nos dias atuais.

Sistemas de Informações Gerenciais

Atividade de Autodesenvolvimento: Análise da Cadeia de Valor e os três processos que constituem.

A cadeia de valor desenvolve uma série de atividades a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com fornecedores e ciclos de produção e venda até a distribuição para o consumidor final. Há dois elementos que forma essa cadeia: Atividades Primárias: é possível identificar cinco atividades genéricas primárias em qualquer indústria, são elas: Logística interna, Operações, Logística Externa, Marketing e vendas. (Para saber mais veja figura abaixo); Atividades de Apoio: como as atividades primárias, estas podem ser divididas em uma série de atividades de valor distintas, específicas a uma determinada indústria, porém são classificadas de forma genérica em quatro categorias: Aquisição, Desenvolvimento de tecnologia, Gerência de recursos humanos e Infraestrutura.

Existem duas maneiras de estratégias que as empresas possuem, por estratégia de custo, que é vender o produto ou serviço o mais barato possível e por estratégia de diferenciação, que é vendê-lo o mais diferenciado possível. Para definir uma boa estratégia, é necessário analisar a concorrência, pois é preciso trabalhar com custos, preços, produtos, serviços, pessoas e imagem como diferenciação para manter-se à frente de seus concorrentes. É de fato que as empresas, planejam, organizam, direcionam, executam e controlam cada estratégia adotada para atingirem os objetivos e agregar cada vez mais valor aos produtos e serviços.

Constituindo a cadeia de valor, estão três etapas, nas quais são análise de atividades, análise de valor, avaliação e Planejamento, sendo respectivamente cada uma responsável pela atividade envolvida na entrega do produto ou serviço, a segunda agregando mais valor ao cliente e a última para fazer alterações, planejando ações, conquistando assim vantagens competitivas.

A cadeia de valor de Porter é utilizada para um enfoque mais eficiente e amplo, exógeno à empresa. É constituída por um conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e indo até o produto final entregue nas mãos do consumidor. A cadeia de valor é para qualquer empresa, em qualquer negócio, um conjunto que interligam todas as atividades que criam valor desde uma fonte básica de matérias primas passando por fornecedores até o produto final ser entregue ao consumidor. A utilidade da análise da cadeia de valor é de fornecer subsídios para formular estratégias e tem por objetivo detectar as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, fatores determinantes nos custos e diferenciação entre outras estruturas nas quais favorecem um bom gerenciamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com