TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informações Gerenciais

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.001 Palavras (13 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 13

















1- SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Entendemos Sistema de Informação Gerencial (SIG), como uma importante ferramenta que fornece informações nas tomadas de decisões para gerenciar com eficácia as organizações. São também responsáveis pela interação entre as pessoas, tecnologias e os procedimentos que ajudam as organizações a atingirem seus objetivos.
Neste novo ambiente empresarial, marcado por profundas mudanças, diretamente relacionadas com o surgimento de novas tecnologias, as empresas têm realizado significativos investimentos em TI, passando a ter seus produtos, serviços e processos apoiados pela tecnologia, utilizando-a como uma poderosa ferramenta empresarial que altera as bases de competitividade estratégicas e operacionais das 
empresas (ALBERTIN, 1999). 

Não existe um único modelo de SIG levando em consideração que cada negócio tem sua particularidade, porém a maturidade da empresa irá determinar o nível de importância da Tecnologia da Informação (TI). 
Desta forma inicialmente, o TI é visto como custo, uma vez que haverá neste momento a necessidade de um maior investimento para sua implantação. Ele é visto como uma ferramenta utilizada no controle e auxiliar para a produtividade do negócio.
Em organizações mais evoluídas, consideradas como segundo estágio, o TI será visto como ferramenta para redução de custos e controle de processos isoladamente. 
Já para uma organização considerada com terceiro nível de maturidade, o TI se torna importante para auxiliar nos negócios, porém os investimentos para este setor são controlados e não acompanham o crescimento da organização.
Em organizações onde o TI consegue uma parceria notável se mostrando como aliado para ajudar no desenvolvimento do negocio e melhorando os processos, classifica-se como quarto nível de maturidade. 
Em organizações com nível de competitividade elevado, onde o TI se torna um diferencial, consideramos ter atingido o quinto nível, sendo que neste nível fica claro que os objetivos da organização no TI são de extrema importância, os processos são alinhados conforme as necessidades e tem condições de explorar novas oportunidades de negócios para a organização.
Desta forma, a Tecnologia da Informação (TI) tem sua importância conforme a maturidade da organização, sendo de responsabilidade do gestor de TI mostrar-se como agente de mudanças, expondo como seu setor pode contribuir para que os objetivos das organizações sejam alcançados com maior eficiência e eficácia. Mostrando mais ainda, o quanto os investimentos iniciais, podem ao longo do tempo contribuir para que o negócio seja ainda mais lucrativo e com redução até mesmo de custos. 
Entre as atividades de apoio da TI às organizações, estão as de melhorias nos processos de negócio, visando ganho de tempo e como consequência menores custos operacionais; melhoria na atividade e crescimento com o relacionamento com o cliente, tendo como resultado maior competitividade da organização, melhores faturamentos, inovação dos produtos, dentre outros.
Em organizações com grau de maturidade avançado, o setor de TI também se envolvem em projetos como aplicações de “business intelligence” (BI), implementação de tecnologias de segurança; implantação de soluções de mobilidades para as equipes de campo (manutenção e vendas); implantação de soluções de colaboração entre pessoas para apoiar a gestão do conhecimento organizacional; implantação de soluções de apoio a serviços aos clientes; implantação de soluções de integração de informações (SOA – services oriented architecture); gerenciamento do fluxo de informações (workflow); gestão das redes de dados, voz e imagem; implantação de soluções de virtualização de servidores e storage; modernização dos sistemas legados. 
Com o mundo globalizado e as instabilidades no mercado financeiro, o controle e a inovação do negocio tem suas responsabilidades cada vez maiores, pois suas ausências podem comprometer até mesmo o sucesso do negocio. No pior dos casos, levando a organização à falência. 
Nos dias atuais, a inovação tecnológica se tornou importante aliada na manutenção do negócio. Dentre elas, a criação dos sistemas de ERP’S, que é sistema de gestão empresarial que gerencial as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas, sendo que a informação uma vez lançada será disponibilizada por vários setores, tornando-se assim um facilitador aos usuários e importantíssimo nas tomadas de decisões estratégicas uma vez que as informações são acessadas em tempos reais fornecidas através de relatórios gerenciais.
Percebemos a importância do SIG nas organizações, mas para área contábil, ter um sistema funcional tornou-se imprescindível, uma vez que a contabilidade gerencial passa a contar com uma fonte de informação, que utilizada de forma positiva, pode ser uma importante ferramenta que servirá para fortalecer a importância da área contábil dentro da organização, além de contribuir com informações que auxiliaram nas tomadas de decisões.
Os sistemas de informações passam por constantes alterações, com o objetivo de aperfeiçoar o fluxo de informação, sendo estrategicamente uma ferramenta que contribuirá para que a organização atinja seus objetivos. Por sua vez, a forma com que a informação é tratada se torna de extrema importância, afinal ela pode ser responsável pelo sucesso ou pelo fracasso da organização, pois os gestores serão capazes de reconhecer as oportunidades e ameaças oferecidas pelo ambiente externo da organização.
Existe a necessidade de se considerar e trabalhar, com o objetivo de atender as necessidades de informações dos usuários, os dados são informações de qualidade sobre operações internas e seu ambiente externo. Desta forma sistema de informações, foi definido por OLIVEIRA (2001), como “o processo de transformação de dados em informações”.
A tomada de decisão faz parte da função do administrador e é através dela que se Planeja, Organiza, Coordena e Controla o negócio da organização. Os sistemas de informações são utilizados pelos gestores para auxiliar nas tomadas de decisões, sendo que uma vez bem utilizado, pode-se planejar o futuro do negócio em longo prazo, reduzindo até mesmo os riscos, desta forma entre os benefícios do SIG interno, estão o suporte para o Planejamento estratégico, suporte para o controle gerencial e operacional. Já os benefícios do SIG externo, estão melhoria na qualidade e distribuição do produto.

2- VANTAGENS COMPETITIVAS DO SIG NAS ORGANIZAÇÕES

Fonte: MEDEIROS.

Em uma economia de informação, a concorrência entre as organizações baseia-se em sua capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação de forma eficaz. Aquela empresa que gerenciar e utilizar corretamente a sua informação interna alcançará diferencial competitivo no mercado. (MCGEE E PRUSAK 1994).

Relembrando as funções básicas da administração: Planejar, Organizar, Coordenar e Controlar. Elas são utilizadas em todos os setores da organização, independente de seu porte, sendo responsáveis por implantar processos, bem como alterá-los quando necessário para sucesso do negócio.
Com as constantes oscilações do mercado e acirrada concorrência no mundo globalizado dos dias atuais, constantemente percebe-se as profundas alterações no mercado de trabalho, as organizações e principalmente a amplitude da profissão de administrador.
Com tantas exigências, cabe ao administrador não apenas desenvolver bem seu papel, mas administrar seu maior concorrente, o TEMPO, pois através de decisões precisas e em tempo hábil, a organização ganha vantagem competitiva, inovando o negócio e consequentemente firmando a marca.

A tomada de decisão é tarefa mais caracterizada do administrador. Porém, os gestores não são os únicos a decidir, pois o trabalho do executivo consiste não apenas em tomar decisões próprias, mas também providenciar para toda a organização que dirige, ou parte dela, tome-as também de maneira efetiva. (CHIAVENATTO, 1999).

Para ter sucesso na gestão do negócio, é importante que o administrador conte com um sistema de informação (TI) parametrizado para atender todas as necessidades. Contribuindo desta forma para a implantação de processos, contanto com informações quantitativas da demanda do mercado. Desta forma um bom planejamento será fundamental, apontando inclusive possíveis correções que se fizerem necessária, através de planos de ações. 
Outro desafio no mundo corporativo esta no crescimento pessoal dos gestores, uma vez que este impacta diretamente em suas atitudes, contribuindo para os resultados positivos ou negativos. Sendo que o cabe ao líder fornecer inspiração à sua equipe para alcançar as metas propostas para que o objetivo seja positivo, mostrando os caminhos e os incentivando.
Espera-se que o administrador utilize suas habilidades da melhor forma possível, contribuindo com tomadas de decisões precisas, com o objetivo de que a organização continue sendo competitiva.

2.1- Sistemas de Informações Gerenciais e a Contabilidade de Custos 
Sistemas de Informações Contábeis Gerenciais tem como objetivo atuar sobre os dados e informações do ambiente interno da organização, fornecendo informações de suporte às decisões.
Os componentes centrais deste sistema são a contabilidade societária e fiscal, o sistema orçamentário e o sistema de custos. Além deste apresentam-se outros componentes, tais como: a contabilidade em outras moedas, o controle patrimonial, o sistema de valorização de inventários e a contabilidade por responsabilidade. (PADOVESE, 2000).
Com uma linguagem mais clara e objetiva, definiu-se “o sistema de informação contábil-gerencial tem sua estrutura fundamental determinada pela integração entre subsistemas de orçamentos, de custos e de contabilidade” (BIO, 1987).
Sistemas de Informações Contábeis Gerenciais tem como objetivo atuar sobre os dados e informações do ambiente interno da organização, fornecendo informações de suporte às decisões.
Para Horngren (1978), um sistema contábil é um meio formal de se reunir elementos para auxiliar e coordenar decisões coletivas de uma organização. E é o maior sistema de informações quantitativas de quase todas as organizações. Um sistema contábil eficaz proporciona informações para três finalidades:
Relatórios internos para administradores, para uso no planejamento e controle das atividades de rotina;
Relatórios internos a administradores, para serem usados no planejamento estratégico, ou seja, na tomada de decisões e na formulação de políticas globais e de planos de longos prazos.
Relatórios externos para acionistas, para o governo e para outras partes externas.
Na pratica de administrar, em várias situações, o administrador depara-se com situações em que a tomada de decisão será fundamental, pois existe a necessidade de analisar e decidir-se por duas ou mais alternativas. Diante de tamanha responsabilidade, observa-se na atualidade uma imensa concorrência interna entre o controle das operações e da determinação dos custos da organização, sendo realizados planejamentos minunciosamente estudados, com estabelecimentos de planos e metas.
Sendo a contabilidade de custos a responsável pelo fornecimento de informações à níveis gerenciais, auxiliando as funções de desempenho, planejamento e controle das operações e de tomada de decisões. O sistema de informação da contabilidade de custos tem o objetivo de analisar o desempenho das operações, realizar planejamento, controle e fornecer informações relevantes para a tomada de decisões gerencial.
Assim, percebe-se que as informações de custos são de extrema importância nas tomadas de decisões, uma vez que segundo Jiambalvo (2002) “[...] antes de tomar uma decisão, os gerentes precisam ter um entendimento profundo das informações de custos que são relevantes.”.
2.2- Vantagens Competitivas 
 Em 1979, Michael Poter definiu as cinco forças competitivas, sendo que seu objetivo foi de análise de competição entre as empresas e o resultado esperado era fornecer ferramentas competitivas para desenvolver suas estratégias. 

Representação das 5 forças competitivas de Porter

Fonte: PAAGNONCELLI e VASCONCELLOS


Nos dias atuais, manter a competitividade frente a seus concorrentes talvez seja o maior desafio das organizações, pois além de clientes cada vez mais exigentes, contamos com as instabilidades do mercado financeiro mundial. Levará “vantagem competitiva” ou terá “diferencial competitivo” à organização que estiver à frente, conseguindo agregar mais valor ao seu produto em comparação aos seus concorrentes.
A vantagem competitiva vai depender do plano estratégico e do negócio de cada empresa. Por exemplo, a marca pode se tornar uma vantagem competitiva através do reconhecimento do publico na sua embalagem, no seu rótulo, na sua publicidade. Outro exemplo é o serviço de atendimento ao cliente, que atualmente pode ser o diferencial de uma empresa e alavancar sua vantagem competitiva, afinal mantendo um excelente serviço, com atendentes bem preparados e com foco no negócio é o sonho de todo cliente. Internamente, a motivação dos colaboradores pode ser uma vantagem competitiva, pois aumenta a produtividade e melhora o ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com