TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC ADMNISTRAÇÃO HOSPITALAR

Por:   •  8/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

 ISABELLA DE CASSIA MARTINS SOUZA

ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR:

 A IMPORTÂNCIA DO ADMINISTRADOR NO PROCESSO DE GESTÃO HOSPITALAR

CRUZEIRO - SP 2022

ISABELLA DE CASSIA MARTINS SOUZA

ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR:

 A IMPORTÂNCIA DO ADMINISTRADOR NO PROCESSO DE GESTÃO HOSPITALAR

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade De Ciências Humanas Do Estado de São Paulo, como requisito básico para a conclusão do Curso de Administração.

CRUZEIRO - SP 2022

1. APRESENTAÇÃO

O presente estudo teve como tema central entender a importância do administrador hospitalar, no seu processo de gestão em saúde, como eles desempenham para o bom funcionamento da instituição com a satisfação dos seus pacientes e dos seus funcionários. O objetivo dessa pesquisa mostrou que é importante a gestão hospitalar para o bom rendimento na saúde. A ideia do estudo foi feita na medida em que os resultados da pesquisa apontaram que são importantes a utilização de ferramentas de administração para os controles e o bom relacionamento com os pacientes. Este estudo, é de extrema importância pois vimos a necessidade do administrador hospitalar. Por fim, as pesquisas futuras, sugere-se outros estudos que analisem a importância do trabalho desenvolvido pelos administradores na estrutura hospitalar.

           2. OBJETIVOS

 2.1 Objetivo Geral da Pesquisa:

Estudar a importância de um administrador hospitalar.

2.2 Objetivos Específicos da Pesquisa:

  1. Inventariar os principais mecanismos de processo de um administrador hospitalar.
  2. Analisar as possibilidades de atuação dos administradores na área hospitalar.

           3. JUSTIFICATIVA

A relevância da pesquisa possui tripla dimensão: científica, social e pessoal. No que concerne ao conhecimento científico, qualquer estudo que se preocupe em estudar o bom funcionamento na área administrativa para melhorar os rendimentos da saúde ou que ampliem as abordagens já existentes, é pertinente, que, as futuras pesquisas sugerem outros estudos que analisem a importância dos trabalhos dos administradores hospitalares.

Em razão das lacunas ainda existentes, em um amplo processo de estudos, a presente pesquisa objetiva contribuir com a organização, ética, gestão sustentável para os pacientes e funcionários.

Como a pesquisadora é estudante de Administração, a pesquisa contribuirá com informações úteis à educação de como administrar e,         como contribuir com futuras pesquisas da área.

         

           4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A pesquisa se embasará em Autor Rivinõs, Augusto Nibaldo Silva (ano 1987); Autor Gil, Antônio Carlos (ano 1999); Autor Richardson, Roberto Jarry (ano 1999); para a fundamentação de métodos e técnicas de pesquisa social, à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação, métodos e técnicas.

Para as questões referentes Distribuição espacial dos serviços de saúde para as organizações prestadoras privadas, Autor MARINHO, Flávio (ano 2005) e, O enfermeiro na função gerencial: desafios e perspectivas na sociedade contemporânea, Autor BRITO, M. J. M. (ano 1998).

           5. METODOLOGIA

          O estudo hora realizado, é de cunho analisar uma vez que auxilia a pesquisadora a solucionar e aumentar sua expectativa em função do problema determinado (Trivinõs, 1987). Gil (1999, p.43) diz que “este tipo de pesquisa é realizado especialmente quando o tema escolhido é pouco estudado e torna-se difícil sobre ele formular hipóteses precisas e operacionalizáveis”. Para Richardson (1999, p.66) afirma que a pesquisa exploratória é “quando não se tem informação sobre determinado tema e se deseja conhecer o fenômeno”. Gil enfatiza que a pesquisa exploratória pode ser a primeira etapa de um projeto maior. O caráter exploratório, em que se configura a pesquisa, busca abordar um tema pouco estudado na literatura, que é a importância da gestão hospitalar, para a melhora do serviço de saúde, bem como seu cruzamento de informações, a fim de identificar possíveis lacunas na prestação de serviço e de se conseguir um melhor delineamento das estratégias. Triviños (1987, p. 109) afirma que “normalmente, após a pesquisa exploratória inicia-se uma pesquisa descritiva”. A pesquisa exploratória estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses (Cervo, 2002). A pesquisa é essencialmente bibliográfica. O material lido submeteu-se a resumo e resenha, para trabalho de análise e comparação entre as obras consultadas. A análise do material lido destinou-se segundo o tema, o problema, e os objetivos da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com