TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

Por:   •  18/9/2019  •  Tese  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

MARCILENE ARAÚJO DA SILVA

 HUMANIZAÇÃO  HOSPITALAR

Campinas

 2019

MARCILENE ARAUJO DA SILVA

  HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

Projeto apresentado ao Curso de Psicologia da Instituição Anhanguera Educacional 

Orientador: Maria Clara Jaeger Godoy

Campinas

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5 METODOLOGIA        

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

O contexto de humanização hospitalar, de forma geral, remete a ampliação da relação do profissional da saúde com o paciente. Compreender o sofrimento do paciente não só em sua forma física, mas também no âmbito psicológico. A aplicação dessa humanização não depende apenas do profissional em si, mas também da estrutura e condições do serviço prestado.

De acordo com o Ministério da Saúde, (2010):

a humanização consiste na valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores, no fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos, com o aumento do grau de corresponsabilidade na produção de saúde e de sujeitos, no estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão, na identificação das necessidades sociais de saúde, na mudança nos modelos de atenção e gestão dos processos de trabalho tendo como foco as necessidades dos cidadãos e a produção de saúde e no compromisso com a ambiência, melhoria das condições de trabalho e de atendimento (p.8).

No atual contexto da saúde brasileira, principalmente no que tange ao setor público regido pelo Sistema Único de Saúde, vê-se inúmeros relatos de paciente sobre médicos, enfermeiros ou técnicos em enfermagem que tratam o paciente de forma aborrecida. Não lhe prestam cuidado psicológico de forma a deixa-lo mais confortável em um momento complicado como o de estar enfermo.

O termo humanização hospitalar vem cada vez mais sendo discutido, entretanto veem-se poucas ações para aplicar tal conceito. O seguinte trabalho busca atentar para a importância de tal fato e de como o psicólogo atua nesta questão.

  1. O PROBLEMA

Qual o papel do psicólogo para o desenvolvimento do atendimento humanizado no contexto hospitalar?

  1. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Compreender qual o papel do psicólogo hospitalar para o desenvolvimento do atendimento humanizado.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Contextualizar a inserção do psicólogo no âmbito hospitalar;
  • Conceituar o termo atendimento humanizado;
  • Identificar a função do psicólogo para o desenvolvimento do atendimento humanizado no contexto hospitalar;
  1. JUSTIFICATIVA

Atendimento humanizado é um conceito que vem sendo citado cada vez mais no meio hospitalar, e não se refere apenas ao atendimento psicológico, mas ao manejo de qualquer profissional com o paciente enfermo. Na contemporaneidade, identifica-se um índice alarmante de indivíduos diagnosticados com depressão e outros fatores que afetam a saúde mental, desta forma, compreender como o psicólogo pode contribuir como membro da equipe multidisciplinar, a melhorar o atendimento de pessoas já fragilizadas fisicamente, podendo evitar também a fragilidade psíquica.

A relevância do seguinte trabalho de pesquisa consiste em chamar a atenção da comunidade acadêmica para tais conceitos e problemática. Além de através do que for proposto, permear através da teoria, ações práticas para um atendimento humanizado.

Dessa forma, o seguinte trabalho procura explicitar a percepção dos profissionais da saúde quanto a humanização hospitalar, enriquecendo a comunidade acadêmica, bem como a sociedade sobre o tema em pauta. Utilizando de seu material para adquirir conhecimento, além de criar uma abertura para novas propostas e medidas para tal atendimento hospitalar humanizado.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 PSICÓLOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR

O objetivo do psicólogo é escutar e acolher o indivíduo que se encontra em uma situação de dificuldade. Segundo Chiattone (2011), o psicólogo hospitalar tem como função auxiliar o paciente em sua enfermidade, minimizando o sofrimento causado por estar hospitalizado, prestando assistência ao próprio paciente, sua família e a equipe de serviço, levando em conta a pluralidade da situação. De acordo com Meiado e Fadini (2014), ao não limitar o atendimento apenas ao paciente, mas sim se preocupar com os familiares em si, o psicólogo está promovendo mudanças de cunho para atividades curativas e de prevenção, possibilitando menos sofrimento ao paciente e as pessoas ao seu redor.

Para Spin (1992, p. 11),

“(...) mudanças recentes na forma de inserção dos psicólogos na saúde e a abertura de novos campos de atuação tem introduzido transformações qualitativas na prática que requerem, por sua vez, novas perspectivas teóricas. ”

Ainda sobre o psicólogo atuando em unidades hospitalares, Giannotti (1996, p. 14) diz

“(...) o trabalho do psicólogo no contexto das instituições médicas e hospitalares, pode-se dizer, vem delineando uma nova especialidade em psicologia, que não é inovadora em sua concepção filosófica, mas que vem sendo abordada de forma mais sistemática, nos tempos atuais, no âmbito da investigação científica. ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com