TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Comportamento Organizacional

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

APRESENTAÇÃO

        O trabalho desenvolvido por nós é uma analise do filme "Homens de Honra" diretamente relacionada as teorias comportamentais estudadas durante todo o período.

Características individuais e comportamento

  • Percepção:

Na época que se passa a história do filme, nenhum negro tinha a oportunidade de entrar na escola de mergulho,  o cargo que se destinavam à eles na maior parte das vezes era o de cozinheiro, ou nenhum cargo em geral, pois negros não tinham "espaço" na sociedade.

Uma distorção perceptiva percebida no filme foi:

Estereótipo: Na cena em que todos os alunos da escola de mergulho se recusam a dar as boas vindas à Carl por ele ser negro.

  • Atitudes

Favorável (direção) e forte (intensidade): quando Carl persiste em procurar de baixo d’água todas as peças para terminar a tarefa imposta. Mesmo sendo injustiçado na realização da mesma, ele não desistiu até concluí-la.

Desfavorável (direção) e forte (intensidade): Quando Billy joga a bolsa de ferramentas rasgada para ele não terminar a tarefa.

Mudança de atitude: Na cena em que Carl pede ajuda a Jo para ensina-lo, mas ela se recusa pois diz que ele não será capaz de se dedicar o suficiente para passar no teste. Carl então, passa a noite estudando e surpreende Jo no outro dia de manhã. Portanto, é possível notar uma mudança de atitude de ambos os lados no momento em que Carl decide se dedicar e Jo a ensina-lo.

  • Personalidade

Autoritarismo:  É percebido traços de autoritarismo na Cena em que Billy desobedece seu superior e tira Carl da água mesmo sem permissão para isso.

Outra cena que representa um exemplo de autoritarismo exercido também por Billy é logo no inicio do filme quando um de seus companheiros está desaparecido no mar e Billy vai resgata-lo mesmo sem permissão do seu superior.

Locus de Controle: Durante todo o filme é possível perceber traços de lócus de controle em Carl. Uma cena que pode ser destacada é aquela em que ele acredita que é capaz de ser chefe da marinha mesmo com a perna amputada e consegue dar doze passos com a roupa de mergulho com mais de 130kg. Nesta mesma cena, há lócus de controle quando Carl quer desistir e Billy o motiva como um verdadeiro líder.

Propensão ao risco: É notado a propensão ao risco na cena em que Billy quer mergulhar para salvar um de seus alunos mesmo sem ser apto a se submeter a grandes pressões.

  • Aprendizagem

Condicionamento Básico: Existe durante algumas cenas do filme quando os estudantes da escola de mergulho fazem continência ao passarem pelos superiores.

Condicionamento Instrumental: Ocorre na cena em que Carl estuda com Jo e sua recompensa é ser aprovado no teste teórico.

  • Motivação, Comportamento e Desempenho.

        Ao analisar a motivação dos personagens, com base nas principais teorias, nós identificamos que a teoria que melhor explica a condição dos personagens no filme é a teoria Equidade. Há varias cenas onde Carl é destaque nas atividades propostas, mas não é recompensado nem reconhecido, enquanto outros que exerceram a mesma atividade são recompensados. Desta forma é possível perceber uma discrepância entre o total de recompensas de acordo com o mesmo (ou menor) esforço exercido. Há como exemplo, a cena em que Carl salva a vida de um aluno que esta em perigo durante um treinamento e o recompensado e reconhecido é outro aluno que abandonou o companheiro durante o resgate.

  • Grupos:

        Quando Jô e Carl se juntam para ensinar a Carl a matéria para ser aprovado na prova teórica. A razão para a formação desse grupo foram as notas de baixas de Carl e o conhecimento de Jô, logo, Jô ia ajudar a solucionar esse problema. Esse grupo é informal e heteronêgeo.

Outro grupo que é formado é a turma de alunos da escola de mergulhos. Este grupo por sua vez é formal e homogêneo

  • Liderança

        A principal liderança apresentada no filme é a autocrática exercida por Billy, pois ele como líder exige que seus subordinados sigam suas ordens sem questionar e sem liberdade.

  • Poder

        O poder apresentado por Billy é o poder especialista isso foi reconhecido a partir da cena que ele é nomeado o professor chefe da escola de mergulho este titulo foi sancionado à ele por não poder mais mergulhar, entretanto, Billy possui grande conhecimento e experiência nessa área.

        O poder apresentado por Carl é o poder legal onde no final do filme ele é nomeado professor chefe da marinha assim como Billy. Tal título foi instituído à ele por conta de todo esforço e dedicação na sua carreira e no fim do filme tudo isso foi reconhecido com este titulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com