TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Comportamento organizacional

Por:   •  7/4/2015  •  Artigo  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

Comportamento Organizacional - Exercício de Integração e Aplicação, PLT 111 - pág. 44

Você aprendeu que qualquer organização pode ser interpretada como um sistema sócio-técnico estruturado, isto é, formado de três subsistemas básicos, de acordo com o instituto Tavistock. Imagine agora que a organização onde você trabalha ou estuda está passando por um processo de mudança e inovação com a introdução do MRP, uma intervenção típica do subsistema técnico. Que outras alterações devem ser previstas e realizadas nos demais subsistemas para que tal inovação tenha resultados satisfatórios? Discuta com seu grupo de trabalho e faça uma relação de tais alterações.

Resposta:

Sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes que se inter-relacionam, interatuam ou interdependentes, dotada de um objetivo, pois, se não tiver um objetivo não é considerada um sistema.

A organização  é um sistema sociotécnico estruturado entre o subsistema técnico que são instalações físicas,ferramentas,materiais,máquinas e o subsistema social  que compreende as pessoas, suas características físicas e psicológicas, envolvendo a comunicação e relacionamento interpessoal, habilidades e capacidades.

O objetivo do MRP é reduzir os níveis de estoque, aumentar a capacidade de produção, aumentar os lucros e ter um maior investimento liberando o capital de giro e espaço físico, agilidade na produção e entregas, previsão da quantidade a ser vendida para não correr risco de faltar ou mesmo sobrar muito produto em estoque. Essa é uma típica intervenção do subsistema técnico mas para que isso ocorra e tenha um resultado satisfatório depende também do subsistema social.

O subsistema técnico e social estão interligados e qualquer mudança que um desses sistemas fizer sem que o outro esteja preparado pode causar muito problema para a organização. Então para que o pior não aconteça, com a implantação do MRP, o subsistema social deve se preparar para essa inovação e se adaptarem as novas mudanças sendo mais capacitados, proativos e dinâmicos na execução das tarefas e planejamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com