TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Planejamento Estratégico

Por:   •  15/10/2020  •  Seminário  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 10

 [pic 1]

BÁRBARA CARVALHO

EDUARDO ARANTES

IARA MOURA

JONAS DE CARVALHO

MARIA LAURA

TAMIRES FERREIRA

 

 

 

 

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SUPERMERCADO TEM DE TUDO

 

MARIANA, 2020

BÁRBARA CARVALHO

EDUARDO ARANTES

IARA MOURA

JONAS DE CARVALHO

MARIA LAURA

TAMIRES FERREIRA

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SUPERMERCADO ESTRADA REAL

 

 

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina obrigatória Gestão Estratégica e Planejamento ofertada no Curso de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto

 

Orientadora: Prof.ª Patrícia Lidiane Carneiro

 

 

 

 

MARIANA, 2020

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS        5

3.        ANÁLISE DO AMBIENTE        7

4.        OPERACIONALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA        8

1) DRIVE-THRU.        8

2) DELIVERY        9

5.        CONTROLE DE ESTRATÉGIA        10

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13

 

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve como objetivo apresentar e detalhar o planejamento estratégico da empresa “Tem Tudo Supermercado. ”[a]

Fundado em 10 de julho de 1990, o supermercado Tem Tudo é uma cooperativa de consumo criada a partir da necessidade dos moradores da região dos Inconfidentes de encontrar produtos básicos de consumo.

Em 30 anos de atuação na região, a Cooperativa[b] que começou com apenas 20 sócios fundadores, hoje conta com mais de 30 mil cooperados. A Cooperativa é conhecida por seus preços justos e a sua responsabilidade social com a região.

O supermercado Tem de Tudo se encontra instalad[c]o em sede própria, com mais de 2,5 mil metros quadrados de área de vendas. A loja conta com um variado mix com mais de 18 mil produtos, e oferece também a seus clientes os serviços de drogaria e lanchonete próprias. Além disso, está situado [d]em um centro comercial onde atuam várias lojas de outros segmentos, que oferece a seus clientes a oportunidade de comprar outros tipos de produtos e serviços.

O supermercado “Tem de Tudo” foi escolhido para o presente trabalho, pois durante o período da pandemia do COVID-19, a organização não parou de funcionar por ser um serviço essencial e teve que traçar novas estratégias e redefinir seus objetivos para melhor atender a população. Sendo assim, o trabalho vem apresentar o planejamento estratégico desenvolvido [e]pela organização para este período de pandemia, bem como os caminhos que a organização seguiu,  as metas e objetivos que foram definidos e alcançados para a empresa se manter à frente de seus concorrentes da região[f].

É importante ressaltar a importância do planejamento estratégico para as organizações nesse momento de crise, principalmente em serviços essenciais como o supermercado Tem de Tudo, pois nesse momento os clientes buscam pelos melhores preços junto com a qualidade do produto ou serviço. Sendo assim, a organização precisa estar atenta a essa mudança de cenário repentina para que possa acompanhar as necessidades de seus clientes e conseguir uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes, pois neste momento todos as organizações desse segmento estão planejando estratégias para que possam sobressair em relação aos concorrentes e não sair no prejuízo.[g] 

  1. DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS

A diretriz organizacional ou determinação da meta é uma das etapas da gestão estratégica mais importante, É nesta fase que se define a missão, visão, valores e princípios a serem alcançados na empresa de acordo com uma análise do ambiente.

São indicadores de direção que as organizações estabelecem para facilitar o alcance dos objetivos conforme o autor cita: A diretriz organizacional é o conjunto de princípios e normas que estabelecem o direcionamento adotado pela organização e está dividida em: missão organizacional, propósitos organizacionais, visão, valores, objetivos e metas organizacionais (VARGAS; ANTÔNIO. 2015).

O supermercado em estudo apresenta as seguintes diretrizes:

•        Missão: “fazer a defesa econômica e social dos cooperados [h]por meio de ajuda mútua libertando-os do comércio intermediário e promovendo a educação cooperativista”.

•        Visão-Objetivos: “perpetuar o negócio, gerir emprego e renda, nortear preço, qualidade de atendimento e segurança alimentar para comunidade. ”

•        Valores: “ética, transparência, idoneidade moral, retidão comercial e fiscal e responsabilidade social. ”

A missão organizacional trata-se do motivo pelo qual a empresa existe e quais as suas intenções. Já a visão de uma empresa é a parte do planejamento estratégico que trata dos objetivos e metas, traça planos de longo prazo, é como uma organização se vê no futuro, porém não detalha o modo como alcançar esses objetivos. Os valores representam os motivos pelo qual a empresa cumpri seus objetivos estabelecidos e são responsáveis por identificá-la no seu ambiente de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com