TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Tecnologia e Logística no Modal Marítimo

Por:   •  10/12/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Os últimos anos marcaram para a indústria de navegação uma era de redefinição dos seus serviços. Armadores centenários, que viram nascer a indústria do container e, com ela, as relações comerciais mudarem a integração dos países, estão diante do novo desafio, que hoje tem duas correntes.

Uma opção seria abraçar o serviço de gestão de transportes, detalhado de ponta a ponta, chegando mais perto do cliente, por meio da digitalização de operações e modernização de toda a estrutura. A outra seria manter o escopo na venda de fretes marítimos, evitando fazer investimentos que não necessariamente vão levar as companhias de navegação a uma condição de atendimento ao cliente que se equilibre aos serviços das gigantes do e-commerce mundial.

Para grandes empresas, como Maersk e CMA CGM, que apostam no rumo da integração da cadeia logística ponta a ponta, seria uma questão de deixar de ser um serviço “comoditizado”, aumentar a previsibilidade das receitas, gerar valor para o cliente e, especialmente, posicionar-se diante das novas tendências do mercado. “Questão de sobrevivência”, diz o consultor da Solve Shipping, Leandro Barreto, e agora as empresas enxergam na tecnologia um importante aliado para a retomada do contato direto com o cliente. “Ou fazemos isso, ou ficaremos nas mãos de empresas como Alibaba ou Amazon” diz o ex-CEO da Maersk, Søren Skou.

        

A trajetória de digitalização que visa mudar a gestão operacional das empresas começou originalmente com o propósito de reduzir de custos e reduzir erros humanos. Porém, com o desenvolvimento da tecnologia Blockchain, testada e aprovada com massificação das criptomoedas como Bitcoin, as empresas perceberam que haverá condições de usar dados criptografados de forma pulverizada, com grande confiabilidade e capacidade de integrar processo.

Hoje já vemos parcerias entre empresas de tecnologia com armadores tradicionais, como a Maersk e a IBM, que lançaram, em agosto, a TradeLens, sua plataforma  integrada para gestão da cadeia utilizando a nova tecnologia.

A indústria da navegação vem sendo reinventada a cada dia, e ainda não vislumbrou qual será o seu papel em um mundo cuja economia será movimentada pelo e-commerce e controlada pela Internet das Coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com