TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivencias. Gerência, Motivação e Liderança. Saúde e Segurança

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        .

2 .DESENVOLVIMENTO        .

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10

5.REFERÊNCIAS.......................................................................................................12



1 introdução

As empresas, atualmente, necessitam de colaboradores experientes no que fazem e bem flexível a estímulos, para alcançar as metas e objetivos organizacionais. De acordo com essa demanda, o setor de gestão de pessoas, uma das estruturas indispensáveis de uma empresa, possui um mapeamento estrutural, por meio de avaliações e demais análises, no qual têm ciência onde a sua mão de obra é deficiente, bem como qual é a necessidade de qualificação para adotar treinamentos específicos para determinado setor. Um fato essencial nesse trabalho, é o constante aperfeiçoamento desse processo, através da observação da empresa e de pesquisas de opinião dos colaboradores, sabendo que essa reciclagem formam um círculo contínuo de aprendizagem, contribuindo para o engrandecimento e excelência das atividades organizacional-empresarial.

O objetivo central do nosso trabalho é mostrar que a importância do treinamento é adotado segundo os mais variados tipos e formas dele ser aplicado, bem como os benefícios que traz para as relações interpessoais entre empresa-colaboradores.

A Qualidade de vida e a segurança no trabalho engloba um conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, buscando eliminar as condições inseguras do ambiente, bem como mostrar a importância do PPRA e PCMSO.


2 dESENVOLVIMENTO

2.1. Definição de treinamento e desenvolvimento

2.1.1 - Treinamento: Por definição, treinamento corresponde ao aperfeiçoamento do desempenho no mesmo nível hierárquico, relacionado a instrumentalização pessoal. Segundo Lacombe (2011, p. 381), as empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários, podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos. Um dos maiores receios dos gerentes é que, após ter o conhecimento adquirido, seu colaborador se desligue e vá para outra empresa, fazendo desta forma, que a empresa perca o investimento no funcionário, bem como pode beneficiar uma empresa concorrente ao contratar o colaborador que já foi treinado pela organização anterior. Este pode ser um dos maiores riscos em treinamento de pessoas, porém medidas de redução de riscos devem ser adotadas antes de iniciar um treinamento.

        O objetivo desse trabalho é demonstrar que, utilizando métodos simples de redução de riscos, as empresas a médio e longo prazo sentirão o retorno do investimento em forma de produção e motivação e investirão cada vez mais em diversos tipos de treinamento, alcançando um número maior de treinados.

2.1.2 - Desenvolvimento: Treinamento significa “o preparo da pessoa para o cargo” (Chiavenato 1999, p. 20), já a área de desenvolvimento se aproxima mais da educação que é o preparo da pessoa ”da vida, para a vida e pela vida” (Chiavenato 1999, p. 20), ou seja, treinamento é uma ação de recursos humanos pontuais, e desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador dentro da organização.

São várias etapas de treinamento, Levantamento de treinamento.

  • Análise da empresa
  • Análise da tarefa
  • Análise das pessoas

2.2. Etapas a serem realizadas no planejamento de um programa de treinamento e desenvolvimento

        Métodos de treinamento quanto a forma de execução são  4 diferentes tipos: treinamento no trabalho, treinamento formal interno, treinamento formal externo, e á distância (Lacombe, 2002).

2.2.1 - Treinamento no trabalho ou on the job -  é aquele que ocorre no dia a dia, com a realização de tarefas rotineiras e orientação a chefia, através de feedbacks.

2.2.2 - Treinamento formal interno -  é composto por cursos, palestras e seminários para a capacitação dos funcionários e é realizado fora do local de trabalho. Normalmente é ministrado para um grande número de pessoas, minimizando o risco de perda de investimento. É exclusivo para funcionários.

 2.2.3 - Treinamento formal externo é aberto ao público, tendo como uma de suas vantagens o contato com colegas de outras empresas e a troca de experiências além de realizar networking.

2.2.4 - Treinamento à distância -   que vem ganhado adeptos hoje em dia com o avanço da Internet é o treinamento à distância. Este tem como vantagem, possibilitar a pessoas que não teria acesso a um local específico ou aquelas que trabalham e não disponibilizariam de um horário “comercial” para isso.

2.3. Tipos de treinamento que podem ser utilizados por uma empresa

        Quanto ao publico alvo do tipo de treinamento, foram pesquisados os seguintes tipos: integração de novos empregados, trainee e estágios.

2.3.1 - Integração de novos empregados: uma de suas finalidades é dar boas vindas a novos funcionários e fornecer informações corriqueiras sobre o local de trabalho. Esse tipo de treinamento faz uso de manuais sobre a empresa e promove a integração dos novos colegas.

2.3.2 - Trainee: específico para jovens, de nível superior que terão cargos de responsabilidade maior na empresa. Pode ser de curta duração ou pode levar até meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com