TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Por:   •  16/8/2018  •  Dissertação  •  6.323 Palavras (26 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 26

5S: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Martinho Elias Filó Discente do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Centro Universitário de Lins - Unilins, Lins-SP, Brasil martinhoeliasfilo@gmail.com

M.Sc. Flávio José dos Santos Docente do Curso MBA em Gestão da Qualidade e produtividade Empresarial Centro Universitário de Lins - Unilins, Lins-SP, Brasil. flavio@jetaconsultoria.com.br

Resumo

O presente artigo mostra de forma sintética como deve ser implantada a ferramenta de qualidade 5S desenvolvida no Japão após segunda guerra mundial e depois disseminada em vários países, frequentemente utilizada por uma variedade de organizações. Idealizado por Kaoru Ishikawa, o Programa 5S é composto pelos cinco sensos: organização (SEIRI), arrumação (SEITON), limpeza (SEISO) saúde e padronização (SEIKETSU) e autodisciplina (SHITSUKE). A sua essência fundamenta-se na satisfação das necessidades dos clientes através da melhoria dos processos, diminuindo-se os desperdícios e possibilitando a fabricação de produtos/serviços com qualidade. No âmbito do desenvolvimento deste artigo apresenta-se um estudo de caso feito numa empresa de tecnologia e educação na cidade de Lins, SP que mostra na prática a aplicação do programa, bem como a sua importância, no qual é possível perceber que esta mesma instituição, optou pela ferramenta com objetivo principal de otimizar espaços e os custos. Este estudo deu suporte para a elaboração deste artigo, o qual reúne alguns conceitos relevantes ao tema e no final propõe algumas ações que deviam ser tomadas e não foram tomadas, contribuindo assim, para uma efetividade na hora da implantação do programa.

Palavras chaves: 5S, Programa, qualidade, desperdício.

Abstract

This article shows in a synthetic way the 5s quality tool developed in Japan after World War II and then disseminated in several countries, often used by a variety of organizations. Idealized by Kaoru Ishikawa, the 5s program consists of the Five senses: Organization (SEIRI), Storage (SEITON), cleaning (six) Health and Standardization (SEIKETSU) and self-discipline (SHITSUKE). Its essence is based on the satisfaction of the customers ' needs through the improvement of the processes, decreasing the waste and making possible the manufacture of products/services with quality. In the context of the development of this article there is a case study done in a technology and education company in the city of Lins, SP which shows in practice the application of the programme, as well as its importance, in which it is possible to realize that this same institution, opted for Tool with the main purpose of optimizing spaces and costs. This study gave support to the elaboration of this article, which brings together some concepts relevant to the topic and in the end proposes some actions that should be taken and were not taken, thus contributing to an effectiveness at the time of the implementation of the program.

Key words: 5S, Program, quality, was

1 Introdução

Em um ambiente cada vez mais competitivo e agressivo com constantes mudanças no ambiente de negócio e não só, as organizações procuram melhorar cada vez mais a qualidade de seus produtos e processos produtivos de forma que se garanta a satisfação do cliente.

Sendo assim, a adoção de programas que visam melhorar a qualidade passou a ser a estratégia de muitas organizações na busca de uma diferenciação no ambiente em que atua. Isso para agregar valor nos produtos e ou serviços por intermédio da adoção qualidade e produtividade nos seus processos a fim de se buscar vantagens competitivas e promover um clima organizacional favorável para se trabalhar com motivação e consequentemente satisfazer desejos e necessidades dos clientes.

No entanto, o programa 5S pode ser considerado como ponto de partida e um requisito básico para o controle da qualidade, uma vez que proporciona vários benefícios para a empresa como por exemplo a redução de custos, e contribuiu para um ambiente de trabalho mais organizado e saudável. Será que esse programa é efetivo ou é apenas mera teoria? Como fazer uma implementação capaz de construir uma nova maneira de encarar os processos produtivos de forma que a qualidade seja garantida e os desperdícios sejam reduzidos? Através desse trabalho será possível analisar questões como essas. Para que seja possível entender como foi realizado o processo de implantação do programa 5S numa empresa de tecnologia e educação, para assim compreender quais foram os resultados que a ferramenta proporcionou à organização.

O objetivo do trabalho é fazer uma análise sobre o processo de implantação da ferramenta 5S na organização em questão, e para tal foi feito um estudo de caso, o qual procurou analisar os impactos que a mesmo teve para a organização. Ao longo do trabalho são apresentados conceitos iniciais sobre o tema, isso para dar embasamento aos resultados e discussões que serão apresentados posteriormente, finalizando com uma conclusão que mostra de forma objetiva os aspetos mais relevantes no trabalho.

2. Materiais e métodos

Para a elaboração do presente artigo usou-se um estudo de caso que permitiu observar e analisar aspetos teóricos na prática.

Estudo de caso é o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento pode ou não ser realizado no campo (VERGARA 1998, p. 47).

Para realização do estudo de caso foi necessário ir atrás de informações relevantes que permitiram ao autor analisar e comparar as informações disponíveis, com a revisão bibliográfica com objetivo de colher dados relevantes.

2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (100.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com