TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Avaliação de Desempenho

Por:   •  5/6/2016  •  Resenha  •  6.882 Palavras (28 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 28

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Avaliar é um ato do ser humano muito comum seja voluntariamente ou não, desta forma não seria diferente que os processos e procedimentos dentro da empresa fossem avaliados por pessoas em relação ao desempenho de outras pessoas, a disciplina trata exatamente da otimização dos recursos para uma melhor produtividade na busca da excelência das pessoas equipes e consequentemente empresas.

É o que veremos nesta apostila, para isso vamos verificar alguns métodos diferenciados de avaliação e seus resultados esperados.

Não se trata de uma tarefa fácil, pois temos que levar em conta o interesse dos indivíduos em participar do projeto, a credibilidade que eles têm em seu líder, a vontade de participar para mudar, bem como a motivação em querer crescer pessoalmente e profissionalmente na vida e na sua carreira.

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta poderosa em termos de melhorias nas dinâmicas das equipes, transformando as em equipes de alta performance, capazes de produzir cada vez melhor e desta forma também seus indivíduos além de se reciclarem, criam novas expectativas como na vida de se aprimorarem de forma constante, se tornando competitivos no mercado.

Vamos verificar que a Avaliação de Desempenho não é algo novo, mas que vem de muito tempo à trás, desde os primórdios da administração e até antes dessa surgir, porém tomou grande força após a década de 90 pela questão da globalização onde a questão de sobreviver era fundamental para as empresas, pois quando a concorrência se tornou global, muitos produtos invadiram os mercados internos, os preços eram e são atraentes fazendo com que a economia local sofresse um colapso.

Para as empresas do Brasil sobreviverem no seu mercado, tiveram que se adaptar aos meios de produção mais rápidos, eficientes e eficazes tendo em si a qualidade diferenciada para fazer frente aos concorrentes estrangeiros e para isso muitas empresas utilizaram a avaliação de desempenho.

O desempenho está ligado diretamente à forma de produzirmos algo e da forma que conseguimos melhorar esta produção, seja no nosso desempenho no esporte, nos estudos ou na produção, logo para nó indivíduos que vivemos em uma sociedade se torna importante melhorar nossas marcas e formas de se fazer o trabalho, pois nos garante sucesso em nossas vidas.

Muitas empresas trabalham com essa metodologia, é claro que quando necessário, ou seja, quando existe um problema ou ainda algo que esteja bom e possa ser melhorado, pois é avaliação de desempenho é capaz de fazer com que as pessoas sejam fator de mudança tanto nas empresas como delas mesmas.

Veremos ainda a evolução da avaliação de desempenho no tempo, para que ela servia no passado e como ela é encarada hoje nas empresas contemporâneas.

Seus benefícios as pessoas e para as empresas e que tipos são mais adequados para determinadas situações na empresa.

O lucro das empresas está baseado na satisfação dos clientes e que para isso ocorra, as pessoas e as equipes as quais pertencem devem produzir cada vez mais com excelência dedicação e criatividade, pois, desta forma a empresa irá garantir sua sobrevivência, propagação dos produtos e serviços e ter credibilidade no mercado com seus clientes ou novos que venham consumir o que ela produz para o mercado (Fernando J. Lopes).

        

I – Mudança nas organizações

        A partir do final da década de 80 e início dos anos 90 o mundo passou por uma reestruturação na sua forma de comercializar os produtos estamos falando da globalização, ou seja, o comércio global de produtos e serviços estabelecidos pelas empresas em todo mundo.

        A vantagem de se comercializar em termos mundiais, é o fator de termos produtos diferenciado provindos de outras partes do mundo que antes não poderíamos ter, ao contrário também podemos comercializar nossos produtos para outros países que não tínhamos acesso anteriormente.

        A questão é o quanto a globalização impactou em nossas formas de vida, seja relacionando este impacto com o nosso modo de vida ou n a maneira de trabalhar dentro das empresas.

        Um fator extremamente negativo para colaboradores nas empresas e até para as próprias é a alta competitividade que a globalização impôs no mundo, muitas das empresas se preocupavam em apenas abastecer seus mercados regionais e dentro do país de origem.

        Com a abertura dos mercados o forte consumo fez com que as empresas se adequassem a realidade consumista e consequentemente a questão exigência do funcionário também começou a ser observada, pois a produtividade além de ser diferenciada e com baixo custo deveria agora ter qualidade com padrões internacionais.

        E é nesse cenário que a avaliação de desempenho se torna forte novamente, pois, a competitividade que antes era isolada no mundo passou a ser acirrada dentro dos países fazendo com que as empresas locais se adequassem a nova realidade ou sucumbissem ao mercado, às pessoas se tornaram mais exigentes, a prática de preços mais otimizada por parte dos produtos oriundos do oriente e a qualidade subiu tanto em produtos quanto em serviços oferecidos pelas empresas.

        Em conseqüência os funcionários tiveram que se adequar as novas regras estipuladas pelo cenário mundial que afetaram diretamente as empresas locais, bem como sua capacidade produtiva e sequentemente quem contribuía para essa produtividade, os funcionários, os quadros funcionais foram enxugados e somente aqueles indivíduos que geravam melhor produtividade ficaram, pelo seu desempenho em fazer suas funções, logo existiu um processo de avaliação produtiva.

        Conforme Pontes (2008 p17);

“A globalização da economia impôs a busca da competitividade nas empresas, sob pena de não sobreviverem. Essa busca incessante por competitividade impôs, além de reestruturação profunda, novos conceitos voltados à flexibilidade, quantidade, produtividade e superação e satisfação do cliente (...)”.        

        O que o autor quer dizer é que existiu uma reorganização dos conceitos de trabalho e produtividade, e que as empresas que não se adequaram a esta nova realidade quebraram e saíram do mercado.

        Esta realidade assolou um pólo focado em sapatos aqui no Brasil, a cidade de Franca no interior, pois a concorrência fez com que os sapatos vendidos aqui no Brasil em sua maioria viessem do oriente a um preço bem mais baixo e com uma qualidade excelente, as empresas por cobrarem mais caro seu produto aos poucos foi perdendo seu mercado e consequentemente começaram a demitir seus funcionários, poucas empresas sobreviveram no mercado, mas aos poucos reergueram a economia local em parceria com produtos de ótima qualidade e com baixo custo, fazendo com que seu produto voltasse a ser competitivo no mercado interno e inclusive exportando para fora do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (311.6 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com