TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma visão sistêmica no processo de Recrutamento

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.223 Palavras (9 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo criar ações práticas na Gestão de Pessoas, contemplando uma visão sistêmica no processo de Recrutamento, Seleção, Contratação, Treinamento e Desenvolvimento.

A Zenite Serralheria é uma empresa de pequeno porte, localizada em uma região comercial, possui duas estruturas sendo uma para instalação da indústria e outra para montagem de “showroom”, a primeira instalada numa região comercial, já a segunda (showroom/escritório de vendas) esta localizada em uma região de fácil acesso e identificação por parte dos clientes, numa via de grande movimento de veículos e pedestres oferecendo aos clientes e funcionários estacionamento próprios ou que na região tenha esse tem como principal atividade a produção de esquadrias, portões grades entre outros utilizando ferro e mais recentemente do alumínio como matéria prima básica, tem como objetivo satisfação do cliente, obedecendo as regras de segurança, utilizando produtos de matéria prima de primeira qualidade e sempre como forma de respeito honrando prazo de entrega.

A empresa possui hoje 5 (cinco) profissionais em seu quadro 1 funcionário para área de vendas, sendo que esse profissional tem bom domínio de técnicas de desenho e projeção de espaço, pois é esse profissional que formaliza as expectativas que cada cliente apresenta para sua necessidade; 1 recepcionista, que é encarregada do atendimento prévio do cliente e também de tele atendimento, no qual os clientes agendam visitas para que o vendedor os atenda em sua própria residência ou escritório, essa mesma funcionária também atende as ligações de clientes sobre a posição da produção de seu pedido, data de entrega, dentre outras informações, já para Indústria/Produção possui-se 3 funcionários, sendo dois serralheiros oficiais e um auxiliar de serralheria, esses profissionais são os responsáveis para traduzir o projeto elaborado no momento da venda em produtos acabados, também são esses funcionários que serão os encarregados da montagem/instalação do item produzido na serralheria, na residência ou escritório dos clientes.

Ressalta-se que o empreendedor esta presente em tempo integral na empresa, principalmente na área de indústria, pois é nesse ambiente que se concretiza o sucesso de seu empreendimento, ou seja, produzindo o item adquirido pelo cliente segundo o que fora projetado.

Atualmente, a Zenite Serralheria não possui um gerente comercial para compor a sua equipe de vendas. Desta forma, o grande foco deste trabalho foi voltado para a formação de uma equipe que atendesse às necessidades reais da empresa, considerando o número de clientes existentes, a localização geográfica de cada um, o volume consumido e as oportunidades de novos negócios nos diversos segmentos do mercado.

Foram recolhidas diversas informações com a finalidade de traçar o perfil adequado para a contratação do profissional que irá compor a equipe de vendas da Zenite Serralheria.

2 DESENVOLVIMENTO

Ressalta-se que esse mercado tem se caracterizado pela alta competitividade e esse ramo de serralheria é uma atividade com crescimento contínuo, principalmente com a estabilidade econômica nacional em que as construções têm aumentado substancialmente, da mesma forma que tem crescido também as reformas.

Assim o segmento de serralheria apresenta boas opções para recepcionar novos empreendedores, mas o ponto principal é a prestação de serviços com qualidade e com cumprimento de prazos acordados com os clientes. Isto porque invariavelmente a visão que grande parte dos clientes tem dos profissionais desse negócio não é a mais satisfatória, principalmente no que tange ao não cumprimento de prazos e também de que os serviços contratados, por vezes, são entregue de forma diferente do que foi solicitado ou com acabamento rústico. Isso acaba por denegrir a imagem de todo um grupo de prestadores de serviços do ramo de serralheria, devido a isso se faz necessária contratação de Gerente comercial, para desenvolver uma visão racional do processo e também auxiliar no conhecimento do perfil do público-alvo da empresa, que esteja mais voltado para os assuntos comerciais.

Entretanto a sociedade demonstra que para a empresa ter condições de verificar o perfil ideal do ocupante do cargo, estabelecer um planejamento de desenvolvimento e avaliação de desempenho dos funcionários, ela precisa fazer uma descrição do cargo do qual haverá a contratação, pois além de permitir que seja estabelecida uma política salarial adequada ela também serve de guia para os funcionários poderem desempenhar suas atividades com clareza, entretanto a Zenite Serralheria, defini que para ocupar o cargo de Gerente Comercial o candidato poderá ser do sexo feminino ou masculino, acima de 25 anos, escolaridade superior completo, ter como habilidade e/ou competência o dinamismo, raciocínio lógico, relacionamento interpessoal, facilidade de lidar com números, pois irá desenvolver atividades como Identificar causas e problemas orientando tecnicamente a sua equipe na resolução dos mesmos para garantir melhor atendimento aos clientes; atuando junto ao empreendedor identificando novos clientes e incrementando plano de vendas, fazendo orçamentos, divulgando a empresa, respondendo perguntas e duvidas do site e telefone, além de poder criar treinamento para que seus funcionários não só confeccionem e instalem, mas para também divulgarem o produto. Podendo assim ate abrir filiais, sem perder padrão e tradição de confecção de Portões da Zenite Serralheria.

Determinando os elementos ou fatores que compõem, direcionamos a empresa a adotar o recrutamento misto, que compreende o ambiente interno e externo da organização.

Esse tipo de recrutamento pode ser feito mediante várias técnicas de recrutamento para atrair os candidatos como cartaz nos murais dos setores, divulgação na Internet e e-mail para todos os funcionários, anúncios em jornais e revistas especializadas, agências de recrutamento e apresentação de candidatos por indicação de funcionários.

Segundo Chiavenato (2004) o recrutamento é o processo de procurar empregados em perspectiva e estimulá-los a solicitar cargos na empresa. Mas para que essa relação seja possível é necessário que a empresa comunique e divulgue as suas oportunidades de trabalho a fim de que as pessoas saibam como procurá-las e iniciar seu relacionamento.

Já a seleção segundo Chiavenato (2006, p. 185) “é uma atividade obstativa, de escolha, opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação e, portanto, restritiva”. Lobos (1979, p.156) acrescenta a esse raciocínio os parâmetros conhecimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com