TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

6 sigmas

Por:   •  19/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 3

Aula-tema: Processos de melhoria Contínua 5S. Processos de melhoria Contínua Kaizen. Processos de melhoria Contínua Seis Sigma. Esta atividade é importante para que você compreenda a importância das ferramentas aplicadas ao processo de melhoria contínua, tais como o 5S, Kaizen e Seis Sigma e a sua contribuição para a motivação da qualidade e lucratividade da emprea. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Individual) Ler o capítulo 06 do PLT da disciplina que aborda sobre Processos de Melhoria Contínua e pesquisar sobre 5S, Kaizen e Seis Sigma

Os 5s ou cinco sensos, é uma pratica que foi desenvolvida no Japão após o fim da segunda guerra mundial, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham durante toda a vida. Para Ribeiro (1994), depois de ser ocidentalizada esta pratica ficou conhecida também como housekeeping e pode ser praticada em qualquer ambiente, desde nossa casa até o nosso trabalho. Os 5 sensos são:

I. Seiri- organização

II. Seiton- arrumação

III. Seiso-limpeza

IV. Seiketsu-padronização

V. Shitsuke-disciplina

Os 6 sigmas pode ser definido como um conjunto de práticas desenvolvidas para maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando os seus defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica. Foi criada no década de 80 por Bill Smith. Em suma, os 6 sigmas serve para que as tomadas de decisões sejam baseadas em estudos estatísticos, com quantificações, e não mais por palpites e afirmações categóricas.

Passo 2 (Equipe)

Responder as seguintes questões:

1 Conceituar 5S

O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas.

2 Conceituar Kaizen

É método onde todos os funcionários da organização, assumem o compromisso de melhoria continua da empresaAs atividades da metodologia envolvem não apenas os processos produtivos, mas também as áreas de marketing, vendas, desenvolvimento, administrativas e financeiras. Os benefícios para as empresas ocidentais são: aumento de produtividade sem investimentos significativos; reduções nos custos de produção; capacidade de realização às mudanças de mercado e motivação dos colaboradores.

3 Defina Seis Sigma.

É uma metodologia de gestão estratégica. São combinações de métodos da qualidade e do uso de estatística para tomada de decisão e resolução de problemas, com uma significativa redução de erros. Busca Corrigir os desvios de processos que fatalmente geram erros, estrutura o processo (considerado qualquer atividade, incluindo as de serviço.

4 Quais as perspectivas estratégicas do Seis Sigma?

A diminuição dos erros no processo produtivo organizacional. Reduzir os desperdícios e aumentar a satisfação do cliente.

5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com