TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo, fichamento asdsadad

Por:   •  20/9/2018  •  Artigo  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

A reestruturação urbana se iniciou nos anos 90, devido a crise econômica mundial onde ocorreu o rompimento capitalista fordista, por causa da revolução técnico-científico-internacional que veio a tona com o liberalismo econômico.

Com ela surgiu ajustes de tudo que pertencia à cidade, essas modificações visava o lucro da cidade e desta forma, acabaram surgindo grandes concentrações tanto social, como comercial.

Essa concentração social fez com que inúmeras pessoas buscassem uma vida melhor forçando-as a realizar o êxodo rural. Com esse crescimento repentino a circulação intara-urbano-metropolitana, ou seja, a circulação dentro da metrópole, se tornou um caos, devido a concentração de automóveis.

Onde se concentrava os meios de produção e de consumo, não estavam preparados para este expansão de pessoal em busca de melhores condições de vida, ocasionando o espraiamento dessas pessoas em área inapropriadas, surgindo favelas.

Para o melhoramento da cidade, o setor público, com o auxílio do privado (que visa sempre o lucro)buscaram formas para criar locais de circulação como praças, parques, entre outros. No entanto, muitas vezes estas áreas estavam ocupadas e desta forma ocorreu Gentrificação (extremamente negativo para população).

Com o crescimento da população, consequentemente surgiu a falta de empregos e de pessoas qualificadas para os que tinham. Devido a pobreza deslanchou e por isso, muitos buscaram a sua sustentação por meios fora da lei, aumentando a violência da cidade, fazendo os setores privados utilizarem a "ARQUITETURA DO MEDO” (muros altos e resistentes, vigilância intensa, entre outros meios), mudando o "sentimento" da sociedade, criando medo e insegurança fora de sua moradia.Gerando em uma irritação dos problemas que herdamos do passado e mostrando como a globalização pode ser perversa sem preparativos prévios.

Segundo Arendt, para termos uma vida saudável em sociedade, precisamos de três condições fundamentais:produzir, trabalhar e agir.O surgimento desta origina a produção cultural a construção da cidadania, do interesse público, do bem público constituído socialmente diante do conflito de interesses individuais ou de grupos e, realizando-se nos espaços públicos para ser ouvido e visto por todo, pois cada um interpreta de sua maneira.

Após a Segunda guerra mundia a esfera pública para Aredt entava em ddeclínio, porém foi confrontado por Habermas subistituindo a esfera pública pela social, onde se caracteriza por relações econômicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com